RSS

…e lá foi a Gencon 2011!

09 ago

Como está o mercado internacional de RPG? Eu diria que está bem; existem muitos lançamentos, tanto das grandes e médias empresas quanto das pequenas empresas, mas este ano algo mudou na GENCON!

Para que desconhece, essa convenção é a maior convenção de Jogos do mundo, ou pelo menos a mais cobiçada pelos RPGistas, afinal quem não gostaria de visitar o estande o Larry Elmore, um dos maiores ilustradores do cenário de Dragonlance; ou bater um papo com o carismático Chris Pramas no estande da Green Ronin; quem sabe dar uma passeada no estande da Paizo entulhado de livros; ou ainda autografar o seu exemplar de Ptolus com o Monte Cook…  Pois é, por essae e vários outros motivos é que a GENCON figura entre a convenção “sonho de consumo” da maioria dos jogadores.

Todavia conversando pela Net com quem esteve presente é impossível não notar o aumento na procura de outros setores do nosso hobby. Como assim setores?? Do ano passado pra cá o RPG cresceu tanto que já esta até setorizado?!

Não, ou melhor, de certa forma sim! Explicando: O RPG sempre foi um gerador de lucro para diversas empresas que não necessariamente produziam RPG, as indústrias de miniaturas e dados são bons exemplos. Porém este ano, além das miniaturas e dados produzidas para RPG, houve um aumento significativo também dos jogos de miniatura (wargames) e dos jogos de dados (dicegames). Conseqüentemente houve muito espaço para miniaturismo, suplementos de jogos de miniaturas como cenários já prontos ou de materiais para construção dos mesmos.

E jogos de tabuleiro? Os conhecidos boardgames, eles estão agora em toda parte! Empresas como a Fantasy Fligth, que apostam na miscelânea editorial, produzindo tanto RPG’s como board e cardgames, teve o seu destaque este ano.

A GENCON 2011 em suma mudou! E em minha opinião mudou pra melhor, pois a diversidade nos jogos mantém também nossa mente mais afiada. O RPG traz esta característica por ser muito amplo e exigir muito da criatividade do jogador, mas poucas coisas se comparam a pintar o seu exeécito de wargame ou fabricar cenários magníficos utilizando apenas sucata.

Notem que talvez essa mudança já venha ocorrendo há alguns anos mas somente este ano é que os olhos se abriram. Aqui mesmo no Brasil nossas convenções já tem este formato mais diverso. A RPGCON por exemplo tem espaço para os boardgames já no seu segundo ano. A WORLDRPG Fest também em seus dois anos contou com espaço para boardgames organizado pela  Confraria Lúdica Internacional e para wargames organizados pelo Clube Tropas Polares.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Anúncios
 
2 Comentários

Publicado por em 09/08/2011 em BoardGames, Eventos, Geral, RPG, Wargames

 

Tags: , , , , ,

2 Respostas para “…e lá foi a Gencon 2011!

  1. feliperecka

    09/08/2011 at 3:47 PM

    Eu concordo que estamos vivendo tempos diferentes. Esse “movimento” de re-descoberta dos jogos de tabuleiro é algo recente no Brasil, mas fora daqui ele já existe a algum tempo.
    O que passamos é um ótimo período, onde existe espaço para todos os gostos. A internet mesmo é um facilitador. Se antes era dificil encontrar alguém com gostos similares porque estávamos restritos a uma região, hoje, barreiras geográficas não exitem mais, e mesmo um nicho bem pequeno pode ser atendido.
    Aí entra a questão de conceitos e pré-conceitos, para que tudo isso funcione é preciso respeitar a opinião e gostos dos outros e buscar o fortalecimento desse grande grupo de hobbistas 😉

     
  2. Ricardo Mallen

    09/08/2011 at 9:43 PM

    Acho fantástico essa junção dos 2 universos, aqui em Brasília nós que criamos o grupo D30rpg somos aficcionados por jogos de tabuleiro, e sempre nos nossos encontros Bimestrais tem pelo menos 2 mesas por período de Jogos de Tabuleiro. Por exemplo esse fim de semana alem dos jogos de RPG tivemos uma mesa de Game of Thrones BoardGame e uma de Lord of the Rings.

    Além do mais existe o clube de tabuleiros “Heavy Games” que mensalmente faz encontros com vários jogos para todos os gostos.

     

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: