RSS

Super Trilhas Sonoras – Top Gear/Super Nintendo

12 ago

Caros leitores do “Eu Gosto de Jogar”! Eis-me aqui, integrando a equipe do blog, para escrever um pouco sobre o que mais gostamos: JOGAR! Para começar, deixen-me apresentar: me chamo Ayanami (ou Luíza, para os íntimos!), sou estudante de Licenciatura em Física e jogadora de vídeo game desde os oito bits, com um Master System II. Em 1999, quando meu pai comprou o primeiro computador para mim e meus irmãos, nosso Master ficou esquecido em um canto e só jogávamos no pc (alguns anos depois, por falta de uso, o Master viraria sucata). Quando descobri os emuladores, fui conhecendo melhor os consoles que nunca tive contato (como Super Nintendo, Sega Saturn, Dreamcast, MAME – meus irmãos nunca me levavam para o fliperama com eles – e Playstation), mas somente recentemente tive a oportunidade de chamar um computador de MEU (com um pouco de sangue e suor – mais a ajuda do namorado – estou terminando de pagar meu Phenom X6 1090t equipado com 2 Tb de HD, 8Gb de ram e uma Radeon 6870). Meus estilos favoritos: RPG, First Person (embora eu ODEIE CS), estratégia (em especial, Command e Conquer \o/), Guitar Hero e plataforma multiplayer (tipo Sunset Riders, do MAME).

Eu gosto de escrever sobre tudo (desde que eu entenda do assunto kkkk!): desde vídeo games até nerdices. Se me falta conhecimento, o google me ajuda =D!

Aproveitando que já estou aqui me apresentando, vou começar a minha primeira resenha! Quem teve a felicidade de ter vivido a infância na época dos vídeo games antigos, certamente deve conhecer o jogo Top Gear. Para quem não conhece, uma breve descrição!

Top Gear é um jogo feito em 1992 para o Super Nintendo. Este é o primeiro jogo da franquia Top Gear, um jogo de corrida, e é um dos primeiros jogos desse gênero para o SNES. O objetivo do jogo é se tornar o piloto mais rápido do mundo correndo em vários países. A principio, Top Gear sairia para o Famicom, mas a empresa que o produzira, a Gremlin Graphics, a pedido da Nintendo o lançou para o então recém nascido Super Nintendo. Algumas fontes afirmam que foi o jogo de corrida mais vendido da história, embora algumas pessoas tenham sérias dúvidas a respeito, já que não há dados concisos a respeito.

O jogador tem a opção de escolher quatro carros (Ferrari Testarossa (carro vermelho), Ferrari 288 GTO (carro branco), Honda NSX (carro roxo) e o Porsche 959), que se diferenciam entre si por aspectos como aceleração, velocidade e consumo de combustível.

Aliás, abastecer é algo que deve ser feito nas corridas, um dos diferenciais do jogo. São 32 corridas espalhadas ao redor do planeta, e nas corridas há a possibilidade de usar nitros, o que pode ser determinante na hora de vencer o jogo. Com o considerável sucesso da primeira versão, a Kemco lança a segunda versão de Top Gear: Top Gear II, que também foi lançado para o Sega Mega Drive, mas com algumas limitações técnicas. Em 1994 a Gremlin Graphics produz uma nova versão: Top Gear 3000, para o Super Nintendo, que se passava no futuro, na qual os carros corriam em galáxias e outros planetas. Em 1997, Top Gear Rally foi lançado para o Nintendo 64, porém, esta versão não alcançou o mesmo sucesso que as três primeiras.

Espera, mas eu disse a palavra “diferencial”? Pois é, o jogo em si é só um jogo de corrida. O maior diferencial dele (o que o faz ser frequentemente lembrado pelos fãs do Super Nintendo) é, sem dúvida, a trilha sonora! Quem jogou Top Gear por tempo suficiente, há de concordar que o jogo não seria nada sem a trilha sonora!

Tema principal do Top Gear I do SNES, versão 16 bit!

Tema principal do Top Gear interpretado pela banda Megadriver

Para muitos jogadores, a trilha sonora é o que dava a sensação de rapidez do carro e a dinâmica para o jogo. A trilha sonora foi criada por Barry Leitch originalmente como trilha sonora da série Lotus Turbo Challenge do Amiga, mas foi remixada para Top Gear. Até hoje os fãs que jogaram Super Nintendo lembram das músicas de Top Gear, que são lembradas e comparadas com músicas de artistas como Koji Kondo (The Legend of Zelda e Super Mario World) e Nobuo Uematsu (Final Fantasy). A incrível trilha sonora até hoje é aplaudida com toda força por vários fãs, e existem vários covers circulando por sites da internet. A banda gamer brasileira Megadriver regravou em versão metal os temas de Top Gear com uma qualidade impressionante, e é um dos melhores covers da trilha. No site da banda existem as versões de estúdio para download grátis, além de outras versões de trilhas de games.

 
2 Comentários

Publicado por em 12/08/2011 em Geral, Música

 

Tags: , , , , , ,

2 Respostas para “Super Trilhas Sonoras – Top Gear/Super Nintendo

  1. andmarks

    12/08/2011 at 4:47 PM

    A Lu é um orgulho pra nós!gamers!e ver essa matéria dela falando a respeito de trilhas sonoras, me deixa ainda mais orgulhoso!pois de música de video game eu acho que entendo um pouco! ha ha!!`Parabéns!!! ass:AndMarks guitarras e games!

     
  2. helisonbsb

    05/02/2012 at 8:51 PM

    entre os meus dez preferidos games de snes da vida com certeza…músicas impecáveis e gráficos de primeira!!!!recomendo, bons tempos,,,,ainda tenho o meu bom snes para desfrutar desse clássico!!!!não se fazem mais jogos como antigamente,…..a simplicidade ainda me atrai!!!!valeu

     

Deixe um comentário

 
