RSS

GUERRA DE BRINQUEDO 4 – WWII

28 nov

Miniaturas  comerciais e artesanais para jogos de tema  WWII

Vamos deixar o Iraque e os fuzis de assalto modernos, e vamos voltar aos bons tempos do fuzil de ferrolho e aos panzers blindados da guerra mais emblemática para todos os wargames  :  A Segunda Guerra Mundial.

Miniaturas, cenários e sistema de jogo.

Para este tema  os soldadinhos de plastico das postagens anteriores poderiam ser pintados nas cores do exército alemão ( fieldgray ) e do exército norte-americano ( olivedrab) ou russo ( um tom meio amarelado) e o jogo ser implementado como naquela maneira descrita, que é o que chamamos em wargames de miniaturas de:

Nível skirmish ( escaramuça),  a nível de pelotão ( ou esquadrão ) que significa estrutura de jogo em pequenas unidades;  porém, não só fica mais adequado, mas também é uma opção diferente, encarar este novo tema com uma escala diferente e implementar um jogo com muito mais unidades.

Vamos usar peças na escala 1/100 , conhecidas como 15mm, os soldadinhos dos artigos anteriores bem como a sua cenica tinham quase o dobro do tamanho , no caso presente as peças são tão pequenas que os soldadinhos não são mais a figura colada sobre uma base individual, mas sim grupos de figuras coladas numa mesma base representando o que no exército Brasileiro é chamado de Grupo de Combate ( Fire Team para os norte-americanos) .

Agora o jogo será a nível de COMPANHIA e não mais pelotões ou esquadrões, o que significa exatamente que a força de guerra colocada por cada jogador sera ou representará uma companhia de infantaria, ou uma companhia motorizada ou de blindados.

Uma companhia de infantaria tem um tamanho variável que pode variar de 150 homens até o dobro disto, mas a estrutura é uma só, é composta das seguintes partes :

Um grupo de comando  –  um oficial superior, pode ser um Capitão e um  1° Tenente como 2° em comando e seus subordinados e auxiliares

Pelotões de combate –  um Tenente ou 1° sargento lidera o pelotão, que se divide em 2 ou 3 esquadrões e cada esquadrão é formado por Grupos de combate de 4 a 5 homens liderados por um cabo.

Esta é a estrutura básica de uma companhia de infantaria, mas ela é ainda acrescida pelos chamados pelotões de armas, apoio e suporte.Pelotões de morteiros e metralhadoras pesadas.E ainda podem receber o chamado Apoio Divisional , que seriam 1 ou 2 pelotões extras de carros blindados , baterias de Artilharia , e até Suporte Aéreo, e outras gracinhas com alto poder de destruição.

Uma companhia mecanizada, possuira transporte blindado como os chamados meia-lagartas, que são  carros com rodas e esteiras,  para a infantaria e as armas de suporte.

Finalmente uma companhia de blindados, terá ao invés dos pelotões de infantaria , pelotões de tanques, que vão variar de 5 a 7 tanques por pelotão.

Só por curiosidade, se você juntar um punhado de COMPANHIAS, vai conseguir algo que pode chegar aos 1.000 homens e caracteriza a unidade de nome mais manjado mas que nunca sabemos exatamente o que é :

o BATALHÃO.

Mas voltemos aos Jogos de Guerra então.

Na escala de 15mm conseguimos botar na mesa tranquilamente uma companhia dos tipos citados.

Estas são peças que não vão se encontrar em qualquer esquina, normalmente é preciso importa-las, mas ainda sim com algum talento e imaginação é possível reduzir os custos consideravelmente.

O maior defeito de um jogo de miniaturas deste tipo é que normalmente o jogador compra o seu exército e fica na dependência de arrumar outros jogadores que façam o mesmo e adquiram seus exércitos.

Para contornar este problema e conseguir mais parceiros e interessados eventuais neste tipo de jogo , após adquirir uma força básica de um exército germanico, eu montei os grupos de combate que deveriam possuir 4 a 5 soldados por base, todos com 4, as peças sobressalentes eu montei um esquadrão completo e pintei com as cores dos norte-americanos, como a escala é pequena não se percebe a diferença na escultura dos uniformes , capacete e equipamento.

Depois eu peguei alguns grupos de combate com soldados em posições defensivas deitados, que geram menos pontos retentivos e moldei eles  direto nas bases com produtos de moldagem odontológica, no caso usei o corriqueiro ALGINATO, com os moldes em mãos vazei em RESINA ACRILICA auto-polimerizavel , e consegui uma série de pelotões de infantaria até completar uma companhia, as moldagens saíram com algum defeito, mas durepoxi e tinta permitiram que elas ficassem apresentáveis ainda mais que se trata de um exército suplementar para jogar contra o exército oficial devidamente acabado.

Para os tanques a solução foi muito mais satisfatória, por se tratarem de estruturas em blocos, é muito mais fácil fazer a moldagem e vazamento, os defeitos são menores ou menos relevantes e o resultado final na mesa de jogo é totalmente satisfatório, tanto que não só eu reproduzi tanques Sherman norte-americanos, transformando 3 oficiais em 12 , como os meus próprios panzer alemães fiz o mesmo transformando 3 panzers IV em 6, e 2 Stugs em 5, bem como aumentei o contingente de meia-lagartas,  emprestei um panzer Tiger e um caminhão de amigos e fiz o mesmo.

O resultado final e partes do processo seguem nas fotos que vocês podem apreciar abaixo, e na próxima sessão vamos sair direto daqui para a parte cênica, como conseguir peças de cenários de segunda guerra para esta escala de forma VERDADEIRAMENTE   facilitada e com preços irrisórios.

Anúncios
 
7 Comentários

Publicado por em 28/11/2011 em Geral

 

7 Respostas para “GUERRA DE BRINQUEDO 4 – WWII

  1. '/§\ Thay.Narrador

    29/11/2011 at 8:58 AM

    Nossa fantástico!!!

    vlW (y) ‘/§\ Thay.Narrador

     
  2. Pedro

    18/03/2012 at 10:08 PM

    da para faser isso?????

     
  3. herrmiller

    19/03/2012 at 10:28 AM

    ?

     
  4. Jeferson

    30/03/2012 at 10:57 AM

    Amigo, você comercializa estes materiais?

     
    • herrmiller

      04/04/2012 at 10:24 AM

      não.
      E no Brasil não é fácil encontrar miniaturas variadas, normalmente se consegue coisas na escala 1/72 como exércitos napoleonicos e antigos, aqui em Curitiba tem alguma coisa, mas estas de WWII são na escala 1/100 ( 15mm), compramos da Inglaterra, algumas lojas de lá enviam sem frete !
      uma destas lojas, pode-se comprar algumas e tentar a reprodução de outras , normalmente os tanques de guerra :

      http://www.maelstromgames.co.uk/index.php?act=cat&cre=min-fow

       

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: