RSS

Gears of War – A saga de Marcus Phoenix

04 set

Em 2006 a Epic Games lançou a franquia distribuída pela Microsoft Games que viria a se tornar um dos carros-chefe do X-box 360: Gears of War. Muitos criticam o jogo classificando-o como um “shooter em tons de sépia cheio de brucutus”. Eu não sou desses baitolas jogadores sensíveis e gostaria de apresentar um pouco da história bem construída de um jogo sim “cheio de brucutus” e com imagens em “tons de sépia” mas que possui um enredo bem construído e que é divertido pacas!

Em algum lugar no futuro, os seres humanos colonizaram em massa um planeta chamado “Sera”. Após anos de exploração dos recursos naturais do planeta, os mesmos começaram a se esgotar.  Antes que o planeta ficase sem recursos um acidente com uma broca de petroléo acabou revelando um líquido viscoso, verde fosforecente mais tarde chamado de Imulsion.

A princípio o Imulsion não tinha utilidade nenhuma até que o cientista Helen Cooper criou o processo LightMass (um tipo de fusão a frio que libera muita energia). O processo foi capaz de transmutar Imulsion em uma fonte de energia barata e eficiente. Para um planeta com fome de energia e que enfrentava uma espécie de crise de energia a longo prazo, o Imulsion foi a solução perfeita: eficiente, limpo e bastante abundante. Como a extração e transformação de Imulsion começou a pegar a vapor, certas nações acabaram colhendo grandes recompensas pela sua venda, enquanto os outros países menos afortunados foram perdendo os lucros.

Com o tempo, as especulações em cima do produto nos mercados financeiros acabaram destruindo moedas e economias inteiras. Isso acabou resultando em um grande colapso econômico no planeta Sera. Como Imulsion era vendido a preços extremamente baixos isso acabou aleijando o setor financeiro. A crise econômica provocou ações militares, e os poucos países que possuíam uma abundância de reservas logo se viram em guerra com as nações que não eram tão afortunadas, em um conflito conhecido como as Pendulum Wars.

Havia dois lados na guerra, o COG e o UIR, sendo que o segundo representava os países “pobres” em Imulsion. Após mais de 75 anos de guerra que devastaram Sera, o COG acabou vencendo devido a arma “Hammer of Dawn” um poderoso canhão orbital que poderia devastar cidades inteiras, com isso os exércitos da UIR acabaram se rendendo (Nota: o projeto da Hammer of Dawn foi desenvolvido pelo UIR mas foi roubado pelos agentes do COG e aperfeiçoado pelo Dr. Adam Phoenix).

Quando o povo de Sera começava a se recuperar dos longos anos de guerra aconteceu o Emergence Day. Em um ataque surpresa, milhares de criaturas conhecidas como Locust saíram do subsolo de Sera matando todos seres humanos que encontravam em seu caminho. Mais de 90% da populaçao de Sera foi morta nas primeiras 24 horas. Os líderes do governo COG evacuram todos sobreviventes para a cidade de Jacinto, um dos poucos lugares seguros do planeta devido ao solo composto de granito que impedia a invasão dos Locust. Na esperança de acabar com os Locust governo decidiu destruir boa parte do planeta com satélites “Hammer of Dawn”. Os poucos humanos que sobraram travaram uma batalha que durou mais de 10 anos, nesses anos, um jovem oficial que havia se destacado nas Pendulum Wars chamou mais a atenção: Marcus Phoenix.

Marcus subia rapidamente de posto até que tudo mudou, durante uma batalha severa contra os Locust, Marcus abandonou seu posto no campo de batalha na tentativa de salvar seu pai. A única família que lhe restava. Aparentemente Marcus não conseguiu salvar seu pai, Adam Fenix, ainda que corpo nunca foi encontrado.

Condenado por deserção por um tribunal militar, Marcus ficou 14 anos preso na prisão de segurança máxima de Jacinto até ser resgatado por seu melhor amigo, Dominic Santiago. Extremamente debilitado, o COG precisava de soldados experientes para um missão que poderia derrotar de vez os Locust por isso Marcus foi libertado.

Após a morte do comandante do “Delta Squad” pelas mãos do General Locust RAAM, Marcus assumiu o posto de capitão do esquadrão e teria como objetivo a “Operação LightMass” que consistia em largar uma bomba LightMass (equivalente a 10 bombas atômicas) em uma profunda fenda de um vale de Sera que aparentemente levava ao centro das forças Locust. Bem sucedido nessa missão, Marcus e o time Delta conseguiram causar uma reviravolta favorável aos humanos na guerra. Pena que ela não duraria muito. A bomba matou milhares de Locust e todos morcegos Kryll, claro, mas acabou causando efeitos colaterais. Ela vaporizou grandes fontes de Imulsion que acabou se tornando um gás tóxico aos humanos e despertou o RitWorm um verme gigante há muito tempo adormecido….

Bom pessoal essa é basicamente a história do primeiro jogo, o que posso dizer sobre a jogabilidade é que ela é bem intensa. Existem muitos momentos em que é possível literamente estraçalhar seus inimigos, sempre com muito sangue jorrando. A camera tremida dá sensação de movimento ao jogo, enquanto você está correndo lembra muito algumas cenas do “Resgate do soldado Ryan”. Uma coisa que eu gostei bastante foi o fato da progressão no campo de batalha ser bem definido:  são vários pequenos encontros, com muita ação e tiros, o que torna a coisa bem interessante. Enfim, se você tem um X-box, jogue!

Abaixo segue o trailler do “Gears of War 3” , com direito a trilha do Black Sabbath, que sai agora no dia 20 de setembro e que conta com um preço especial aqui no Brasil: R$129,00! (Nos EUA tá saindo por US$ 60,00, ou seja, tá valendo muito a pena). Esse será o capítulo que encerra a história de Marcus Phoenix, mas não do Gears of War (tá achando que a MS vai largar a franquia assim, de boa?).

Óbvio que já comprei na pré-venda, se quiser jogar comigo na live é só me adicionar, meu usuário é “Felipe Recka”. Outra dica é visitar o site oficial do jogo, lá você pode dar um “curtir” e receber um código para destravar um personagem exclusivo para jogar no multiplayer 😉

Anúncios
 
3 Comentários

Publicado por em 04/09/2011 em Vídeo Game

 

Tags: ,

3 Respostas para “Gears of War – A saga de Marcus Phoenix

  1. Hugo

    27/09/2011 at 1:54 PM

    Comprei os três jogos agora no almoço, começo a jogar na sexta! Vamos dar mais uma chance a este jogo! Abraço!

     

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: