RSS

A Jornada do Herói – Parte 2

14 out

Na semana passada foram apresentadas as quatro primeiras etapas da Jornada do Herói.  Essas, em conjunto, podem ser consideradas a apresentação da jornada. Hoje trago mais quatro etapas, que tratam basicamente do conflito, se você perdeu o primeiro post pode seguir para ele aqui, mas depois volte!

Preparados? Então vamos lá:

Travessia do Primeiro Limiar

Finalmente o Herói se compromete com sua aventura e entra plenamente no mundo especial ao efetuar a travessia do primeiro limiar. Dispõe-se a enfrentar o desafio do chamado à aventura. Este é o momento em que a história decola e a aventura realmente tem início. É o Ponto de Virada (Plot Point do Paradigma de Syd Field). A partir desse ponto o herói não tem mais como voltar atrás. É o momento em que Luke e Ben vão à cantina procurar por um piloto (Han Solo que atira primeiro) para levá-los a Alderan.

6. Testes, Aliados e Inimigos

No momento em que o Herói entra no mundo especial, encontra novos desafios, teste, faz aliados e luta contra inimigos. Os bares são muito úteis para essa etapa da jornada. Luke e Ben são testados, fazem um aliado e enfrentam inimigos na cantina.

Essa estapa da jornada pode se repetir várias vezes durante a história, ainda mais se for um filme de ação propriamente dito. Nesses filmes o Herói é testado a todo momento, há inimigos por toda parte e recorrem à ajuda de aliados em diversos momentos da história.

7. Aproximação da Caverna Oculta

Aqui o Herói chega a fronteira de um lugar perigoso onde está o objeto de sua busca. Pode ser o quartel general de seu maior inimigo, como a Estrela da Morte. A caverna oculta é o ponto mais ameaçador do mundo especial. Quando o Herói entra nesse lugar terrível, ele atravessa o segundo limiar.

Nas histórias do Rei Arthur, a caverna oculta é a Capela Perigosa onde se encontra o Santo Graal. Em Indiana Jones e a Última Cruzada, é o templo onde estão aquelas dezenas de cálices e um deles é o Graal.

A aproximação compreende todas as etapas para entrar na caverna e enfrentar a morte ou o pergio suprema.

8. A Provação Suprema

A provação suprema é o momento crítico nas histórias. O Herói enfrenta a possibilidade de morte. Em Guerra nas Estrelas esse é o momento em que Luke, Han e Léia ficam presos no compactador de lixo.

Na provação suprema, o Herói tem que morrer para renascer em seguida. Você pode interpretar isso ao pé da letra ou metaforicametne. Neo, em Matrix, é surrado pelo agente Smith, e foge para não morrer. Nas comédias românticas essa morte é o fim de uma realcionamente amoroso e o renascimento pode ser a retomada de um namoro.

Em O Exterminador do Futuro II, o T-800 é “morto” pelo T-1000, que lhe crava uma estaca metálica nas costas. Momentos depois, o T-800 “renasce”(até hoje é uma das cenas mais massas do cinema!)

Na próxima semana teremos a resolução da jornada, espero que vocês estejam gostando. Até lá!

Anúncios
 
5 Comentários

Publicado por em 14/10/2011 em Geral, Literatura, RPG

 

Tags: , ,

5 Respostas para “A Jornada do Herói – Parte 2

  1. Dragões do Sol Negro

    14/10/2011 at 4:10 PM

    Cara ta muito legal.

     
  2. Bruno

    27/10/2011 at 10:32 AM

    Texto legal cara. Serve pra muita gente que ainda sonha em escrever algo. Só da uma conferida no item 7 lá. Abras

     
    • feliperecka

      27/10/2011 at 10:45 AM

      Olá Bruno, valeu pelo toque, erros corrigidos 😉

      Eu mesmo tenho a pretenção de escrever um livro, já tenho alguma coisa estruturada conforme a jornada, mas o bom dessa estrutura é que eu uso para criar minhas aventuras também. Nessa última semana de outubro vou fechar essa série de posts organizando toda essa informação com foco nos mestres que querem, assim como eu, utilizá-la em suas mesas de jogo.
      Volte sempre e obrigado pelo comentáro o/

       

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: