RSS

A Sony esta armando um golpe?

25 out

Senhoras e Senhores.

Eu estou ficando indignado com os rumos que a PSN estão tomando. Explico.

Quando a PSN foi lançada para concorrer a já consagrada Live da Microsoft, o grande diferencial apontado por um dos chefões da Sony era que a rede da gigante Japonesa seria completamente grátis. Ele pontuava que o gamer não deveria ter que pagar para jogar, e sob este aspecto, todo um burburinho surgiu no mercado, deixando a PSN muito mais próxima as redes de jogos de computadores do que da Live efetivamente.

E assim aconteceu.

A PSN se estabeleceu, tudo o que era lançado era para todos os usuários. Todos podiam jogar online qualquer game, não havia a segregação Gold, Silver, Copper, Platinum ou qualquer coisa parecida.

Passado algum tempo, o discurso começou a mudar. A Sony ofereceu a PSN Plus, onde quem assinasse este serviço, teria tudo o que a PSN oferecia mais alguns regalos.

Assinei por 3 meses para testar.

Era o paraíso. toda semana varios jogos grátis, vários temas, roupas para seu avatar na Home, desconto em jogos e DLC´s e por aí vai. Mas eu vi uma coisa que eu não gostei. eles lançaram o demo de um jogo só para quem era assinante. Na hora pensei: “Os caras estão começando a ir contra ao que prometeram no começo”.

Passou um tempo, venceu minha assinatura e eu renovei por mais 1 ano.

De uns meses para cá, ficou mais evidente que as coisas estão mudando. Os jogos gratuitos que eram oferecidos toda a semana, passaram a ser mensais e com data de validade. No começo você baixava o jogo e ele era seu para sempre. Agora não, você baixa o jogo e ele é só seu enquanto você for assinante da PSN Plus. Os descontos para compra online são para uns games meios obscuros a coisa já não esta mais tão tentadora como era no começo.

Os jogos online ainda continuam de graça, mas estão começando a ser cobrados, não pela Sony, mas sim pelas produtoras. Por exemplo, para eu apanhar como um condenado no meu Mortal Kombat tive que desembolsar 10 doletas. Tudo bem, isto vai para a produtora do game, mas se todos começarem com esta frescurada de cobrar para jogar online, além da rede, seja ela PSN ou Live, vou ter que pagar para produtora para ter um recurso que deveria ser embutido no preço final do produto. A coisa vai ficar mais cara do que já é!

Eu fiquei bem desapontado com esta estratégia da Sony, afinal ela fez algo muito parecido com o que fez a microsoft quando lançou o XBox 360. Eles alegavam que o console era muito mais barato que o PS3, e realmente era, porém o aparelho vinha pelado, quando você deixava ele completo, com placa wireless, cabo HDMI, Controle com baterias recarregáveis e tudo mais ele ficava mais caro que o Play 3, era uma questão de fazer conta de mais, aquela que eu aprendi na primeira série do primário (sim sou velho, na minha época não se chamava ensino fundamental). Encarei isto como golpe da Microsoft, mas parece que tinha gente não via assim e isto me dava mais raiva.

Entendo que a Sony não pode deixar de arrecadar com o filão de jogos e serviços online, a grande questão é que eu me senti traído pelo discurso e pelas atitudes, e isto me incomoda. Se não houver alguma melhoria, ou alguma vantagem, não renovo minha PSN Plus.

Vamos ver como as coisas se comportam daqui para frente. Sugiro que você veja se vale a pena assinar qualquer que seja o serviço, Live ou PSN. Ponha na ponta do lápis e se não ficar satisfeito com o resultado, cancele sem dó nem piedade.

Filhos do Éden

Filhos do Éden

Para fechar, vale lembrar que estamos com mais uma promoção. Em comemoração a nossa incrível marca de 10000 acessos (em breve quero este número mensalmente) e a visita do autor do livro a nossa amada capital Curitiba, iremos sortear um exemplar do livro Filhos do Éden autografado. Para participar é bem susse, basta seguir a nós e ao autor do livro, Eduardo Spohr e depois twittar a seguinte frase:

Eu quero o livro “Filhos do Éden” autografado pelo @eduardospohr que o blog @eugostodejogar vai sortear http://wp.me/p1EjvK-q1

Vai lá campeão, capricha. Se você fizer isto uma porrada de vezes por dia e pedir para teus camaradas te ajudar é quase certo que o livro será seu. O sorteio será no dia das bruxas ao meio dia!

Este post foi escrito com um setlist dos caras do Pedra Letícia. Um grupo de Goias que toca músicas bacanas e divertidas. Se você não conhece e torce o nariz para as músicas que vem de Goias achando que é tudo sertanejo, larga mão de ser preconceituoso e escuta, a hora que você começar a rir quando ouvir Resolução e Lebertas Quae Sera Tamen você vai respeitar os caras.

That´s all folks.
@hugomagalhaes
@eugostodejogar

 
1 comentário

Publicado por em 25/10/2011 em Geral, Vídeo Game

 

Tags: , , , , , ,

Uma resposta para “A Sony esta armando um golpe?

  1. Luíza Sabchuk - Ayanami

    25/10/2011 at 9:42 PM

    A “política do boicote” sempre surte resultados, só que tem que ser aderida pela maioria absoluta… Eu acredito que existam outras formas de as fabricantes de videogames ganharem dinheiro, e não é explorando financeiramente o usuário de suas redes próprias. Capitalismo idiota, as empresas só pensam em ganhar dinheiro e esquecem que tudo que os jogadores querem é jogar videogame!

     

Deixe um comentário

 
