RSS

GUERRA DE BRINQUEDO 5 – Cenários

15 dez

GUERRA DE BRINQUEDO    5

Cênica para mesas de wargames WWII

Aqui a coisa realmente se torna pratica, com um pouco de imaginação e o bom jeitinho brasileiro.

Repare na mesa apresentada na imagem acima , é compostas por peças de cenário artesanais feitas por mim de forma rapida e a um custo irrisório.

Cenário feito com carpet, e.v.a., retalho de tecidos, casinhas de papel.(perdoem o vento que derrubou alguns ‘pinheiros no bosque próximo a cidade, ele não sabe o que faz )

Vamos as partes constituintes de um belo cenário para partidas de segunda guerra mundial :

-Estradas : simplesmente E.V.A. recortado nas cores certas e você já consegue um conjunto de ruas satisfatórias.

pode-se ter recortes retos e cinzentos para ruas de cidade, e recortes tortuosos para estradas rurais.

Também pode-se melhorar o efeito visual pintando em um e.v.a. marrom trilhos de verde o que vai gerar uma impressão de rastros de pneus entre eles.

-Rios :  eu poderia dizer que somente um tortuoso e.v.a azul já é suficiente, e é verdade, mas o efeito é um pouco artificial na mesa, porém existe um artifício que pode melhorar incrivelmente o efeito deste terreno de jogo, pedrinhas pequenas devidamente selecionadas, agrupadas e espalhadas nas bordas do e.v.a.  a intervalos regulares cria um efeito ótimo acrescentando tridimensionalidade e consistencia a peça de rio.

– muretas :  muretas são coisas mais fáceis do mundo para realizar, palitos de picolé, um servindo de base e outro de pé colado ao longo eixo e depois uma pintura cinzenta sobre eles, faça um conjunto deles e tera muretas para cercar as propriedades e casas européias da época.

– cercas-vivas : famosas após a invasão dos aliados no dia D, as cercas-vivas da França e países vizinhos , que as vezes apresentavam muretas de pedra na sua base, também chamadas de HEDGHEROWS ou BOCAGES, e onde se travaram batalhas encarniçadas entre aliados e alemães, podem ser facilmente reproduzíveis com recurso semelhante as muretas de palitos, neste caso porém, ao invés dos palitos de picolé, a montagem será de retalhos de carpe verde musgo com cola de pressão ( tipo de sapateiro ). Estes podem ser confeccionados de vários comprimentos e alturas e sua composição na mesa pode dar um bom efeito em fazendas, além de acrescentar cobertura e aumentar as possibilidades táticas durante a partida.

-Florestas :  bem, para árvores existem inúmeros recursos, tenho uma coleção de árvores secas para cenários áridos ou cenários com neve que são simplesmente galhos retorcidos de cercas-vivas verdadeiras em bases de durepóxi, mas o recurso fácil e rapido que vou apresentar aqui são dos pinheiros feitos com carpete :   recorte triangulos em pares , de vários tamanhos, num deles voce faz uma fenda da ponta ao meio, e em outro da base de um triangulo ao meio , em direção a ponta, cada um destes vai permitir um encaixe e os pinheiros vão começar a aparecer, veja na foto, use um retalho maior de formato ovalado ou irregular para servir de base para o bosque inteiro.

– Plantações :  quem diria que seria tão fácil fazer plantações ! Devido a pequena escala do jogo (1/100 ) um tipo apropriado de retalhos de felpudo, denso e de cor condizente gera um efeito ótimo na mesa, parecendo plantações espessas e maduras de centeio , trigo e coisas do tipo, é simplesmente a coisa mais fácil de fazer e sempre tem utilidade na mesa de jogo além de causar um belo efeito visual.

-Casas :  aqui o bicho vai pegar, a princípio sim, da para fazer incríveis casas em e.v.a como indicado nas fotos, porém existe um recurso mais fácil e também econômico. Casas de MODELOS DE PAPEL, disponiveis gratuitamente  em alguns modelos de casas francesas e alemãs justamente na escala do jogo pela internet,  mande imprimir numa xerocadora em papel de alta gramatura ( 180g/m) e faça as dobraduras,  são casas com poucas dobras, e o efeito magnifico fica por conta da impressão visual das janelas e enxamel  como as que se encontram nas casas alemãs de blumenau por exemplo.  Não preciso dizer que o efeito na mesa de jogo é simplesmente magnífico, todos admiram.

Além destas peças que podem formar um conjunto básico para montar mesas de jogos de disposição e visual diferenciados de várias maneiras possiveis, ainda se pode aumentar a riqueza produzindo mais coisas com certa facilidade e rapidez, basta ter um pouco de imaginação e trabalho .

Fiz uma praça a partir de sucata usando uma tampa plastica de nescau e mais alguns pedaços e uma estatua toscamente esculpida em epoxi.

Também fiz colinas recortando isopor e aplicando serragem sobre cola tenaz.

Uma porção de relevo para cenário com neve eu fiz simplesmente modelando placas de isopor com ferros aquecidos na boca do fogão a gás, criei pontes para o rio com palitos de picolé, e bases para serem calçadas para as casas com retalhos de caixas de papelão pintadas em cinzento.Vejam mais fotos abaixo, as que contém casas mais elaboradas e tridimensionais foram feitas pelo Furlanetto usando e.v.a de maior espessura e depois pintadas, e tem uma foto em que um edifício para batalha de Stalingrado esta sendo efetuado com caixa de papelão de produtos de mercado  :

Em algum dos próximos episódios eu posso falar de peças criadas desta maneira para jogos de batalhas antigas , medievais, em escalas maiores, como a 28mm,  até lá.

Anúncios
 

Tags: , ,

2 Respostas para “GUERRA DE BRINQUEDO 5 – Cenários

  1. Georgeo Gustavo Ribeiro

    03/08/2012 at 3:00 PM

    Sou louco pra jogar algo assim. O mais difícil é arrumar as miniaturas dos soldados, carros e instruções dos jogos.

     
  2. herrmiller

    03/08/2012 at 3:09 PM

    vai procurando minhas postagens aí no blog que tem bastante coisa a este respeito, inclusive o ‘osso’ da questão que são as MINIATURAS de fato.

    tenho recurso pra tudo, dos mais sofisticados até os mais desesperados , como :
    as miniaturas na escala 1/100 WWII, 1/56 MEDIEVAL adquiridas na inglaterra
    passando pelas 1/72 que se adquire aqui no brasil em lojas de modelismo, e até são economicamente acessiveis
    indo até nos SOLDADINHOS DE PLASTICO ( adquiridos em casas china ) e pintado para ficarem mais tchans
    e chegando até nos EXERCITOS DE PAPEL ! ,
    ( e nem falei dos exércitos feitos de durepóxi e sucata, hehehe …)

    vamos conversando, se precisar de algo mais sólido a respeito me procure via e-mail :
    uraniburgo@hotmail.com

     

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: