RSS

Victoriana RPG – 2ª Edição – Resenha

23 fev

Olá meus caros colegas de RPG. Você gosta de Steampunk? Aliás, o que é afinal Steampunk? Bem, “Steampunk” assim o “Cyberpunk” é um gênero estético que pode ser aplicado à literatura, quadrinhos, música, cinema, etc. A idéia do “steampunk” é a concepção especulativa de uma realidade onde a era vitoriana, ou a realidade do velho oeste, incorporaram elementos de ficção científica e fantasia.  Não vou me arriscar muito a ficar conceituando algo que nossos colegas do Conselho Steampunk fizeram tão bem. Bem, dito isto, posso afirmar com segurança: Victoriana é um RPG Steampunk dos bons. Foi escrito Kristian Bjorkelo, Andrew Peregrine, Scott Rhymer, Ian Sturrock e John Tuckey. A empresa editora é  Cubicle 7 Entertainment.

O foco em Victoriana é a vida no Império Britânico num mundo Steampunk. No mundo de Victoriana, temos Elfos (aqui chamados de Eldren), anões, gnomos, halflings, ogres e beastmens (homens-animais) convivendo com os nobres, burgueses e gentio da preconceituosa sociedade inglesa. O roleplay deve sempre ter em mente considerações acerca de classe, gênero e religião, considerando o background altamente conservador em que os jogadores estão inseridos. Uma boa parte do livro é dedicado à etiqueta vitoriana, sexualidade, religião e economia. Muitos dos pensamentos (em se tratando de teoria econômica, filosófica e científica) em discussão durante o período é abordado no livro. A religião é uma aspecto importante em Victoriana. Aqui a religião dominante é um análogo do cristianismo chamado de Aluminat (Aluminata). Aqui, a religião adquire os contornos do anglicanismo inglês fundido com a instituição romana. Outros nomes para análogos reais como o Judaísmo e o Islamismo também existem (exceto em relação ao Hinduísmo, algo que considerei meio gafoso visto que se o objetivo era evitar polêmica ou dar personalidade aos análogos fictícios, que se fizesse o mesmo em relação à fé indiana). Existem também descrições sobre coisas vitorianas ao redor do mundo. O Brasil e a América latina foram esquecidos, é claro.

No mundo de Victoriana existe magia. Magos fazem parte da sociedade e dependem de uma licença para praticá-la. As escolas mágicas de Necromancia e de Demonologia são consideradas proibidas (precisam de uma licença especial para sua utilização; a mera possessão deste conhecimento pode eleger o cárcere  do mago). Também é possível a utilização de poderes de fé e habilidade de mediunidade (que são mais seguras mas menos poderosas). Tecnologia à vapor também tem um papel importante no cenário, embora eu ache que neste ponto o RPG ficou devendo um pouco, sendo um pouco superficial nas inovações, mas enfim…

O sistema na 2ª edição é o Heresy, que pugna por  utilizar dados d6. Somam-se o valor de atributo+perícia. Têm-se o número de dados a serem rolados. Números 1 e 6 são sucessos. Os 6 podem ser re-rolados. Se mestre quiser aumentar a dificuldade, ele inclui os Black Dices, que são dados que, se rolarem 1 ou 6 subtraem sucessos, embora o 6 dos BDs não sejam re-rolados. O número de Black Dices incluídos variam de acordo com a dificuldade. É um sistema maneiro. Como de praxe também há uma sessão de equipamentos. Ela é bem completa e é um dos pontos altos do livro. Há mais à frente um bestiário. Bem útil e com criaturas assustadoras como anjos caídos a la Hellraiser e demônios, embora o foco seja seja, sem dúvida, o homem contra o homem (ou elfo, ogres, halflings…você me entendeu).

Bom, se você quer um RPG Steampunk que vá direto ao ponto, sem as esquisitices de um Castelo Falkenstein, simples e divertido, Victoriana é para você.

Anúncios
 
3 Comentários

Publicado por em 23/02/2012 em RPG

 

Tags: , , , ,

3 Respostas para “Victoriana RPG – 2ª Edição – Resenha

  1. helisonbsb

    25/02/2012 at 7:12 PM

    legal o post!!!!não conhecia muito bem o termo,,,mas deu para fixar as palavras!!!!recomendo!!!!

     
  2. guidoconti

    27/02/2012 at 8:43 PM

    Oi helisonbsb,

    Recomendo também o Castelo Falkenstein se voce curtiu a ideia do SteamPunk.

    Abraço e obrigado pelo comentário.

     

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: