RSS

Influência Oriental no Mundo Nerd

18 set

Você já reparou que a maioria dos animes e mangás fazem referencia a personagens de lendas ou folclores japoneses?

Os japoneses tem uma forte influencia do shintoismo e do budismo, que são as duas religioes primárias do pais. Devido a isso,

a maioria dos folclores e lendas japonesas tem personagens variados, as vezes bizzaros, as vezes humorísticos, ou seres sobrenaturais.

Consequentemente, isso também é visto nos animes e mangás. Um exemplo é a lenda de Kintaro (garoto de ouro), trata de uma criança com poderes sobre humanos. Seu pai, o samurai Sakata no Yoshiie, foi preso e assassinado e sua mãe foge com ele para as montanhas Ashigara. Ele cresce forte e sadio e torna-se um samurai.

Assim na cultura japonesesa Kintaro é sinônimo de força, bravura e bondade. É também uma figura popular em Noh e em drama Kabuki. Os japoneses costumam colocar uma boneca Kintaro no dia do menino, para que ele se torne igualmente corajoso e forte.

Nos animes e mangás influencias do Kintaro podem ser encontradas no anime Golden Boy, o personagem principal tem o mesmo nome; também no nome e traços do personagem de Gintama Sakata Gintoki, na série Otogi Zoshi; na série Kamen Rider Den-O; no video game Otogi 2; no personagem Sentoumaru do One Piece que também foi baseado no Kintaro; além do personagem Kintaro Kokoin do jogo Power Instinct, e do Personagem Kintoki Douji no jogo Persona 4. Também podemos citar o personagem Toyama Kintaro do Prince of Tennis que também tem força sobre humana.

Outro exemplo que podemos dar é Urashima Taro, uma lenda sobre um pescador que salva uma tartaruga e é recompensado por isso com uma visita a Ryugu-Jo, o palácio de Ryujin, o Deus Dragão. Após ficar 3 dias no palácio, ele regressa a sua aldeia e percebe que está 300 anos no futuro.

Essa história influenciou trabalhos como Dragonball Z, Clannad, Detective Conan, Yu Yu Hakusho, Urusei Yatsura, Love Hina, Doraemon, Kamen Rider Den-O, Cowboy Bebop, entre outros animes e mangás. Também serviu de inspiração para o jogo Policenauts e no jogo Okami percebe-se essa influencia quando o Amaterasu afugenta um grupo de crianças que atormentam um pescador de nome Urashima o qual afirma que foi levado para o palácio do Dragão por uma “Orca”, mais para frente do jogo após ele se provar digno da viagem para o palácio, Orca o leva até lá onde ele conhece a rainha Dragonians, Otohime.

Portanto, é sempre bom lembrar que não somente a lenda de Kintaro, mas diversas outras lendas provenientes do Shintoismo e do Budismo influenciam histórias em quadrinhos e diversas outras mídias.

Anúncios
 
2 Comentários

Publicado por em 18/09/2011 em Animê, Geral, Mangá

 

Tags: , , , ,

2 Respostas para “Influência Oriental no Mundo Nerd

  1. helisonbsb

    10/02/2012 at 11:10 AM

    legal,,,eu particularmente gosto muito da cultura japonesa!!!!vejo que existem muitas influências em animes e cultura em geral no seu meio de vida!!!!podemos aprender muito com os japoneses e infelizmente somos taxados ainda como país de terceiro mundo,,,dizem que estamos globalizados,,,mas, a nossa cultura ainda é vivida por festas carnavalescas, desigualdades sociais e políticos corruptos!!!a saúde tá um caos,,,mas a nossa cultura pode melhorar!!!!belo post!!!!

     

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: