RSS

A Jornada do Herói – Parte 3

20 out

Estamos aqui novamente para mais uma parte da Jornada do Herói, se você é um perdido novo por aqui, clique nos links a seguir para ir à ao começo da matéria:

A Jornada do Herói – Parte 1
A Jornada do Herói – Parte 2

Depois de passar pela apresentação e pelo conflito, finalmente chegamos a resolução da história:

9. Recompensa

Após sobreviver à morte, derrotar o dragão e salvar a princesa o herói e o espectador têm motivos para celebrar. o Herói, então, pode se apossar do tesouro que veio buscar, sua recompensa. Pode ser uma arma especial, um símbolo como o Santo Graal, ou ainda simplesmente o ganho de experiência, sabedoria e/ou reconhecimento.

Nas comédias românticas pode ser reconciliação do casal. Em o Retorno de Jedi é a reconciliação entre Vader e Luke, pai e filho. Doroty escapa do castelo da Bruxa Malvada com a vassoura da bruxa e os sapatos de rubi. O T-800, John e Sarah conseguem capturar o chip e o braço mecânico que futuramente servirão para a construção de exterminadores.

10. Caminho de Volta

O caminho de volta é onde começa o terceiro ato da história. O herói ainda está no mundo especial e corre perigo. as forças do mal se reorganizam e preparam um último ataque, a batalha final.

Luke, Leia e Han são perseguidos pela força do Império depois de fugirem da estrela da morte. John, T-800 e Sarah fogem do T-1000. Esta estapa da jornada marca a decisão de voltar ao Mundo Comum, mas a volta será difícil.

11. Ressureição

O Herói deve “renascer” e, assim, purificar-se antes de voltar ao mundo comum. Isso pode até ser um segundo momento de vida e morte, ainda mais intenso que a provação suprema. Essa etapa é uma espécie de exame final do Herói, para ver se realmente aprendeu as lições.

O Herói se transforma graças a esse momento de morte e renascimentoe e, assim, pode voltar à vida comum como um novo ser, mais evoluído, experiente, com um novo entendimento. Quantas vezes nós, em nossa vidas reais, não sofremos um acidente, corremos perigo ou coisa semelhante, após sobreviver a esse apuro, nos sentimos mais vivos, vemos tudo com cores diferentes, nos sentimos mais leves, PUROS? Se o Herói não se limpar de toda sujeira, corrupção, ódio e sangue do mundo especial, ele pode voltar com sério problemas psicológicos para o mundo comum. Isso aconteceu com os soldados americanos quando retornaram da Guerra do Vietnâ.

Em Guerra nas Estrelas a nava de Luke quase é destruída pela nave de Vader, porém Han Solo salva-o no último momento e Luke destrói a Estrela da Morte. A Ressureição é o último momento de perigo para o Herói e, por isso, deve ser o mais forte, o momento que o leva mais próximo da morte.

Neo, em Matrix, morre quase no final do filme e ressuscita, como o “escolhido”, um novo ser purificado. Chris, em Platoon, está para ser morto pelo Sargento Barnes quando um avião lança uma bomba perto deles. A tela fica branca. Na cena seguinte, vemos Chris caído no chão. Pensamos que ele está morto, mas momentos depois ele acorda, vivo.

É importantíssimo que, após essa etapa, o Herói adquira uma nova personalidade, menos egoísta, mais experiente e sábio. Ele deve deixar para trás toda impureza, todo o trauma do mundo especial e gurdar para si somente a experiência e a sabedoria adquiridas.

12. Retorno com o Elixir

o Herói reotrna ao mundo comum, mas toda a jornada não tem o menor sentido se ele não trouxer consigo um elixir. Elixir é uma poção mágica com poder de cura. É o que Indiana Jones usa para curar seu pai em A Última Cruzada. Pode ser um grande tesouro como o Santo Graal, ou simplesmente um conhecimento ou experiência que poderá ser útil à comunidade ou ao próprio Herói. Muitas vezes, o elixir é simplesmente um amor conquistado, liberdade de viver ou a volta para a casa com uma boa história para contar.

Muito bem, se chegou até aqui você completou a Jornada! Na semana que vem pretendo fechar essa série de posts com um resumo de toda essa estrutura para facilitar a sua vida na hora de criar uma aventura de RPG.

Obrigado a todos pelos comentários!

Anúncios
 
6 Comentários

Publicado por em 20/10/2011 em Cinema, Literatura, RPG

 

Tags: , ,

6 Respostas para “A Jornada do Herói – Parte 3

  1. Leticia

    20/10/2011 at 2:05 PM

    Spoiler! 😛

     
    • feliperecka

      20/10/2011 at 2:19 PM

      Realmente têm spoiler de Star Wars, Exterminador do Futuro, Indiana Jones e Stardust… só filme novo 😛

       
  2. Dragões do Sol Negro

    20/10/2011 at 2:45 PM

    O.O

     
  3. Rafael Furlanetto

    20/10/2011 at 6:23 PM

    Spoiler???? Todo o post é o maior spoiler que já houve…. Agora eu sei como qualquer filme se desenrolará… huahuahuahuahua.

    Bem bons os posts. Eu elogiei o Caco no primeiro mas foi um erro pois só depois vi que foi outra pessoa, que nem conheço, que o fez.

    Justiça seja feita! Parabéns pelos posts Felipe. Muito bons.

     
    • feliperecka

      20/10/2011 at 6:57 PM

      Tem razão Rafael, vendo por esse lado só tem spoiler mesmo 🙂

      Obrigado pelos elogios e pela visita!

       

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: