RSS

Civilization – Conheça as Inúmeras facetas da Franquia

07 nov

Olá gamers, hoje venho compartilhar com meus leitores mais uma das minhas paixões, o jogo Sid Meyer’s Civilization, como um bom fã eu joguei as versões I, II, III, IV e V ( que é a ultima), mas vou lhe dizer, não há nenhuma versão que bata a IV em diversão e jogabilidade.

Tenho lido muitas criticas a resenhas, tomarem muito a opinião pessoal de cada resenhista e afirmo que é impossível se escrever sobre algo sem dar pelo menos em parte sua opinião! E a parte da minha minha opinião que você leitor deve separar da parte critica é que eu gosto de CIV IV, gosto de ouvir a voz do Leonard Nimoy anunciando cada nova tecnologia adquirida e eu gosto de jogar pra conquistar o mundo!

Então vou cortar aqui a conversa sobre as edições mais antigas (I, II, e III) e a ultima que apesar dos excelentes gráficos não adicionou nada de novo na jogabilidade e inclusive retirou um recurso muito bacana que era a função HOTSEAT, para nos alongarmos na versão que vale a pena CIV IV.

Sid Meyers Civilization IV Complete Edition é um jogo completo para um ou vários jogadores, você pode jogar com seus amigos passando o turno numa mesma tela (joguei muito assim), em uma rede domestica ou via web, o jogo em si tem uma complexidade variável e você pode customizar, ate que encontre um jeitinho que lhe agrade mais. Uma vez escolhidas as particularidades vamos para algumas tecnicalidades, ele roda em quase qualquer computador novo ou velho, ele é pequeno e pouco exigente graficamente, mas conforme o jogo vai avançando uma boa quantidade de memória  RAM pode ser útil ( se não tiver muita, desligue o jogo reinicie o computador que isso ira limpar o cachê de memória usada), a versão Complete Edition vem com as duas expansões Warlords e Beyond The Sword  não precisando de chave pois após o lançamento da edição V ela se tornou grátis inclusive em algumas promoções da Firaxis e 2K Games, ela ainda tras um jogo a parte que eu joguei pouco mas parece muito interessante o Colonization, que vou falar mais adiante. Para quem não pegou o jogo gratuito ele pode ser comprado  com preços variando de $11 a 22 dólares.

 Com o CIV IV mais expansões você tem 52 opções de “leaders” com quase todas as combinações possíveis de vantagens, e são todas esta particularidade é que vão deixar o jogo mais interessante, para vencer no modo inicial eu levo cerca de 40 horas de jogo mas é que eu me enrolo, eu gosto mesmo quando jogando sozinho de subjugar a AI. Para quem gosta de desafios a partir da Dificuldade Leader as coisas já ficam mais interessantes o computador joga tem um jogo agressivo e tenha certeza que seus erros vão fazer a diferença entre ganhar ou perder.

Como o jogo é muito grande e complexo existe a civilopédia para ajudar os iniciantes, você pode consultá-la diretamente de sua pagina de jogo, para tirar as duvidas sobre as tecnologias, promoções religiões e tudo mais.

Sobre o Colonization, ele segue mais ou menos o mesmo molde do CIV IV, mas o fluff e a maneira de jogar estrategicamente mudam você é obrigatoriamente uma colônia e seu objetivo é se libertar da pátria mãe obtendo sua independência e após isso têm que se manterem diplomaticamente contras seus antigos inimigos mais a civilização que lhe deu origem e que agora esta “chateada” com sua independência. Como eu disse parece interessante.

Na internet existem ainda diversos “mod” que são modificações feitas por fãs adaptando o jogo a diversas outras situações, entre os mais interessantes estão o MOD TOTAL REALISM , que de certa forma corrige alguns “errinhos” da realidade do jogo e o MOD FANTASY, no qual são inseridos reinos para elfos, anões e mais uma variável a magia.

Fica ainda a lembrança que o joguinho gratuito para o Facebook Sid Meyer’s CIV Wolrd, não contempla o valor real desta franquia, sendo fraco e chato e eu avalio como um #totalfail.

E para quem gosta dos boardgames o CIV IV da Fantasy Flight Games é uma ótima aquisição e mais tarde tratarei apenas dele num artigo a parte.

Game On!

 

Tags: , , , , , ,

Deixe um comentário

 
