RSS

VGA 2011 – Pra variar eu “Desconcordo” do ganhador!

10 jan

Senhoras e Senhores,

No final do ano de 2011 aconteceu a divulgação dos melhores do ano no universo dos games: o famoso VGA 2011!

Antes de mais nada, eu aviso: sou “O” chato de galocha!

Esporte para mim tem que ser praticado ao vivo e não pelo video game, com isso, já descartei qualquer jogo nesse sentido.
Sou um pouco hiperativo, minha barra de paciência é menor do que coice de grilo. Qualquer jogo em que haja 5 minutos contínuos de “blá-blá-bla” ou em que eu demore mais do que 3 minutos para pegar um machado e rachar alguém no meio provavelmente esgotará minha barra rapidamente.
Não sou discreto, por isso jogos em que o enfoque é a furtividade passam longe do meu favoritismo!
Tenho todas as traquitanas para jogos de movimento – o Kinetic, o Move e um ultrapassadíssimo Wii – e cheguei à conlusão de que esses artefatos são para ser utilizados em churrasco com os amigos, pois ali sim são divertidos. Ficar pulando sozinho na frente da TV não é minha praia; prefiro ficar largado no sofá com o controle na mão!
Por último, eu até gosto de jogos estilo FPS, mas o problema é que o enfoque principal dos melhores títulos é o multiplayer e eu gosto de jogos com mais história. Com raras exceções (Bioshock, por exemplo), as histórias dos FPS são sempre mais do mesmo.

Com essas singelas informações sobre a minha pessoa, segue um comparativo entre as duas listas: a que venceu e a que eu acho que deveria ter vencido. No fim do post, faço alguns comentários sobre as principais categorias.

Fiz a lista paralela baseada nas coisas de que gosto, ou seja, para mim ela está 100% correta. Não acione a tecla “<RAGE MODE:ON>” se não concordar com a minha opinião.

  VGA EU!
Jogo do Ano The Elders Scrols V: Skyrim Uncharted 3
Studio do Ano Bethesda Naughty Dog
Melhor jogo de XBOX Batman Arkham City Batman Arkham City
Melhor jogo de Play 3 Uncharted 3 Uncharted 3
Melhor jogo de Wii The Legend of Zelda: Skyward Sword Nenhum, Não gosto do Wii, emprestei para minha sobrinha de 8 anos
Melhor jogo de PC Portal 2 BANG!
Melhor jogo para portáteis Super Mario 3D Land BANG! (2Q de 2012 chega para Android \o/)
Melhor FPS Call of Duty: Modern Warfare 3 Qualquer um! Para mim é tudo igual.
Melhor Aventura/Ação Batman Arkham City Uncharted 3
Melhor RPG The Elders Scrols V: Skyrim Não consegui fechar nem Skyrim nem Deus Ex, minha barra de paciência acabou!
Melhor Multi-Player Portal 2 Portal 2
Esporte Individual Fight Night Champion Boxing (Atari), sim aquele da década de 80!
Esporte Coletivo NBA 2K12 Super Spyke Volley (Nintendinho)
Melhor jogo de corrida Forza Motorsport 4 Top Gear (Nintendo)
Melhor jogo de Luta Mortal Kombat Mortal Kombat
Melhor jogo de movimento The Legendo d Zelda: Skyward Sword Neste aspecto, Old School, não gosto de jogo de movimento.
Melhor Jog independente MineCraft Bastion
Melhor jogo adaptado Batman Arkham City Batman Arkham City
Melhor Música Build That Wall Qualquer uma do BANG!
Melhor Trilha Sonora Bastion Uncharted 3
Melhor Gráficos Uncharted 3 Uncharted 3
Melhor Performance Masculina Stephen Merchant (Portal 2) Luke “Mark Hamill” Skywalker (Batman)
Melhor Performance Feminina Ellen McLain (Portal 2) Ellen McLain (Portal 2)
Melhor Jogo para Download Bastion  Bastion
Melhor DLC Portal 2 Peer Review Mortal Kombat: Freddy Krueger

Comentários:

Jogo do ano – Cara, o Uncharted 3 é um filme interativo, jogo enxuto, bonito, engraçado, e que você fecha em umas 7 a 8 horas. Este é o modelo perfeito para mim! Não tenho mais tempo disponível no meu dia-a-dia como tinha nos meus 15 anos. Com exceção de  Red Dead Redemption, não tenho mais a gana de jogar títulos com mais de 15 horas de gameplay. Reza a lenda que o ganhador do VGA deste ano, Skyrim, precisa de umas 40 horas para ser concluído, e isso se você não ficar fazendo muito missão paralela. Tô fora!

Studio do Ano – Apesar de não gostar, entendo perfeitamente o Skyrim ganhar como jogo do ano: a complexidade no desenrolar da história, o mundo livre, as várias opções e tudo mais fazem com que o título seja respeitado. Agora, a Bathesda ganhar como studio é uma vergonha! Argumento com um único motivo: a versão que eles lançaram para Play 3 é terrível, serviço porco, adaptação horrível, as coisas não fluem. Para se ter uma idéia, um save que eu fiz levou 3 minutos para ser concluído! Essa falta de respeito por lançar um produto “bugado” no mercado seria o suficiente para eles que não ganhassem o prêmio! Este título ficaria em melhores mãos se a ganhadora fosse a Rockysteady ou a Naughty Dog.

Melhor Jogo para XBOX – Sei lá, mas eu continuo achando que a coisa está ficando feia para a Microsoft. Até na categoria em que somente os jogos para o 360 seriam avaliados quem levou foi um Multiplataforma, batendo inclusive o badaladíssimo Gears of War 3. Vamos ver se  o próximo Halo consegue trazer força à linha de exclusivos para a empresa do Bill Gates.

Melhor Jogo de Play 3 – Primeiro, nesta categoria só tem jogo exclusivo para Play 3, o que também acho que está errado. Porra, Batman Arkham City bate fácil Little Big Planet. Mas, independente disso, concordo com o resultado final: Uncharted 3 na veia! Esta série é obrigatória para quem tem Play 3. O primeiro jogo já é bom, mas o segundo e terceiro estão em um patamar elevadíssimo!

Melhor Jogo de PC – O melhor jogo para mim é aquele que mais me divertiu e que eu passei mais tempo jogando. Um jogo que nem está na lista, BANG!, foi disparado o que mais me proporcionou isso. Se você não conhece, olhe aqui.

Bang Video Game

Melhores Gráficos – Jogue a fase dos cemitérios de navios e a fase dentro do navio que afunda no game Uncharted 3 e você irá entender que este prêmio é totalmente justo. Outro ponto: as fases onde o Drake carrega uma tocha são um show à parte com relação aos efeitos das luzes e sombras.

O jogo Bastion foi uma ótima surpresa: é o Diablo for kids! Comprei por uma bagatela na semana que deu a louca na Steam. Caso você preferir, pode pegar o demo na Chrome Store! Vale conferir! Achei o Minecraft muito hype por pouca coisa!

E é isso, vamos ver o que rola este ano, mas já adianto: até que se prove o contrário, para mim God of War 4 tem que passar a régua geral nas premiações de 2012!

That´s all folks
@hugomagalhaes
@eugostodejogar
Facebook

 
Deixe um comentário

Publicado por em 10/01/2012 em Geral

 

Deixe um comentário

 
