RSS

Chaos Marauders – Cardgame

05 set

Quem me conhece sabe que eu já comprei muito cardgame, graças aos amigos que que desistiram dos seus e me “doaram” eu consegui acumular uma boa quantidade de cartinhas. Mas astendências do mercado de cardgames mudaram muito depois que o tio Richard Garfield lançou o Magic: The Gathering, e o jogo entre amigos tornou-se competitivo a ponto de se ter campeonatos mundiais e premiações milionárias.

Hoje, no entanto, vou falar daquele cardgame moleque, cardgame de raiz, que é rápido divertido e não te faz gastar milhares de reais em cartas para conseguir jogar: o Chaos Marauders. Antes dele, seguindo a mesma linha  menos capitalista, tivemos o excelente Groo Cardgame e mais atualmente o sucesso Munchkin, da Steve Jackson Games, que possuem expansões para todos os gostos.

Vamos ao jogo em si. A premissa é básica: seu objetivo é montar um exército orks antes de seus oponentes, que por sua vez, ao perseguirem o mesmo objetivo, tentam lhe atrapalhar. O jogo é rápido e de fácil entendimento, qualquer pessoa com 5 minutos de explicação já esta apta a jogar. Todos jogam comprando cartas da mesma pilha, o jogador que inicia compra uma carta que será depositada no battlefield (campo de batalha), e cada battlefield tem espaço para 12 cartas. Sendo esse o numero máximo de cartas daquela linha. Você pode ainda montar uma linha acima e outra abaixo do battlefield , o numero mínimo de cartas de cada linha é 6 e cada uma das linhas pode ter número diferente de cartas de acordo com sua estratégia.

O jogador que iniciou continua a comprar cartas até que uma carta de evento ou uma carta repetida o faça passar a vez. Entre os tipos de carta estão as tropas, máquinas de guerra, personalidades e tesouros. Cada uma destas cartas vale uma pontuação, o jogo termina quando um jogador fecha suas três linhas, mas quem ganha é quem acumulou mais pontos.

Ao completar uma linha o jogador pode escolher atacar uma linha incompleta de um adversário ( inhas completas não podem ser atacadas, mas podem sofrer efeitos). Para fazer isso ele soma as pontuações de ataque e quem tiver a maior leva, empates são resolvidos no dado. O perdedor retira todas as cartas daquela linha com exceção do porta estandarte e do músico. O ganhador pode pilhar tesouros e máquinas de guerra daquela linha.

O fator aleatório fica por conta de um dado de seis faces especial: em uma das faces ele leva a marca do chaos e nas outras 5 o olho vermelho. As cartas indicam como as disputas com o dado devem acontecer e ele gera o resultado.

A carta de tropa mais cobiçada do jogo é o próprio Chaos Marauder, que possue sozinho o valor de ataque de 10, quando ela é virada da pilha de compras quem fica com ela é quem gritar antes “CHAOS MARAUDERS!!!”.

O jogo é simples e divertido e eu recomendo para qualquer um que deseje ter em sua mala de viagens algo para se distrair com a família ou amigos

Chaos Marauders (2009) é uma publicação da Fantasy Flight Games (http://www.fantasyflightgames.com) que comporta 2 a 4 jogadores. Aa caixa possui 4 battlefields, um dados especial, 4 marcadores coloridos com 4 peças cada, um game rulebook com 15 páginas, um game card reference com 25 páginas, e 110 cartas.

Experimentem e tenham um bom jogo!

Anúncios
 
Deixe um comentário

Publicado por em 05/09/2011 em Cardgames

 

Tags: , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: