RSS

…e lá foi a Gencon 2011!

09 ago

Como está o mercado internacional de RPG? Eu diria que está bem; existem muitos lançamentos, tanto das grandes e médias empresas quanto das pequenas empresas, mas este ano algo mudou na GENCON!

Para que desconhece, essa convenção é a maior convenção de Jogos do mundo, ou pelo menos a mais cobiçada pelos RPGistas, afinal quem não gostaria de visitar o estande o Larry Elmore, um dos maiores ilustradores do cenário de Dragonlance; ou bater um papo com o carismático Chris Pramas no estande da Green Ronin; quem sabe dar uma passeada no estande da Paizo entulhado de livros; ou ainda autografar o seu exemplar de Ptolus com o Monte Cook…  Pois é, por essae e vários outros motivos é que a GENCON figura entre a convenção “sonho de consumo” da maioria dos jogadores.

Todavia conversando pela Net com quem esteve presente é impossível não notar o aumento na procura de outros setores do nosso hobby. Como assim setores?? Do ano passado pra cá o RPG cresceu tanto que já esta até setorizado?!

Não, ou melhor, de certa forma sim! Explicando: O RPG sempre foi um gerador de lucro para diversas empresas que não necessariamente produziam RPG, as indústrias de miniaturas e dados são bons exemplos. Porém este ano, além das miniaturas e dados produzidas para RPG, houve um aumento significativo também dos jogos de miniatura (wargames) e dos jogos de dados (dicegames). Conseqüentemente houve muito espaço para miniaturismo, suplementos de jogos de miniaturas como cenários já prontos ou de materiais para construção dos mesmos.

E jogos de tabuleiro? Os conhecidos boardgames, eles estão agora em toda parte! Empresas como a Fantasy Fligth, que apostam na miscelânea editorial, produzindo tanto RPG’s como board e cardgames, teve o seu destaque este ano.

A GENCON 2011 em suma mudou! E em minha opinião mudou pra melhor, pois a diversidade nos jogos mantém também nossa mente mais afiada. O RPG traz esta característica por ser muito amplo e exigir muito da criatividade do jogador, mas poucas coisas se comparam a pintar o seu exeécito de wargame ou fabricar cenários magníficos utilizando apenas sucata.

Notem que talvez essa mudança já venha ocorrendo há alguns anos mas somente este ano é que os olhos se abriram. Aqui mesmo no Brasil nossas convenções já tem este formato mais diverso. A RPGCON por exemplo tem espaço para os boardgames já no seu segundo ano. A WORLDRPG Fest também em seus dois anos contou com espaço para boardgames organizado pela  Confraria Lúdica Internacional e para wargames organizados pelo Clube Tropas Polares.

Este slideshow necessita de JavaScript.

 
2 Comentários

Publicado por em 09/08/2011 em BoardGames, Eventos, Geral, RPG, Wargames

 

Tags: , , , , ,

2 Respostas para “…e lá foi a Gencon 2011!

  1. feliperecka

    09/08/2011 at 3:47 PM

    Eu concordo que estamos vivendo tempos diferentes. Esse “movimento” de re-descoberta dos jogos de tabuleiro é algo recente no Brasil, mas fora daqui ele já existe a algum tempo.
    O que passamos é um ótimo período, onde existe espaço para todos os gostos. A internet mesmo é um facilitador. Se antes era dificil encontrar alguém com gostos similares porque estávamos restritos a uma região, hoje, barreiras geográficas não exitem mais, e mesmo um nicho bem pequeno pode ser atendido.
    Aí entra a questão de conceitos e pré-conceitos, para que tudo isso funcione é preciso respeitar a opinião e gostos dos outros e buscar o fortalecimento desse grande grupo de hobbistas 😉

     
  2. Ricardo Mallen

    09/08/2011 at 9:43 PM

    Acho fantástico essa junção dos 2 universos, aqui em Brasília nós que criamos o grupo D30rpg somos aficcionados por jogos de tabuleiro, e sempre nos nossos encontros Bimestrais tem pelo menos 2 mesas por período de Jogos de Tabuleiro. Por exemplo esse fim de semana alem dos jogos de RPG tivemos uma mesa de Game of Thrones BoardGame e uma de Lord of the Rings.

    Além do mais existe o clube de tabuleiros “Heavy Games” que mensalmente faz encontros com vários jogos para todos os gostos.

     

Deixe um comentário