RSS

Edgard Allan Poe – Biografia

21 jan

Retrato de Edgard Allan Poe, 1848

Nascido em Boston no dia 19 de janeiro de 1809 foi um escritor,  poeta,  romancista, crítico literário e editor estado-unidense, Foi também considerado, juntamente com Jules Verne, um dos precursores da literatura de ficção científica e fantástica modernas. Algumas das suas novelas, como The Murders in the Rue Morgue (Os Crimes da Rua Morgue), The Purloined Letter (A Carta Roubada) e The Mystery of Marie Roget (O Mistério de Maria Roget), figuram entre as primeiras obras reconhecidas como policiais, e, de acordo com muitos, as suas obras marcam o início da verdadeira literatura norte-americana.

Edgard Allan Poe figura hoje como um dos escritores criadores do gênero horror gótico, e sua linha de escrita utiliza muito mais subterfúgios psicológicos que ilustrativos, seus personagens caminham entre a lucidez e a loucura, tudo isso numa ambientação cheia de sombras. Vários autores de renome já se inspiraram nas obras de Poe como o próprio Jules Vernes e H.G Wells.

Suas Historias mais conhecidas são: A Queda da Casa de Usher, os Assassinatos da Rua Morgue e os contos Gato Negro e The Masque of Red Death, que inclusive já renderam versões para Vampiro a Mascara e Ravenloft. Este ultimo também já teve uma versão para o cinema estrelado por Vincent Price que vale a pena conferir!

Um Fato curioso que se iniciou nos anos 40 sempre nos aniversario de sua morte em 7 de outubro é o Poe Toaster ( Brinde ao Poe), que se iniciou misteriosamente mas que agora tem adeptos fieis que na data em questão visitam o tumulo do autor em Baltimore e depositam conhaque e três rosas vermelhas em homenagem ao autor, os que não podem ir ate Baltimore, levantam pelo mundo todo uma taca de Conhaque.

Poe Toaster, Conhaque e três rosas vermelhas.

Sem duvida nenhuma Poe esta e sempre estará na minha estante de leitura, seus contos são cheios de suspense sua narrativa é envolvente, eu recomendo a todos lerem ao menos A queda da Casa de Usher, pelo apelo lovecraftiano da historia.

Anúncios
 
1 comentário

Publicado por em 21/01/2012 em Biografia, Geral, Literatura

 

Tags: , , , , ,

Uma resposta para “Edgard Allan Poe – Biografia

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: