RSS

Campanha de Roma contra o Império Persa.

27 jul

Você sabe com certeza o que é um wargame? Não? Bem, é um jogo de simulação de guerra, que pode ou não usar miniaturas.

Os primeiros wargames eram simulações de situações militares reais que necessitavam de um estudo estratégico preliminar a fim de poder- se antecipar aos movimentos dos inimigos.

O uso de miniaturas para simular guerras fictícias, ou reais, ganhou certo corpo quando H.G. Wells (sim, aquele mesmo que escreveu sobre máquinas do tempo e molocks) escreveu em 1913 o primeiro manual para civis jogarem jogos de estratégia e simulação, o Little Wars. De lá para cá a coisa cresceu um pouco.

No Brasil ainda temos pouca ou quase nenhuma cultura sobre jogos em geral. Aexceção dos jogos eletrônicos, são poucas as pessoas que conhecem jogos de tabuleiro, wargames ou roleplaying games. Mais raro ainda são os que praticam mais de uma ou duas das várias modalidades lúdicas ao mesmo tempo. Bem não estou escrevendo sobre mim é claro, quem me conhece sabe que Eu Gosto de Jogar …

Eu abro esta coluna dos jogos históricos com a mesma experiência que ontem abri minhas duas primeiras caixas de miniaturas históricas do Império Romano dos séculos I e II, na escala de 1/72mm. Apesar de já jogar jogos de miniaturas há muito tempo, foi com o incentivo de um menino, o Lucca Zanetti, que irei me aventurar a criar cohorts, astattis e príncipes para compor minha legio. Estes nomes lhe parecem estranhos? Não se preocupe, também o eram para mim, que além de comprar miniaturas, tive que fazer extensa pesquisa histórica sobre como eram as tropas, quais a cores dos uniformes, como eram as formações, entre outras informações de cunho histórico para poder jogar.

Vistos estes detalhes preliminares, escreverei em outros artigos sobre o avanço que doravante chamaremos de Campanha de Roma contra o Império Persa (os persas serão do exército do Luca). Tentarei ser detalhado tanto nas minhas fontes de pesquisa quando no trabalho com as miniatura e cenários, para quando vocês iniciarem pela senda dos jogos históricos seja mais fácil.

Campanha de Roma contra o Império Persa:
Post 01
Post 02
Post 03

 

Tags: , , ,

4 Respostas para “Campanha de Roma contra o Império Persa.

  1. Victor Barone

    28/07/2011 at 11:39 AM

    Bacana!! Qual o sistema?

     
  2. cacorpg

    28/07/2011 at 1:42 PM

    Salve Barone,

    bom ver você aqui, quem escolherá o sistema é o Luca, meu parceiro e pretendo então postar aqui minhas impressões quando o ler! Sou muito noob ainda pra escolher mas tenho lido alguma coisa!

     

Deixe um comentário

 
