RSS

Guerra de Brinquedo 8 – Naves Espaciais com novos autores

23 fev

MATEUS – um novo participante do clube de wargames e miniaturismo de Curitiba, TROPAS POLARES, e  aficcionado por naves espaciais e grande colecionador de miniaturas do tema, resolveu desenvolver seu próprio sistema de jogo onde pudesse utilizar seu grande acervo de naves espaciais dos mais diversos universos ficcionais da melhor maneira possível , usando sua experiência com outros sistemas do gênero e seu desejo de ter um sistema próprio com tudo que pudesse ter de melhor no segmento denominou seu sistema de combate com naves espaciais de

PAX STELLARUM….

Inauguramos o SISTEMA com uma partida teste  que foi ambientada no universo STAR TREK , enquanto eu aguardo o relato da partida e suas impressões a respeito vou me adiantar e  tecer alguns comentários pessoais a respeito do que achei do sistema :

Um sistema completo, muito consistente, complexo mas não excessivo, e muito sofisticado.
Em suma é um sistema ‘perfeito’ !
Bastando tão somente alguns ajustes menores para torna-lo mais ou menos ágil ou dinâmico no desenrolar das partidas conforme a pontuação, na verdade é uma calibração que somente jogando com outros oponentes o autor do sistema consegue definir!

O Mateus não errou em momento algum na criação e elaboração do sistema, ele conhece sistemas variados que tratam deste tema de batalhas com naves espaciais e acho que conseguiu juntar o que havia de melhor aqui ou ali junto junto com suas idéias e criar um sistema que para mim tem muito futuro.

ME FALTA a experiencia adequada neste tipo de sistema para tecer comentários tão aprofundados, mas é que realmente eu gostei do que vi…..
Preciso agora conhecer um ou dois sistemas do tipo, os mais notórios que tenham por aí, como por exemplo o  BATTLEFLEET GOTHIC  ( algo assim ) da empresa  GW criadora do famoso WARHAMMER,  para ter o substrato necessário para opinar em vantagens e desvantagens entre este ou aquele sistema…..
Eu sou um notório jogador que procura simplicidade e agilidade em sistemas de combate, então pode ser que eu mude levemente minha opinião se algum dos sistemas conseguir brilhantismo com mais agilidade , mas como já disse, em se tratando de um jogo de combate com miniaturas na tematica de naves espaciais, o trabalho no sistema PAX STELLARUM está impecável e conseguiu colocar no jogo e na estratégia todos os ingredientes que este tema exige….
escudos de força, poder bélico futurista, manobrabilidade no espaço, sistemas de radar, contramedidas, etc….

E um ingrediente que acrescentou sabor a partida foi o fato de que as ‘peças de cenario’ neste jogo se movimentam!
Era uma questão opcional a ‘cenica’ da mesa ser dinamica ou não, mas ao optar por faze-la dinamica a coisa toda ficou mais interessante….
um sistema planetário, e 3 campos de asteróides que se deslocavam pela mesa a cada turno geravam situações perigosas a frotas desatentas, e a movimentação do terreno teve que ser levada em conta a cada rodada…..

Embora jogar mais para afinar e refinar o sistema até deixa-lo redondo e ágil para partidas de médio tamanho, sabendo o jogador que partidas pequenas poderão ser muito ágeis e partidas grandes não demorarão tanto assim.

PARABÉNS ao Mateus pela criação elaboração do seu sistema de combate com miniaturas no tema futurista de batalhas espaciais !


fase inicial do combate, minhas esquadras de naves verdes ( klingons ) se movimentam em somente um dos flancos do espaço sideral como uma armada bem coesa
nas setas em azul o movimento aproximado dos objetos siderais que permeavam o espaço na batalha


estágio avançado do combate espacial, após a destruição da nave líder do inimigo, sua vanguarda promove alguns estragos na minha frota , mas eu aproveito a ousadia do adversário contra atacando sua esquadra avançada, tomo controle de uma das naves inimigas através de um assalto impetuoso


situação final da batalha : o inimigo revida, manobra e causa danos, a situação é tensa…. mas a batalha termina inconclusiva pelo adiantado da hora….

Anúncios
 
1 comentário

Publicado por em 23/02/2012 em Geral

 

Uma resposta para “Guerra de Brinquedo 8 – Naves Espaciais com novos autores

  1. javo

    23/02/2012 at 5:21 PM

    muito interessante a integração com o cenário!

     

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: