RSS

Resenha A Ira dos Dragões

24 jul

Capa: A Ira dos Dragões e Outros Contos / Estus Daheri (Thiago Tizzot).

O livro “Ira dos Dragões e Outros contos” retrata parcelas do Mundo de Breasa. Mundo descrito por Estus Daheri em sua outra obra “O Segredo da Guerra”, apresenta seus lugares idílicos, peculiares habitantes suas interações em meio à uma leitura leve e agradável.

O livro trás oito contos, entre eles o que nomeia a obra, cada um iniciando com uma magnífica ilustração de John Howe, na qual o conto se desenrola. O penúltimo capitulo trás todas as ilustrações com seus nomes originais e, para deleite dos verdadeiros fãs da ficção de fantasia, em seu ultimo capitulo um mapa de Breasal (que poderia ter uma ilustração maior).

O primeiro conto, “Ereduin”, trata da tomada de um bastião do conhecimento no mundo de Breasal por forças inimigas e de como os mais importantes dos seus conteúdos é resguardado destas forças.

“Viagem a Peneme” descreve uma região insular, que raramente é visitada, ela abriga segredos daqueles que procuram reclusão e perigos para aqueles que desejam tais segredos.

“Bestas de Wyen” retrata o modo de vida de uma comunidade assolada pelos corsários locais, e o modo peculiar que seus habitantes acabam arrumando para lidar com a tragédia da perda humana.

“O Ladrão e O Menestrel” nos apresenta uma aventureira caça ao tesouro, desfechos inusitados, que precisam de sorte e das habilidades investigativas de um famoso ladino.

Em “Qenari”, retornamos a misteriosa Ilha de Peneme, desta vez acompanhando um bem estruturado grupo de aventureiros, Os Penas Prateadas num resgate emocionante.

“A Ira dos Dragões” mostra que a opressão também faz parte do mundo de Breasal, mas que as forças do bem não têm descanso, quando se trata do que é correto.

Retratando um amor verdadeiro num conto recheado de aventuras, “A Maldição de Krauns”, relata os sacrifícios e desventuras de um jovem em busca de sua amada presa numa lendária maldição.

E fechando com a chave de ouro, o conto “O Herói Esquecido” nos mostra que a tirania pode ter fim, mas que nem mesmo este fim é um final feliz.

O autor nos presenteia com o mundo de Breasal de uma forma bem detalhada e colorida, ele não abusa de descrições chatas, apenas da pinceladas leves para que a imagem do que ele descreve se forme na mente do leitor.

As historias em si, possuem desfechos um tanto quanto explorados nos gênero da fantasia, e como um mundo de fantasia medieval Breasal traz pouco conteúdo inovador, é verdade que algumas raças, como os freqüentes Norethangs, parecem ser interessantes. Eu escrevo parecem, pois carecem de descritivos que nos dêem melhor conhecimento sobre a aparência e comportamento para uma raça nova. O texto esta cheio de colocações que não nos trazem familiaridade com a historia, isso no entanto não atrapalha a degustação da obra. Existem também alguns chavões como uma raça chamada de Lumpas, infelizmente não tive como não associar com pequenos anões de pele alaranjada e cabelo verde. Mais uma vez o texto careceu de nos dar uma descrição um pouco mais detalhada do que é um Lumpa de Breasal.

Todos os contos possuem o formato habitual de um conto da literatura fantásticas, aliando a emoção da descoberta das coisas novas apresentadas, a temática aventureira que cerca este gênero. Estou ansioso para ler “O Segredo da Guerra” e saber se os detalhes que eu gostaria de saber estão lá.

Enfim, eu recomendo “A Ira dos Dragões e Outros Contos” a todos os amantes da Literatura de ficção de Fantasia, especialmente aos jovens e adolescentes, que procurando literaturas alternativas às obras gigantescas de C. S. Lewis e J. R. R. Tolkien, encontrarão neste belo livro de contos mais um degrau na sua formação de leitor.

Sobre o Autor: Thiago Marés Tizzot, Curitibano, é quem usa o pseudônimo de Estus Daheri é editor da Arte & Letra e autor do livro O Segredo da Guerra lançado em junho de 2005 e A Ira dos Dragões e Outros Contos lançado em agosto de 2009, ele também é um dos responsáveis pelo lançamento do Curso de Quenya – A Mais Bela Língua dos Elfos e do As Cartas de J.R.R. Tolkien.

Anúncios
 
Deixe um comentário

Publicado por em 24/07/2011 em Literatura

 

Tags: , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: