RSS

Pirates of Spanish Main – Tutorial para fazer Ilhas

08 set

Olá Jogadores,

Este é o primeiro tutorial para construções com scratchbuilt que na tradução livre e ficaria algo como construir com sucata, não iremos ao ferro velho, bem não ainda! Este tutorial e simples e é pra ser feito com materiais que você iria normalmente jogar fora ou utilizar ai na sua casa pra outras tarefas.

Hoje utilizaremos estes materiais para  fazer algo que não é necessários mas fica muito mais legal, na mesa de jogo.Em cada Boosterde Pirates of Spanish Main vem alguns terrenos ou indicadores de alguma condição, ilhas onde os tesouros são depositados ou marcadores de neblina, sargaço e recifes, e hoje eu mostrarei como fazer ilhas 3D para você utilizar nas suas partidas.

Materiais necessários:

Papel paraná ou papelão grosso e firme

 

 

 

 

 

Papel Higiênico

 

 

 

 

 

Cola Branca

Pinceis

 

 

Tesoura

Tintas nas cores cinza escuro, cinza claro, azul escuro, azul claro, branca, bege,marrom e verde.

 

 

 

Verniz fosco

 

 

 

 

 

Material opcional: Clump Foliage (trata-se de espuma de colchões e travesseiros, tingida e condensada em cola, para que diminua sua expansibilidade e de uma sensação de vegetação, pode ser comprada pronta ou fabricada em casa) ou serragem colorida..

Com a tesoura corte o papel Paraná em formatos irregulares arredondados para que lembrem ilhas.

Pique o papel higiênico em pedaços pequenos e molhe coma água limpa, escorra o excesso de água e adicione a cola branca ate formar uma pasta, esta pasta é chamada de papier machê e pode ser encontrada em lojas de artesanato já prontas, bastando apenas umedecer e adicionar a cola. Esprema a pasta formada para retirar o excesso de liquido da água e da cola e assente sobre o papel Paraná recortado moldando para se dar forma a sua ilha. Reserve e deixe secar completamente, o ideal é de um dia para o outro em lugar seco e arejado.

Quando estiver bem seco pegue um pincel velho ou barato e espalhe por todo o modelo uma generosa camada de cola branca, reserve e deixe secar novamente.

Quando a cola estiver bem seca, comece a pintura do modelo, uma generosa camada de cinza escuro para cobrir todo o relevo da ilha, espere secar, e com um pincel curto e duro pegue o cinza claro ( fosse pode ser sempre econômico comprando apenas as cores escuras e depois clareando-as com a cor branca) e aplique utilizando a técnica do pincel seco.

Ok mas como é isso, molhe apenas aponta do pincel na tinta e então esfregue o pincel num pedaço de papel ate que a cor pare de sair, para só então passar este pincel no modelo, ele ira ressaltar todas as arestas  e o relevo deixados na massa de papel com cola.

Pinte a região em volta da ilha com o azul escuro,e nas regiões mais próximas da ilha com o azul  claro, lembre se que águas escuras são profundas e águas claras são rasas utilize isso para dimensionar estas regiões no entorno da sua ilha. Com o bege ( que pode ser o marrom clareado com a cor branca), faça algumas praias ou bancos de areia nas áreas próximas a ilha e a água.

Pinte de verde ou use a folhagem de espuma para criar a vegetação da ilha, entre esta vegetação lembre-se de deixar umas rochas aparecendo. Circulando o verde e nas áreas que achar adequado contorne com o marrom para indicar que existe terra na ilha (sim as plantas podem crescer sobre rochas mas é mais inverossímil). Pegue o branco e um pincel bem fino #0 ou menor e faça finas linhas irregulares junto a praia e nas áreas onde a água batendo nas pedras criaria espuma. E com isso você terminou sua  Ilha. O resultado final devera ser algo parecido com a figura abaixo, para completar e conservar bem o seu modelo, adicione uma camada de verniz fosco ( eu prefiro o spray pois fica mais uniforme a aplicação). Agora e só jogar.

Comparem as diferenças entre as ilhas 2D …

e a Ilha feita por voce em 3D!

E não existe limites para o que pode fazer em termos de ilha, você pode fazer a clássica ilha da caveira, uma ilha quase toda tomada pela areia, ou ate uma ilha com um vulcão! aproveitem as dicas e se tiverem duvidas postem nos comentários.

Bom Jogo!

Anúncios
 
16 Comentários

Publicado por em 08/09/2011 em BoardGames, Cardgames

 

Tags: , , , , , ,

16 Respostas para “Pirates of Spanish Main – Tutorial para fazer Ilhas

  1. gereth

    08/09/2011 at 3:50 PM

    Fala Caco.

    Excelente pedida com as ilhas meu velho.

    Outra coisa que acho que poderia contribuir para o visual final do produto seria passar um marcador permanente preto nas bairadas das peças com as quais se monta o navio. Basta pegar o marcador e correr uma ou duas vezes pela bordinha de cada peça. Uma exceção seriam as peças das velas.

    Experimenta em um e diz o que achou.

    Abraço.

     
    • cacorpg

      08/09/2011 at 9:49 PM

      Dae Estevones

      experimentarei sem duvidas, quando vier pra novamente tire um tempinho pra jogar com agente e você vera que é 10 o joguinho!

      abrax

       
  2. Lucca

    08/09/2011 at 4:37 PM

    Cacetada, Caco, que ótima idéia!

