RSS

GUERRA DE BRINQUEDO 2 – Sistema de Jogo

11 nov

Sistema de jogo  para GUERRILHA MODERNA

imagem demonstrando esquema tático de um jogo de guerra com miniaturas

No post anterior esbocei uma forma rápida e muito prática de se adequar um exército de brinquedo e  respectivas peças que compõem a mesa deste jogo de guerra de miniaturas. Agora é a vez do sistema de jogo e as REGRAS que vão reger o andamento da sua partida,e vão transformar todo o conjunto em algo mais que meramente um brinquedo de criança. 

As regras para um jogo de guerra podem ser de tipos variados: de um jogo muito simples, rápido e superficial, até algo mais complexo, beirando uma simulação. Chamamos o conjunto de regras de “sistema” de jogo, e ele pode ser emprestado de algum jogo já existente, adaptado, inspirado em qualquer outro, ou  ainda um desenvolvimento próprio saído do zero. O nível de complexidade não diretamente vai afetar o nível de diversão, mas certamente quanto mais realista e complexo, mais maduro e/ou interessado no tema de guerra e história deverão ser os jogadores.

Os sistemas de wargames para miniaturas podem variar bastante de um para o outro, mas trazem uma base de fundamentos comum a todos eles. Mesmo entre os de temas e épocas diferentes, como os de guerra antiga, medieval e os de guerra mundial e moderna. Rolagens de dados, normalmente d6, mas alguns sistemas usam os d8 , d10 , d12 , sendo que ainda não vi nenhum que adote o famoso d20 dos rpgs.

Normalmente o jogo é por turnos. Um jogador aciona todas suas peças e depois o adversário faz o mesmo. Movimentação, combate, recuperação, com jogadas de salvação para o lado adversário, que depois repete a sequência. Monta-se o cenário sobre uma mesa de tamanho variável, conforme a escala de miniaturas que se esta usando,  escolhe-se ou inventa-se uma missão, que pode ser qualquer coisa, de um simples encontro de força inimigas até algo mais elaborado como resgate de um refém ou tomada de uma posição fortificada, etc.As partidas costumam levar de 3 a 5 horas nos wargames de média a alta complexidade.

Sistema para MODERN WARFARE

BreakingNews –  É um sistema de regras gratuito, de baixa complexidade, mas com alguns ingredientes interessantes. Jogo em turnos ,do tipo um de cada vez, porém com o diferencial interessante que o jogador ativo pode ser interrompido pela reação do oponente no momento em que movimenta ou atira em direção ao inimigo. Ainda este jogador ativo pode se precaver desta reação colocando  alguns soldados de prontidão, fazendo um fogo de cobertura e tornando a reação do inimigo mais arriscada, providências táticas que dão sabor ao jogo. Normalmente todo o grupo de combate de uma partida de Breaking News é um conjunto de miniaturas que forma um pelotão , subdividido em 1 a 3 esquadrões de combate com a presença de uma ou duas armas de apoio em cada um ( soldados portando metralhadoras leves, lança granadas ).

Ao contrárioda maioria dos jogos de guerra a nível esquadrão, neste sistema as regras são bastante flexíveis para a coesão do esquadrão, podendo o mesmo se juntar ou se subdividir a cada fase de movimentação, o que para o tipo de guerrilha moderna, contemporanea, é bem apropriado, levando-se em conta a escala.As chances de sobrevivência de um soldado desprotegido são aumentadas se for declarado que ele esta se atirando ao chão, o que também é bem consistente com a realidade , e ao receber tiros do inimigo  mesmo tendo sucesso numa jogada de salvação o soldado fica fixado ao chão ou suprimido, tendo que passar em jogadas de moral para se recuperar, que vão ser mais ou menos difíceis conforme a qualidade de treinamento da tropa em questão, variando do mais baixo nível de treinamento que é a milicia insurgente, passando pelo soldado regular, o veterano e chegando até os pelotões de elite das forças especiais.Tudo isto num sistema enxuto, dinâmico e facilitado, que numa mesa com cenários e miniaturas como preparei garantem um jogo de guerra muito gratificante e divertido!

Experimente você também ! O sistema gratuito BREAKING NEWS pode ser conseguido aqui : http://www.dadiepiombo.com/bnrules.html

Anúncios
 
1 comentário

Publicado por em 11/11/2011 em Wargames

 

Uma resposta para “GUERRA DE BRINQUEDO 2 – Sistema de Jogo

  1. Dragões do Sol Negro

    21/12/2011 at 6:45 PM

    Caracas ficou show! Construída realmente tijolo por tijolo!

     

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: