RSS

God of War – O Livro!

27 nov

O livro do God of War é ótimo, além da história já conhecida, ele aborda, entre outros assuntos, toda uma trama que não aparece nos games!
por Hugo Fernando

Senhoras e Senhores!

Semana passada estava eu passeando pelo shopping na hora do almoço, e ao entrar na livraria Saraiva quase caí das pernas. Vi, ali na minha frente, o livro do God of War. No primeiro momento não acreditei, achei que era a versão norte americana. Ao bancar o São Tomé e pega-lo na mão, percebi que a Editora Leya havia me entregue o meu primeiro presente de natal de 2012!

Em lojas físicas, sim eu vou em livrarias físicas e ainda prefiro livros de papel, você pode encontrar o livro por até 29 reais, em livrarias online você paga 19 reais. Independente de qual seja o valor já adianto que é muito bem empregado. Desde o longínquo ano de 2005, eu sempre quis que todas as pessoas do mundo conhecesse a história deste jogo. Sou fanático por mitologia grega desde sempre. Este jogo chegou abordando este tema, porém quebrando vários paradigmas, afinal ele estava modificando a história contada há vários milênios. Mas isto estava sendo feito de uma maneira tão bem estruturada, tão bem feita, que minuto após minuto eu queria que todos conhecessem aquilo! Toda vez que tive chance falei bem deste jogo, porém isto sempre ficou limitado aos meus amigos “gamers”. Agora a coisa mudou de figura. A boa história mudou de mídia, sai o console e entra o bom e velho papel. Comparando com os jogos a leitura tem um alcance muito maior. Eu consigo visualizar minha grande amiga Adriana, que está no Canadá, lendo este livro, mas não a imagino jogando o game! (Beijo madrinha)

Estou na metade do livro, porém já entendi como a coisa funciona e estou confortável para indicá-lo sem medo.

Gostei muito do que os autores Matthew Stover e Robert E. Vardeman fizeram, como houve a mudança de mídia, adaptações foram necessárias. Acredito que se somente fosse descrita a história do jogo, um livro de 100 páginas daria conta de tudo, porém eles foram além, e isto deixou uma ótima história ainda melhor. Além de utilizar o mesmo estilo em flash back para contar o que ocorreu, um outro fator foi adicionado, toda a trama que acontece em paralelo no Olimpo é agregada a história. Com isso além de você reviver os fatos do nosso herói Kratos, você acompanha todo um cenário envolvendo diretamente os deuses do Olimpo. Ali é descrito como eles pensam, como eles funcionam, como é fácil de colocar um contra o outro trabalhando somente com o ego deles. Está muito bacana acompanhar esta parte da história!

Agora vamos para a cereja do Sundae!

Estou aqui para ser o primeiro a dar os parabéns para a Editora Leya pela publicação do livro e por ter solicitado que a Flavia Gasi fizesse a tradução deste material. Sim, senhoras e senhores, eu acredito que uma boa tradução acontece quando o tradutor, além do domínio da língua original que o livro foi escrito, tem domínio sobre o tema. A escolha da Flavia foi ótima por conta disto. Ela é uma das responsáveis pela parte de games do Omelete (além de modelo de maquiagem do hilário Make1Up)! Com isso, quando ela escolhe as palavras para a tradução, faz isso com a propriedade de quem conhece o jogo original, e também de todos os jogos lançado para todas as plataformas!

Pra fechar, já adianto a carroça na frente dos bois e torço para que o Livro “God of War II”, já esteja nos planos da editora e que este não demore quase dois anos para chegar ao Brasil. Vamos dar uma força para isto acontecer, compre o livro físico, não faça download pirata do pdf ou epub. Se o livro tiver uma boa venda, acredito que tanto a Leya quanto as demais editoras, podem enxergar um potencial mercado nos livros sobre os jogos. No final nós acabamos ganhado!

That´s all Folks.
Twitter
FaceBook 

 
19 Comentários

Publicado por em 27/11/2012 em Jogos, Literatura, Vídeo Game

 

Tags: , , , , , , ,

19 Respostas para “God of War – O Livro!

  1. Aramis

    27/11/2012 at 9:15 AM

    Está escrito “Katos” na 6ª linha do parágrafo antes do “Continue lendo”.

    Não curto GoW, mas respeito pela importância que tem para a Sony. Já não tinha muito interesse antes, agora que vi que Flavia Gasi traduziu perdi todo o interesse de vez. Acompanhava o omelete antes e o trabalho dela foi o principal motivo para eu parar de acessar o site, achei muito ruim.

     
  2. Dragões do Sol Negro

    28/11/2012 at 2:47 PM

    CAracas eu não tava botando fé nesse livro mas, mudou minha opinião o post obrigado.

     
  3. Pauliinha

    05/12/2012 at 11:20 AM

    Estou finalizando o livro, nas primeirasd paginas não levei muita fé, mas agora chega a dar tristeza de saber que ele é filho único, dá vontade de continuar lendo, ainda bem que há Assassin’s creed ! :)

     
    • Hugo

      05/12/2012 at 11:29 AM

      Pois é Paula, toda vez que um livro bom acaba da até um ruim! Mas veja o lado bom da coisa, o segundo livro do God of War sai agora em fevereiro nos EUA, dependendo como for as vendas deste primeiro capítulo por aqui, acredito que a continuação não demore tanto para sair!
      Até mais!

       
  4. Cristiano.

    07/12/2012 at 1:31 PM

    Tambem gosto muito de mitologia grega vou correndo comprar não sabia que tinha virado livro.
    Sobre mitologia grega tem tambem percy jackson e os olimpianos muito bom.
    abraços!!!!!!!!!

     
  5. Thiago

    09/12/2012 at 11:59 PM

    Estive ontem na FNAC e fiquei fascinado ao ver o livro de God of War nas prateleiras. Assim como você Hugo, curto muito mitologia grega e eu sempre considerei a história de jogos como God of War, Bioshock e Final Fantasy X como as top dos jogos. Assassin’s Creed eu estou estudando ler o livro… vale a pena? É bom assim? God of War será compra certa essa semana. Comprei outro de informática que me custou 80 mangos… mas coçei para pegar o GOW!

     
  6. Alann

    21/12/2012 at 9:56 PM

    Thiago Assassin’s creed vale e muito a pena ler é um dos meus preferidos li o primeiro a um tempo e logo comprei os outros da serie … os meus preferidos por hora são Assassins creed e percy Jackson e espero q GOW entre nessa lista vo compra logo logo…

     
  7. Daniel Rocha

    24/12/2012 at 12:20 PM

    Achei G.O.W muito melhor que Assassins Creed,comprei na leitura aqui em BH 25 reais,e me dei um otimo presente de natal.
    A historia do jogo é muito bem explicada no livro.
    Também sou fan de Final Fantasy,seria legal ter livros da franquia publicados

     
  8. tauan

    18/01/2013 at 8:03 PM

    eu gostei tambem do livro

     
  9. Jarles Tarsso

    26/01/2013 at 10:53 PM

    Pena que tenha tantos erros de digitação. Não é coisa de um ou dois. São vários mesmo. Não estou nem na metade e já posso dizer que vi cerca dePorém, conteúdo é bom, vale a pena ler.

     
  10. Otávio Oliveira

    28/01/2013 at 6:43 PM

    Também sou um fanatico pela mitologia grega e após eu ter jogado a trilogia; estou com mais vontade de conhecer mais novos lancamentos, tuas palavras me deixou ainda mais com vontade de comprar e ler logo esse livro Fantastico !!

     
  11. wendel

    30/01/2013 at 2:52 PM

    Oi pessoal, tudo bem, adorei este post, porém tenho algumas críticas sobre esse livro. Eu já o lí e imaginei muitas pessoas que conheço que gostam de literatura que não gostariam desse livro. Acho que o livro agrada mais quem jogou. Eu também não gostei do fato do livro ignorar alguns eventos da história de Kratos que nó podemos ver em Chains Of Olympus. Como a mãe de Kratos e o irmão, e sobre como Kratos conseguiu as marcas vermelhas, que foi explicado em GOW Ghost Of Sparta e no livro está de uma forma totalmente diferente. E também algumas coisas que os deuses fizeram no passado de Kratos que podem ser vistas em Ghost Of Sparta são ignoradas no livro, como se nada divesse acontecido. Eu também gostei de uma referencia a história em quadrinos de Kratos citada por Atena logo no inicio do livro. Também gostei do livro ser diferente dos da série Resident Evil, que são tão fiéis ao game que até parece um detonado dramático. Isso é bom mais quem jogou não se surpreende, não se aprofunda em uma história, porque já sabe tudo o que vai acontecer. No livro God Of War não. Mesmo quem zerou o jogo irá se surpreender a cada minuto ao ler, porque além de acrescentar os capítulos que mostram os Deuses do Olimpo, o livro conta tudo o que acontece com Kratos no game, mais de forma diferente. Eu também não gostei do fato deles terem mudado completamente a personalidade de Kratos no livro. Quem o usou para matar todos os deuses no playstation vai se surpreender ao vê-lo chorar no livro. Sim isso acontece. Ele também fica loucamente apaixonado por sereias. Infentiçado a ponto de só pensar nela. Eu gostei do livro, mais eu sou fã. Quem estiver em dúvidas sobre comprar ou não o livro assistam a esse video no youtube: http://www.youtube.com/watch?v=qS1O1nP8y9g

     
    • Hugo

      30/01/2013 at 5:35 PM

      Salve Wendel.
      Cara, maravilha de comentário, foi quase outro post!
      Acredito que as diferenças entre o livro e o jogo aconteçam pelo fato do livro ter sido escrito antes do lançamento do Ghost of Sparta.
      A história válida para mim sempre é a apresentada na mídia original. Com isso o livro serve como complemento ou variante. Mas isto não deixa de ser uma visão interessante sobre o que acontece!
      Abraço.

       
  12. samantha beatris

    09/02/2013 at 3:51 PM

    velho god of war é o melhor jogo que ja inventaram na moral………

     
    • Hugo

      09/02/2013 at 4:10 PM

      Concordo! Principalmente os dois primeiros!

       
  13. felipe

    16/03/2013 at 7:24 PM

    comprei este livro hoje e já estou no sexto capítulo quanto mais a gente lê mais quer ler.Em cada capítulo tem um gancho pro próximo muito bom

     
  14. fabiano

    21/03/2013 at 10:06 PM

    Li o livro e gostei muito estou muito ancioso Par ler o próximo volume

     
  15. allanpericles

    13/04/2013 at 8:26 PM

    tou ansioso pra cobra esse livroooo

     
  16. vitor

    06/06/2013 at 4:26 PM

    mas foi impressao minha ou não abordaram o poder dado ao Kratos por Hades,pois no jogo temos depois do minotauro um poder chamado army of Hades q n foi abordado nesse livro.

     

Deixe uma resposta

 
Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 1.914 outros seguidores