    Vou correndo já fazer a Ilha dos Macacos! 😉

     
    • cacorpg

      08/09/2011 at 9:50 PM

      : ) fácil e bonito, não podia ser melhor mesmo!

      abrax Lucca

       
  3. Rubslânia Gonçalves

    24/11/2012 at 1:25 PM

    Gostaria de saber se invés de fazer com papelão ou papel paraná fizesse com madeira lisa a ilha será que segurava ?

     
    • cacorpg

      24/11/2012 at 1:29 PM

      certamente bases de madeira do (tipo compensado ou madeira balsa)podem dar excelentes resultados, o papier mache cola em qualquer superfície e caso você ache que vá faltar aderência faça ranhuras com um estilete no lado que ira receber o relevo!

      Caco

       
  4. Rubislãnia Gonçalves Torres

    24/11/2012 at 2:01 PM

    Gostaria de uma opinião sua de mudar a opção do papel paraná e papelão e fizesse em cima de uma madeira uma maquete funcionaria ?A cola não desgrudaria da madeira não?Beijos e lhe agradeceria muito se conseguisse me responder pois estou precisando muito da sua ideia para um trabalho na faculdade.

     
    • cacorpg

      24/11/2012 at 4:28 PM

      Funcionaria perfeitamente, o relevo só ira desgrudar se a madeira da base for maleável!

       
      • Rubislãnia Gonçalves Torres

        24/11/2012 at 5:39 PM

        Oieeeeeeeee, boa tarde gostaria muito que vocs fizessem um modelo da ilha Nova Guiné para eu ver como ficaria.Era bom você por outros modelos de ilhas para as pessoas olharem, porque assim divulgariam o seu site. Eu por exemplo já estava desesperada e achei o seu site nas últimas e achei muito legal e inovador já que os outros que assistir não achei muito satisfatório !Vcs estão de PARABÉNS !

         
  5. Rubislãnia Gonçalves Torres

    27/11/2012 at 12:49 PM

    Bom dia sou a Rubislânia estou com uma dúvida como se faz as montanhas ? E esse material que você disse como : Clump Foliage ( espuma para colchões) onde eu posso encontrar? Como é que faço a areia da praia ? Quinta feira agora já vou dar início a sua ideia e gostaria muito que vocês me ajudassem vcs ficam sempre olhando o site? Desde já agradeceria muito beijosssssssssssssssssssVcs deveriam postar suas ideias no you tube vcs teriam muitos seguidoressssssssssss

     
    • cacorpg

      27/11/2012 at 2:54 PM

      Olá Rubislândia,

      vamos as suas duvidas:

      as montanhas você faz como Papier Machêt, que consiste basicamente de papel molhado e cola, eu uso papel higiênico ou papel toalha, mas poder ser feito com jornal batido no liquidificador, opcionalmente você também pode comprar a massa pronta em casas de artigos para artesanato. este vídeo lhe dará uma noção do que é e como fazer!

      Clump Foliage ( é um termo de modelismo) é espuma batida no liquidificador e misturado com tinta, uma vez seca esta pronta!
      também estou adicionando a url de um vídeo, mas esta em inglês

      A areia da praia: no meu modelo ela é apenas pintada devido a escala, mas você poder pegar areia comum , lavada, peneirada e seca, espalhe cola branca na superfície da “praia” e adicione a areia, apos a secagem pinte com as cores adequadas.

      Sim o site é visto por um dos membros em bases diárias, logo se houveram mais duvidas creio que não demora mais que um dia ou dois pela resposta!

      Obrigado pela sugestão e quem sabe no futuro a gente faz uns tutoriais em vídeo!

       
      • Rubislãnia Gonçalves Torres

        29/11/2012 at 11:07 AM

        Oi bom dia! Eu vi o que vc postou.Mas eu quero saber se esse verniz fosco pode ser um verniz incolor pq o verniz fosco eu não encontrei. Gostaria também de se vc poderia me dar uma sugestão sobre a ilha da Nova Guiné vou enviar um link para você me orientar ?Pode ser ? Sim e essa a esponja de colchões pode ser esponja de lavar pratos ?..

         
      • cacorpg

        29/11/2012 at 11:27 AM

        Olá

        O verniz via de regra tem que ser o incolor, a diferença entre o fosco e o outro ( que no caso é brilhante) é realmente o aspecto final, se você precisa de algo mais realista pra sua maquete, terá de achar um verniz incolor e fosco!

        A esponja pode ser sim as de lavar pratos, a sugestão com a espuma de colchão ( e ou qualquer outra espuma clara) era para aproveitar algo que você já teria em casa em não estaria usando. todas as minhas maquetes usam o principio do ScrathBuild ( que é apenas uma palavra bunitinha pra reciclagem), ou seja coisas que ia jogar fora eu tento transformar em algo útil! Mas não a nada que impeça você de comprar todos os materiais novos!

        eu não tenho ideia do que você precisa em relação a Nova Guiné? se for o formato da ilha ou o seu relevo certamente o google maps lhe ajudará bastante! eu não confecciono ilhas baseadas em algo já existente, eu faço material pra jogos de guerra, por isso a precisão não é o meu ponto!

        boa sorte com o seu projeto e se puder poste as fotos dele finalizado aqui pra gente ver! 🙂

         
  6. Rubislãnia Gonçalves Torres

    29/11/2012 at 11:14 AM

    Como posso enviar uma foto da imagem da ilha qual o email de vcs?

     
  7. Rubislãnia Gonçalves Torres

    02/12/2012 at 9:56 PM

    Oi Caco tudo bem ? Sou a Rubislânia.eu já comecei a fazer a linha e estou deixando secar como vc mencionou. Vi que vc fez várias ilhas mas a primeira ilha vc fez umas cabaninhas como vc fez elas ? Bjs

     

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: