RSS

Como foi o FANTASTICON 2011

17 ago

por Carlos A. Machado[1]


[1] Carlos A. Machado é professor universitário, escritor e membro da Loja Paraná do Conselho SteamPunk

Semana passada mais especificamente dias 12, 13 e 14 de agosto de 2011, ocorreuem São Pauloo FANTASTICON 2011, organizada por Silvio Alexandre e pela Biblioteca Viriato Correa da Vila Mariana. A biblioteca possui uma sessão exclusiva para a literatura fantástica contendo várias estantes especializadas no gênero.

O FANTASTICON já é um encontro nacional de renome que a cada ano cresce a olhos vistos. Todas as palestras foram gratuitas bem como as oficinas ministradas, precisando apenas apanhar uma senha antes do início de cada atividade do auditório devido a seu limitado tamanho.  Paralelamente as palestras e mesas redondas ocorreram vários lançamentos de literatura fantástica, entre eles alguns do gênero SteamPunk.

Dia 12 de agosto ocorreu a palestra de abertura com o escritor e dramaturgo Tiago Santiago, atualmente trabalhando no SBT escrevendo a novela “Amor e Revolução”. Tiago narrou de forma brilhante sobre o fantástico nas novelas brasileiras e salientou em detalhes seu trabalho com “Vamp”e “Os Mutantes”, ambas exibidas na Rede Record. Com o auditório lotado seu espaço de perguntas foi limitado, mas conseguimos ouvir a confissão de que Mutantes inspirou-se na conhecida HQ do grupo da Marvel “X Men”, agora também nos cinemas. Em sua narrativa lembrou inclusive da pioneira telenovela de ficção científica “Os Estranhos” de 1969, com Regina Duarte fazendo uma alienígena e Pelé interpretando um escritor.

O coquetel de abertura do evento foi um dos melhores já presenciados por todos. Parabéns ao Silvio Alexandre que deixou claro ser um “café especial”.

No dia 13, ocorreu a oficina “Como melhorar sua criação literária”, ministrada por Giampaollo Celli. Editor e escritor, apresentou aspectos básicos da criação literária para os iniciantes que requentavam o evento.

Em seguida ocorreu o painel “O Mercado editorial da literatura fantástica no Brasil”com vários editores nacionais que estão se aventurando nesse gênero.

A palestra internacional fora apresentada por Miguel Angel Fernandez traduzido pela escritora Martha Argel. Ele narrou sobre “A Literatura Fantástica no México” dissertando inclusive, sobre coletâneas mexicanas que narram o fantástico e que vem organizando atualmente.

Ao mesmo tempo, ocorria no saguão da Biblioteca a venda de livros pela livraria Moonshadows que a cada ano se especializa mais em literatura fantástica. Concomitantemente ocorria o painel SteamPunk, organizado pela Loja São Paulo do Conselho SteamPunk, onde, quem quisesse poderia colocar roupas e aparatos steam para tirar fotos exclusivas. Uma bela imagem em sépia, com cerca de um metro e meio estava na parede para ajudar no visual deixando a atmosfera do ambiente mais SteamPunk. Muitos steamers da Loja São Paulo estavam presentes o que, sem dúvida, abrilhantou ainda mais o FANTASTICON 2011.

A mesa redonda “História matéria prima da literatura fantástica”, trouxe quatro expoentes da ficção científica nacional. O escritor e também agente literário Roberto de Souza Causo, Ana Cristina Rodrigues do Rio de Janeiro que já foi presidente do Clube de Leitores de Ficção Científica e os escritores Christopher Kastensmidt e Max Mallman. O grupo realizou uma ótima discussão sobre “História Alternativa e Fantasia Histórica”. Falando inclusive sobre DiselPunk e SteamPunk. Destaque para a mediadora Ana Cristina.

A noite ocorreu a palestra Sexo & Ficção Científica do escritor Gerson Lodi Ribeiro. Sua esplêndida narrativa ilustrada com lindas imagens de livros e gravuras, exemplificaram sobre o histórico sexual do fantástico. A platéia, sem dúvida, da qual fiz parte, divertiu-se muito com sua apresentação. Destaque para a imagem da suposta capa que Gerson solicitou e seu editor recusou publicar. Possivelmente uma brincadeira mas muito engraçada. Podemos dizer apenas que ela mostrava uma mulher fazendo sexo com um alienígena (ponto).

No dia14 aoficina tratou “O livro alem da mídia – A literatura fantástica na era do livro digital.” Com Ednei Procópio. Editor digital aprofundou formas e maneiras de escrever e trabalhar com livros digitalizados, que aos poucos vem tomando o mercado editorial mundial.

Novamente ocorreu o painel “Transforme-seem um SteamPunk”, enquanto ocorriam as demais palestras e lançamentos de livros no saguão da Biblioteca.

O destaque ficou para os livros Diselpunk da editora Draco, organizado por Gerson Lodi Ribeiro, SteamPink escrito apenas por meninas e Deus Ex Machina: anjos e demônios na era do vapor, esses últimos coletâneas de ficção científica da editora Estronho. O primeiro, apenas para convidados, mas os outros dois tiveram seu convite aberto a população brasileira e lusófona, onde uma comissão julgadora ímpar, escolheu os selecionados que agora estavam autografando seus exemplares.

Fui um dos 12 selecionados entre mais de 40 concorrentes, com meu conto “Nefilin”. Podemos considerá-lo como sendo o primeiro conto paranaense de ficção científica SteamPunk publicado no Brasil. Pra quem mora em Curitiba a novidade é que a Loja Paraná do Conselho SteamPunk e a editora Estronho, irão fazer um lançamento exclusivo em nossa cidade.

Se você for steamer (apreciador do SteamPunk) e vier de steamplay (fantasia), ou for Gótico e vier no estilo vampiro,  leva + 10 % de desconto além do desconto da livraria para o dia do lançamento. Estaremos no local das 16:00h às 20:00h com algumas atrações e prêmios selecionados pela livraria e editora.

Outros seis livros estarão sendo lançados.

Venha aumentar seu conhecimento literário.

Local: Livraria Arte & Letra

Alameda Pres. Taunay, 130 – Fundos da Casa de Pedra

Batel – Curitiba – PR Tel. (41) 3223-5302

Data e Horário: Dia 20 de agosto de 2011, as 16:00h às 20:00h

Parabéns ao Silvio Alexandre e a Biblioteca Viriato Correa por mais essa empreitada para o mundo fantástico da literatura com o FANTASTICON 2011.

Este slideshow necessita de JavaScript.

O Blog Eu Gosto de Jogar … Agradeçe ao Carlos “Capitão Escarlate” Machado por nos prestigiar com a narração sobre suas impressões da Fantasticon 2011, visto que nenhum membro da nossa equipe por ir e prestigiar o evento, nos do Eu Gosto de Jogar … também gostamos de ler!

Anúncios
 
Deixe um comentário

Publicado por em 17/08/2011 em Eventos, Geral, Literatura

 

Tags: , , , , , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: