RSS

Curiosidades Sobre Isaac Asimov – DROPS

02 jan

Issac Asimov

Hoje em 2 de Janeiro de 1920 nascia o grande escritor e sem dúvida um bastião da ficção cientifica por tê-la popularizado, Isaac Asimov, e em comemoração ao seu nascimento eu separei alguns fatos legais e curiosos que pontuaram a vida dele.

Ao contrario do que se pensa não foi ele que inventou a palavra robô, somente o termo robótica que é a ciência que estuda os robôs.

Apesar de ser um autor de muito êxito, Isaac Asimov também teve fracassos; talvez o maior deles foi a revista Asimov’s SF Adventure Magazine, que iniciou sua publicação no ano de dez 1978, e terminou-a no mês seguinte, ou seja, publicou só um número.

Outra de suas manias era não desperdiçar nada. Se um relato era desprezado por um editor, Asimov o apresentava a outro. Em uma edição do ano de 1955, “O Plano dos 1000 anos” foi renomeado para “Fundação”.

Apesar da crença de algumas pessoas, Asimov não foi o escritor mais produtivo da história. Quem tem o recorde é Josef Ignacy Kraszewski, um escritor do século XIX, que escreveu mais de 600 livros, ele escreveu apenas um pouco mais de 500 livros

Entre outros cargos, Asimov foi vice-presidente do Clube Mensa, uma associação cujos sócios tem que superar certas provas de inteligência para serem admitidos.

Asimov sofria de acrofobia, medo de altura. Só voou em dois aviões em toda a sua vida, e as viagens de barco também não era seu forte, ele enjoava com muita facilidade.

Asimov odiava ver seu nome escrito errado. Esse foi um dos seus motivos para escrever, em 1957, o relato: “Meu nome se escreve com S”. Os erros mais notáveis foram produzidos nas etapas da revista Galáxia, de Novembro de 1952; e no Prêmio Nebula, outorgado por O homem bicentenário, em 1976.

Mesmo tendo nascido no seio de uma família judia, e conhecendo bem a Bíblia, Asimov escreveu “Guia de Asimov sobre a Bíblia”, e “A história de Ruth”. Asimov era ateu; se considerava um humanista, ou seja, acreditava que os avanços da Humanidade eram responsabilidade dos humanos, e não de seres sobrenaturais.

A idéia da novela Viagem Fantástica não é original de Asimov. Foi escrita baseado em um guia cinematográfico escrito por Otto Klement e Jay L. Biby, e Asimov escreveu tão rápido que o livro apareceu seis meses antes da estréia do filme. Asimov nunca esteve contente com este trabalho. Na dedicatória do livro, ele colocou: “a Mark e Márcia, que me ‘obrigaram’ a escrever este livro”. Asimov tentou corrigir algumas falhas do guia original, mas apesar da oportunidade de escrever sobre anatomia e fisiologia, motivo que no começo o atraiu, ele nunca considerou essa obra um trabalho próprio.

“A Companhia de Robôs e Homens Mecânicos dos Estados Unidos, mais conhecida como U.S. Robôs (U.S. Robotics) implantam a todos os robôs positrônicos as Três Leis da Robótica, que governam seu comportamento.” Quando Asimov desenhou os robôs positrônicos criou três leis para protegerem o homem, e permitir sua aceitação, salvando-os do chamado Complexo de Frankenstein. Diversos especialistas opinam que se algum dia chegarem a criar seres metálicos desta complexidade, sem dúvida eles levarão implícitas essas normas ou algumas regras de comportamento equivalentes, a fim de superar o medo que podem gerar os robôs. A intuição de Asimov sobre o futuro pode ir desde buscar água no espaço até a cirurgia micro celular.

Enfim também segue aqui a lista de prêmios que ele ganhou, que não é pequena o homem era fera!

Premio da Fundação Thomas Alva Edison, 6 Hugo Awards para escritores de de Ficção cientifica, 3 premios Nébula de melhor novela, foi incluído postumamente no Hall da fama da Ficção Cientifica e recebeu pelo menos 14 gruas de Doutor Honorários em diversas universidade , alem de uma vasta coleção de outros prêmios e comendas.

Este é o nosso jeito de dizer parabéns Isaac Asimov!

Anúncios
 
4 Comentários

Publicado por em 02/01/2012 em Geral, Literatura

 

Tags: , , ,

4 Respostas para “Curiosidades Sobre Isaac Asimov – DROPS

  1. herrmiller

    03/01/2012 at 10:09 AM

    Eu acabei conhecendo somente o ASIMOV científico , por causa da astronomia, alguns livros curtos, cheios de tabelas e muita informação cientifica como : ALFA CENTAURI , SATURNO ….
    Ainda estou devendo a mim mesmo a leitura de alguma obra ficcional dele.

     
    • cacorpg

      03/01/2012 at 11:32 AM

      Dae Miller

      vale muito a pena a trilogia A fundaçao e Robôs!

      Caco

       
  2. feliperecka

    03/01/2012 at 11:56 AM

    Li uma coisa ou outra do Asimov, a trilogia “Fundação” eu comprei na metade do ano passado e ainda não tive tempo de ler, mas de tudo que li, o conto que mais impactante para mim foi “A última pergunta”. Ele é bem curto e pode ser encontrado na net (mas o que não é?).

     
  3. Cristiano Lagame

    25/09/2012 at 7:00 AM

    Nossa, que nerd sou eu?! Só agora descobri que os modens U.S. Robotics tiveram esse nome por uma homenagem à Asimov…

     

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: