RSS

História e Fantasia – 1 REI ARTHUR

02 mar

Bem, eu sou uma aberração ! ou tenho ‘problemas’,hehehe…

Eu sou o cara do ‘realismo’ , conhecido nos anais do mundo dos jogos como um tremendo,hmm, chato ? …. é possível, mas ninguém ainda teve coragem de me dizer isto na cara, hehehe…
O meu negócio, por mais que jogue um wargame com miniaturas, de mesa, ou mesmo um jogo de PC, é que o jogo esteja ambientado, configurado, formatado, preparado, …. ou tenha  cunho realista, e para mim , quanto maior melhor….
Quer dizer, não falo aqui de regras que tornem a coisa impossível de acontecer, mas que a coisa seja sim bem consistente com a realidade, de preferência com uma temática no mundo real, e sim pode ter regras e condições difíceis principalmente para jogos eletronicos que me entediam com as facilidades exageradas que impoem na forma de jogar,  e caso a tematica do jogo não seja realista, então que  a verossimilhança  seja rigorosa pra dizer o mínimo.

Por isto você me vera por aí citando jogos de tiro como RED ORCHESTRA – OSTFRONT ao invés de FALLOUT , e wargames de miniaturas como FLAMES OF WAR ao invés de WARHAMMER FANTASY …..
Nesta filosofia, eu trarei para vocês pequenos artigos que apresentam textos de cunho histórico que se relacionem de alguma maneira com o universo dos jogos, sejam de tabuleiro, miniatura, ou jogos eletrônicos.

Vou iniciar esta sessão com algumas palavrinhas a respeito do mais famoso personagem  mítico-histórico de todos os tempos   :  REI ARTUR

=== REI ARTHUR ===

é na BRETANHA ( parece-me aqui que  o autor se refere a PEQUENA BRETANHA, a bretanha ao lado da normandia na França  e não a ILHA BRITANICA ) que nasceu para a narrativa universal a imponente figura do valente rei ARTUR.
O pouco que sabemos desse rei, fidedignamente , é que lá pelo século V ou VI A.D. existiu um carismatico caudilho anglo-romano chamado OWAIN DATGWYN, cujo apelido ART ( urso ) foi o que finalmente o projetaria universalmente até nosso dias.

O mito arturiano foi modelado ao longo dos séculos, primeiro pelos clérigos amanuenses, depois pelos trovadores e bobos da corte, e mais tarde por narradores romanticcos e roteiristas cinematograficos.
de acordo com as cronicas do monge GILDAS no seculo VI, existiu um chefe tribal que conseguiu, apos muitos combates, unificar as tribos celstar da BRITANIA, em plena idade das trevas praticamente nada era passado para o papel.
é portanto mérito da tradição oral que esse personagem tenha chegado a tão digno porto.
nos seculos IX e X artur surgira novamente como guia dos saxões nas eternas lutas de ALBION.
livros de peso como HISTORIA BRITTONUM ou ANNALES CAMBRIAE reforçarão a idéia de um passado glorioso para os britanicos.

no século XII a HISTORIA REGUM BRITTANNIAE assentará a filosofia vital do universo arturiano para que anos depois a mitica rainha LEONOR DE AQUITANIA , mae de RICARDO CORAÇÃO DE LEÃO, encomende a seus trovadores a recuperação total dessa tradição.
Serao autores medievais como chrétien de troyes ou robert de boron que darao o impulso definitivo ao rei artur e os seus, mago merlin, morgana, gwenhwyfar, casim como so cavaleiros puros da tavola redonda.
segundo parece nessas mesmas lendas arturianas encotra-se um fato que mais tarde ganhar sentido com a assombrosa JOANA DARC,nas compilações de velhas histórias populares celtas encontramos um mago merlin anunciador de um vaticinio que séculos depois tornar-se-ia gozosa realidade.
Na profecia o velho druida prognosticava que a França correria um terrível perigo e que só uma donzela surgida do bosque mágico das fadas seria capaz de resolver a situação garntindo assim o futuro do pais gaules.
…. fonte : O MARECHAL DAS TREVAS – de JUAN ANTONIO CEBRIÁN

talvez um brasão dos descendentes de OWAIN

 
2 Comentários

Publicado por em 02/03/2012 em Geral

 

2 Respostas para “História e Fantasia – 1 REI ARTHUR

  1. Gilson • RPG • Educação

    02/03/2012 at 2:11 PM

    Já refleti muito sobre realidade e verossimelhança em jogos. Um dos pontos cruciais é a saúde. Como são os ferimentos e moléstias nestes jogos que você gosta? Duram dias, semanas ou meses como no mundo real? Fiquei curioso.

    Aguardo. Abraço!

    Gilson

     
  2. herrmiller

    03/03/2012 at 11:01 AM

    Bem, se eu fosse jogar THE SIMS eu acho que devia haver um sistema de DOENÇAS, e que quanto mais realista mais eu apreciaria.

    Já no shooter RED ORCHESTRA, o mais realista dos jogos de tiro, voce leva um tiro na mão e derruba a arma, um na perna e paralisa e manca uns segundos …. E SÓ …..
    por mim poderia ir muito além disto, MAS, não existe nada assim no mercado, e se acho ele o melhor é SÓ porque ele tem MAIS realismo que outros, e não TODO o realismo que eu gostaria ou acho que podia ter num jogo eletronico, hehehe….

    LÓGICO que existe uma ‘equação’ a ser cumprida, não dara para tornar realista até ao ponto que se torne INJOGAVEL, ou algo neste sentido, que a diversão não seja conseguida, pois aí acima de ser um jogo de tema tal ou qual pode virar um ‘simulador de problemas humanos’ , hehehehe….

    CONCLUINDO : mas que da para melhorar muito , muitos jogos no mercado isto da …. por exemplo, até hoje é ROTINA em jogos de tiro voce correr com seu soldado com uma CRUZ DE MIRA na tela, te indicando onde o tiro vai dar, ora, jogos como red orchestra, insurgency, project reality aboliram este tipo de recurso, obrigando o jogador a ‘puxar a arma ao ombro para mira pela alça de mira da arma ‘ , isto é uma coisa das mais basicas para melhorar a ‘consistencia’ digamos assim, de um jogo com a realidade, não remove a diversão, pelo contrário…..
    só para exemplificar, um outro passo é após o soldado fazer esta mira, quanto mais e mais ele segurar a arma nesta posição mais ela vai oscilar, dificultando a mira, a não ser que ele apoie ela em algum lugar, …. bem, são coisas assim que eu gostaria de ver num SHOOTER e quanto mais melhor….

     

Deixe um comentário

 
