RSS

Você termina seus games?

08 fev

Essa semana estava lendo o MeioBit Games e deparei com uma matéria, fomentada por um artigo publicado pela CNN, que afirma que tem se tornado cada vez mais comum gamers não terminarem seu jogos.

No artigo, Keith Fuller, ex-funcionário da Actvision, afirma que 90% das pessoas não assistem o final dos jogos. Esse número teria sido confirmado por John Lee, vice-presidente de marketing do Raptr, site que coleta informações de mais de 23 milhões de jogadores e que registrou que, na média, apenas 10% deles completaram a última missão dos games.

O post ainda relata que é que o problema não estaria relacionado apenas as produções de pequeno porte. Títulos como o Red Dead Redemption foram citados entre os “não terminados’ um dos principais motivos para isso acontecer estaria relacionado principalmente a idade dos jogadores. De acordo com a Entertainment Software Association, atualmente a idade média dos gamers é 37 anos. Nessa fase da vida, maioria das pessoas está mais preocupada em administrar sua carreira e criar seus filhos, diminuindo assim o tempo disponível para dedicar-se aos jogos eletrônicos.

Um dos motivos a ser considerado também nessa conta, segundo o MeioBit Games, é a enorme oferta de títulos disponíveis no mercado. Nem todos os jogadores estão dispostos a gastar suas horas de folga em uma única produção, logo, o problema não estaria apenas nas pessoas, mas também na indústria sedenta por lucro e que para isso entope semanalmente as prateleiras com lançamentos. Não chego a descordar totalmente dessa afirmação, mas o mercado só está desse tamanho todo é porque existe a variedade de oferta. Muitos títulos são caça-níqueis, sem dúvida, mas tem muio material de qualidade, feito por equipes extremamente profissionais.

Assim como o autor do post original eu procuro começar um jogo só após ter terminado o que estava jogando. Por vezes fico me remoendo com a caixinha do próximo jogo que está fechada ainda, ou com o meu irmão jogando outro título.

A respeito do estudo, confesso que fico triste com essa história toda, nesses ultimos três anos, meu tempo tem sido muito escasso para jogar, mesmo assim, tento reservar os domingos pela manhã ou alguns poucos finais de noite. Apesar o pouco tempo disponível pude assisitir aos finais do Red Dead Redemption (quase chorei com o final), dos três Gears of War (vou fazer uma análise da série), do Mass Effect (vou começar o segundo depois que terminar de escrever esse post), do Batman: Arkham Asylum (o Arkham City está a caminho), do Star Wars: The Force Unleashed, do Bioshock (preciso fazer uma análise desse também) e não me arrependo em nada de ter investido meu precioso tempo neles. Fico imaginando gente que gastou seu rico dinheirinho nesses jogos e não pode desfrutar da verdadeira arte que são os finais de enredo (tá alguns finais são uma merda hehehehe)

E você? Costuma terminar seus jogos? Responda ali nos comentários!

@feliperecka

See you later, elevator…

Fontes: MeioBit GamesYahoo! Voices

 
12 Comentários

Publicado por em 08/02/2012 em Vídeo Game

 

Tags:

12 Respostas para “Você termina seus games?

  1. Rafael Furlanetto

    08/02/2012 at 10:24 AM

    Eu posso dizer com toda certeza que termino 90% dos jogos que começo a jogar. A fórmula que uso é simples…Só compro outro jogo depois de terminar o anterior.

    Meu jogo atual? TES Skyrim, PS3.

    Conclusão: vai demorar pra eu comprar algum outro game, hehehe.

    Lado ruim? Normalmente estou fora da “crista da onda”, jogando jogos que estão “velhos”. Por exemplo, recentemente terminei Mass Efect 2, quase às portas de se lançar o 3 e já com milhões de pessoas com ele finalizado. Mas de fato isso nada me incomoda.

    Lado bom? Quase sempre compro jogos baratinhos.

    Abs.

    PS: BIOSHOCK é fodástico, não achou? Eu adorei os dois e aguardo ansiosamente o terceiro.

     
    • feliperecka

      08/02/2012 at 10:44 AM

      Também acabo comprando jogos um pouco depois do lançamento. O Mass Effect 2 comecei ontem (quase 3 anos depois do lançamento), logo faço um post contando pq gosto tanto da série.

      Além do Batman Arkham City eu também comprei o Skyrim, mas vou demorar um pouco para começá-los (o primeiro mass effect eu tenho um save de 40 horas hehehehehe).

      Bioshock eu joguei só o primeiro e afirmo sem medo de ser feliz: esse jogo é foda demais!!!! O segundo não teve envolvimento do criador por isso não me animei muito. Aguardo o terceiro, me parece que vai ser muito bom.

      Valeu pela visita e comentários Rafael, volte sempre!

       
  2. BIG

    08/02/2012 at 10:50 AM

    Atualemente estou revisitando jogos antigos e realmente estou com um monte de jogos que comecei, estou perto do fim e não terminei… Diablo II, Final Fantasy VII, GTA San andreas… sem contar os jogos do emulador: final Fantasy VI, Shadowrun…

     
    • feliperecka

      08/02/2012 at 10:57 AM

      Hum… para mim jogo mega antigos é que são o problema. Na época que não existiam os saves eu quase não conseguia terminar nenhum. Quando tive um nintendo 64 a coisa mudou de figura, aí pudia jogar um pouco por dia e progredindo aos poucos.

      Boa sorte aí BIG… principalmente com o GTA SA e o Diablo II (e que venha o Diablo III)!

       
  3. rtribasbas

    08/02/2012 at 11:15 AM

    Meu brother, eu peno com isso… e exatamente pelos motivos expostos, principalmente pela grande oferta de games e pela facilidade em comprar games importados à preços baixo, nas promoções do Steam e congêneros.
    Ainda tenho para acabar: Mass Effect 1 e 2, GTA IV, Dragon Age Origins, CoD: Black Ops (nunca toquei no single player), e pelo menos outros 15 games.
    Parei de comprar jogos, temporariamente, para dar um pouco de atenção a todos os que tenho.

     
    • feliperecka

      08/02/2012 at 11:29 AM

      Acho que a grande dica é postergar a compra, mas não muito, afinal eu estou procurando o Dead Space 1 para comprar e não acho mais 😛

      Interessante, você não é o primeiro que afirma que não chegou perto da campanha do Black Ops e, imagino, que só jogou o multiplayer (que aliás é algo que tb conta como fator para não terminarmos outros jogos).

      Volte sempre!

       
  4. helisonbsb

    08/02/2012 at 2:25 PM

    jogar video game hoje em dia virou rarida para quem é pai de família ou trabalha muito e ganha pouco!!!!eu sou do quem trabalha muito…a verdade que quando criança não tinha tanto acesso a jogos e videos como hoje,,,e hoje tenho esse acesso e não tenho tempo…hoje em dia jogar está dificil,,,me lembro de muitos jogos de 8 bits da época em que eu jogava e nunca zerei ou cheguei ao fim…acabei vendo mesmo o final do jogo em videos no youtube e similares!!!!!de um certo modo me poupou tempo,,,em muitos jogos que a dificuldade predomina,,,a falta de tempo me obriga a ver o final de determinado jogo na internet e isso me faz ir para a próxima missão!!!!procuro mesmo é tentar me divertir,,,acho que existem pessoas que largam determinado jogo por ter zerado,,,eu não sou assim,,,já tive essa fase,,,mas, hoje procuro mesmo tentar aproveitar o máximo de tempo possível jogando, conciliar a vida social e virtual é uma verdadeira missão….então molecada,,não tenham pressa de crescer!!!!

     
    • feliperecka

      08/02/2012 at 3:43 PM

      Está aí um conselho que vale ouro: “molecada, não tenham pressa de crescer!!!!” Eu tento seguí-lo a risca, continuo sendo o mesmo crianção faz 28 anos hehehe.

      Concordo que tempo é o fator predominante para não terminarmos todos os jogos que compramos.

       
  5. Maza

    08/02/2012 at 2:34 PM

    Recka, tem que lembrar também de dois elementos que afetam essa falta de ritmo (positivamente ou negativamente) entre comprar jogo e terminá-lo: steam e suas promoções, tentando você a comprar um jogo novo e usualmente começando a jogar ele para sentir o gostinho; e MMOs, que por demandarem tempo infinito, quem joga MMO e quer jogar jogos “normais” tem que se organizar para parar e ir jogar o outro.

    O legal para jogadores de PC, o steam e similares permitem que vc mudando de computador ou mesmo daqui alguns anos possa abrir sua conta, ver aquele jogo não terminado e retomá-lo. Se ele tiver compartilhamento do tipo cloud (que salva teu jogo no servidor do steam), vc ainda retoma de onde parou.

     
    • feliperecka

      08/02/2012 at 3:52 PM

      Steam sei que é uma parada revolucionária, sei que tem descontos muito bons, mas prefiro não instalar no meu pc por doi principais motivos:

      – preguiça: normalmente nos PC’s (ou só no meu que acontece isso) falta algum plugin, directX e o escambal para poder jogar. Configurações e outros pormenores que me irritam na hora de instalá-los, por isso fico com os consoles.

      – amor a minha vida: sei que se eu baixar o steam vou comprar mais jogos que minha vida permitiria, aí prefiro pagar mais caro e ter mais tempo para coisas como alimentação e sono.

       
  6. herrmiller

    13/02/2012 at 10:06 PM

    O que acontece é que depois que comecei a jogar shooters MULTIPLAYER com adsl em 2005 ou por aí eu não consegui encontrar mais motivação em avançar FASES em jogos.
    Fico ali sempre procurando um servidor lotado para fazer algum tiroteio nos jogos de tiro mais realistas que posso encontrar ( RED ORCHESTRA entre outros).
    A vantagem do multiplayer é incrível : um jogo que dura ANOS literalmente !
    A mais economica modalidade de consumo de games eu presumo.
    COD4 por exemplo, mal me dei ao trabalho de ‘olhar’ as fases do singleplayer , já fui correndo ver se o modo HARDCORE que tinha para multiplayer prestava ! ( em clan/servidores muito disciplinados e exigentes até que pro meu gosto prestava mesmo )

    Mas, acho que esta na hora de eu voltar a conferir o que esta passando no mundo SINGLE dos jogos hoje em dia, já que o hardware avançou bastante, embora conferir se os desenvolvedores estão originais e criativos explorando bem os recursos ( espero não me decepcionar )

    Sem duvida alguma eu serei como antigamente : SEMPRE TERMINAR ( mas nunca repetir ) antes de avançar para o próximo jogo ! 🙂

     
    • helisonbsb

      14/02/2012 at 10:08 PM

      depois de quase dez anos,,,acabei de zerar r-type do master system,,,clássico!!!to sem tempo mesmo!!!!

       

Deixe um comentário

 
