RSS

Star Wars – Universo expandido

26 dez

Olá!

Você conhece Star Wars? Mas é claro que sim! As grandes massas porém conhecem apenas as duas trilogias, a nova e a velha, além disso há sempre muita especulação sobre como seria se isso…ou aquilo …

O Universo Expandido é um universo lúdico formado pela obra original e todas as continuações ou obras relacionadas que se passam no mesmo universo do original ou façam referência a elementos do mesmo ou a elementos de outros produtos do universo expandido. Mesmo obras encontradas em mídias diferentes como filmes, livros, jogos de vídeo game, histórias em quadrinho, laterais de caixas de cereal e etc.

Freqüentemente Fãs da série Star Wars usam o termo como sendo relacionado especificamente ao universo expandido desses filmes, mas o termo pode ser utilizado para se referir a outros universos detentores de múltiplas obras em diversas mídias como os de Star Trek, Final Fantasy VII, World of Warcraft, Legends of Lodoss Wars, etc.

Creio que umas das primeiras colaborações de peso ao universo expandido de Star Wars foi o filme Caravana da Coragem – Uma Aventura Ewok (Caravan of Courage: An Ewok Adventure) e, para nós brasileiros, a trilogia escrita por Timothy Zahn – A Trilogia de Thrawn contendo os livros Herdeiros do Império, Despertar da Força Negra, e O Ultimo Comando. Quem leu sabe que a força é poderosa nos textos de Tymothy Zhan. Faz parte do imaginário brasileiro as séries de jogos para computador (e mais tarde Vídeo games) Tie Figther e X-Wing da Lucas Arts, além do Knights of Old Republic e do recente MMO The Old Republic. Por fim, mas não menos importante os quadrinhos da Dark Horse Comics da série Star Wars que nos presentearam com edições que contam tanto as histórias dos filmes, do videogame e também do já citado aqui universo expandido.

É Lógico que o Universo de Star Wars também foi expandindo nos jogos de RPG e cartas. Apesar dos suplementos de Star Wars Saga serem fortemente apoiados na aventura visual que o Tio Lucas expôs nos seus seis filmes, há neles muito material complementar, e o que era apenas uma passagem numa cena curta, acaba rendendo muitos parágrafos de ótima informação. Os excelentes suplementos da West End Games aumentaram, e muito, a qualidade dos detalhes que nós fãs conhecíamos apenas nos filmes.

Em breve pretendo trazer alguns detalhes que podem ser utilizados em jogos como fichas e sugestões de aventuras para você utilizar no seu universo expandido de Star wars!

Na dúvida pra saber se algo pertence ou não ao universo expandido, veja se é legal, antes de ser oficial, pois tem muita gente tão criativa, as vezes até mais que a equipe oficial, que realiza um bom trabalho (vide os filmes de fãs como o Dark Resurrection), e desenvolvimento de personagens e cenários. Mantendo a mente aberta você tem um universo de possibilidades!

Game On

 

Anúncios
 

Tags: , , , , , , , ,

2 Respostas para “Star Wars – Universo expandido

  1. Bob Nerd

    26/12/2011 at 11:42 AM

    Eu já ouvi falar que o material do Star Wars D6 era tão completo sobre o universo do tio Lucas que ele indicava esse material como referência para roteirista e atores que iriam participar dos seus filmes! Muitos fãs não consideram algumas coisas como oficial, principalmente no que diz respeito aos quadrinhos pois, já ouvi falar, que eles distorcem bastante coisa dos filmes.
    Quanto aos livros, muita gente só considera o que o Thimoty Zahn escreveu e dizem que o resto é muito ruim!
    Os jogos são um deleite a parte, principalmente o Force Unleashed.

     
  2. cacorpg

    26/12/2011 at 1:00 PM

    Ola Bob,

    eu tenho uma boa coleção dos suplementos para D6 e realmente os Galaxy Guide’s são absurdamente espetaculares em termos de informações, recomento inclusive como referencia pra qualquer jogo que venha usar um space opera.
    Sobre os quadrinhos é verdade tem muita coisa que envolve personagens icônicos como Luke, Anakim, Darth Vader ou o Imperador que surgem com informações conflitantes, mas ainda assim creio que pelo menos 80% do material publicado é de excelente qualidade e altamente utilizado, fica a dica de tentar ler as historias que não envolvam os personagens principais diretamente pois são ótimas.
    da literatura eu realmente já li alguns títulos horríveis, e é um dos motivos que eu não compro muitos pockets de star wars ou star trek, neles geralmente o uso dos icônicos e mais exagerado, mas existem excelentes escritores da nova safra escrevendo para star wars agora como Mel Odom e Richard Lee Biers, que ate agora tudo que escreveram para Forgotem Realms foi de ótima qualidade!

    Obrigado pelo comentário, sua considerações foram muito oportunas!

     

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: