RSS

Wargames eletrônicos = ROME TOTAL WAR

05 mar

Em WARGAMES ELETRÔNICOS vou trazer alguma informação e entusiasmo sobre jogos de guerra MULTIPLAYER que eu topar no caminho …..
“Consoles” não vão entrar aqui, pelo simples fato de que eu ainda não me animei a adquirir algum, acreditando que os jogos de computador tem melhores possibilidades neste segmento de jogos online , além de achar o uso de mouse  o que há de melhor para controle de certos tipos de jogos !

É , pode ser só uma questão de costume, e pode ser também que os ‘consoles’ já estejam em pé de igualdade nas questões de jogos em rede e tudo que preciso é me atualizar…. bem, eu vou chegar lá qualquer hora, mas enquanto isto, aproveitem minhas experiencias com alguns jogos de PC de guerra e multijogadores.

E vou começar com um jogo que já esta ficando antiquado, e que imagino qualquer bom videogame de console consegue reproduzir inclusive pra jogar em rede :

ROME TOTAL WAR

ROME TOTAL WAR :
Há um tempo atrás aproveitei uma promoção da STEAM e por menos de 10 dólares adquiri o agora antiguinho ROMA TOTAL WAR com uma expansão de guerras bárbaras e guerras macedonias….
Apesar da fama da franquia TOTAL WAR ter sido feita ainda no tempo do SINGLEPLAYER, ele se presta muito bem ao modo MULTIPLAYER

Este fim de semana eu finalmente adquiri intimidade com o jogo e o modo online , e entre as batalhas que participei uma foi daquelas inesqueciveis que remontam a realidade das batalhas antigas…..

Infelizmente a seleção de armys é conforme a ‘vontade do fregues’ , quer dizer, voce conecta via rede, no meu caso por alguns problemas de firewall e/ou roteador que o jogo apresenta, eu tenho que usar o GAMERANGER , um programa parecido com o HAMACHI que cria uma lan virtual onde o pessoal inscrito pode se digladiar ….
Então eu conecto no GAMERANGER , faço um host para o jogo e logo alguém cai na rede e partimos pra porrada….
Como eu não domino muito o ingles para escrever, e nem conheço os adversários, eu simplesmente determino a PONTUAÇÃO a ser usada, escolho o mapa, acerto as condições de batalha ( é bom usar um tipo de regra chamada CWB que impoem limites para certos tipos de tropas e restringe o uso de armas de cerco na batalha campal) )
Então cada lado escolhe seu exército e a batalha começa.

Aí que seria muitissimo interessante contar com alguns parceiros rotineiros de jogo para as vezes COMBINAR o uso de armyes que historicamente se confrontaram….
MAS mesmo que assim não ocorra, qualquer army que se use esta dentro de um escopo histórico aceitável …..

Bem, como eu estava dizendo, uma partida entre elas teve um sabor especial, eu peguei ROMA DA CASA DE JÚLIO, e o adversário pegou MACEDÔNIOS DE ALEXANDRE ….
Eu montei um exército composto de :
4 coortes urbanas
5 cavalaria pretoriana
4 arqueiros
4 arqueiros auxiliares ( possuem armadura leve)
3 javelins ( escaramuçadores )

O adversário veio com lotes de FALANGES , alguma cavalaria leve e lotes de escaramuçadores

A batalha começou em grande estilo, com a cavalaria nas alas, as coortes urbanas numa linha de frente e os arqueiros avançando entre eles para fustigar o inimigo a distancia.
Os javelins avançaram correndo e começaram a cutucar o inimigo com seus dardos de curto alcance…

Inicialmente o inimigo reagiu lançando a cavalaria ligeira sobre os javelins, mas ambos atuavam conforme o tipo de unidade que são projetadas, em ESCARAMUÇA, que quer dizer, instigar o inimigo, incomoda-lo, alveja-lo e quando ele tentar o combate se afastar dele …..
Quando o inimigo tentava avançar com mais impeto sobre os javelins eu colocava os pretorianos para cavalgar sobre ele, mas eu recuava no que ele detinha seu ataque…..

Enquanto isto eu estava feliz com meus arqueiros chovendo flechas sobre o inimigo, me sentia confiante, e lentamente fui avançando as coortes urbanas de legionarios experientes que bradavam e batiam nos escudos …..
Então o inimigo fez algumas manobras diversionárias com a sua cavalaria , seus escaramuçadores e lanceiros, eu enviei parte da minha cavalaria sobre eles e um dos flancos fechou-se em combate feroz, minhas coortes de legionarios não engajaram e eu cometi o erro fatal da batalha, travei combate com eles contra as falanges do centro, por minha propria iniciativa, quer dizer, carreguei contra eles !
Uma chuva de dardos veio da retaguarda, ordenei o TESTUDO para eles e as baixas foram minimas, finalmente impactei contra as falanges, então o sangue começou a jorrar, com algumas manobras que eu agora não consegui bem definir o inimigo conseguiu romper o meu flanco direito, atacou os arqueiros que sairam em debandada, minha cavalaria ficou entretida com uma parte dos inimigos e o resto deles fez a classica manobra de envolvimento sobre as coortes no centro, o resultado foi uma barafunda dos demonios de homens gritando, caindo, estocando e fatiando….

Neste momento o valor dos homens que eu tinha trazido para a batalha se fez mostrar, as coortes urbanas eram das unidades mais elites e investi mais sestércios em treinamento e armadura para deixa-las realmente valentes…..
O fato é que eles fincaram o pé no campo de batalha e não romperam !
Porém começaram a morrer, com as unidades cada vez mais reduzidas….
Preservei a figura do general , se ele caísse o meu exercito ficaria a um triz de desmantelar por inteiro….

Quando eu finalmente consegui arremeter minha cavalaria pretoriana sobre as falanges macedonias engajadas era tarde demais…..
Eles deram um grande auxilio, as coortes urbanas resistiam bravamente, e quando tudo parecia perdido meus romanos romperam uma falange aqui, outra ali, e por um momento eu pensei que iria virar o jogo !

Então o combate continuou, homens gemendo, armas tinindo, trompas soando no campo de batalha, nada daquele jogo tipico onde o rompimento vem num instante, não , a coisa foi suada para ambos os lados…..
MAS finalmente o inimigo conseguiu supremacia no campo de batalha, algumas coortes resistiram até o ultimo homem entretanto foram sobrepujados e batidos pela falange macedonia…..

Um triste dia para a glória de roma, mas uma grande batalha a ser cantada através dos tempos….

OUTRAS batalhas deste dia foram :
Roma de Julio
contra Roma SPQR
Roma de Julio contra, contra os homens livres da Grecia, contra os exercitos seleucidas, e até uma batalha contra os germanicos !

Se alguém por aí se aventurar em comprar esta boa oferta de ROME TOTAL WAR pela STEAM, me comunique que terei o maior prazer em combinar umas batalhas épicas por aí.

ROME TOTAL WAR e DBA :

Jogar Rome Total War multiplayer me pareceu ter similaridade com jogar DE BELLIS ANTIQUITATIS com miniaturas….
Os tipos de unidades:
lamina, lança, falange, escaramuça,, archearia, elefantes, artilharia, estão todos lá, com certeza que um jogo eletronico permite muito mais especializações pois tudo é automatico, mas a forma de se jogar é muito simples, e não só o tipo de unidade vai determinar a vitória mas sim a maneira como são posicionadas e manobradas no campo de batalha.

Vou explorar bem este terreno da guerra antiga em ROME TOTAL WAR e depois vou avançar para o MEDIEVAL TOTAL WAR e finalmente curtir a era da PÓLVORA com NAPOLEONIC TOTAL WAR , um avanço bem apropriado.

aqui tem um video de um MOD para Rome total war chamado SPQR

aqui um saboroso TOTAL WAR no periodo da polvora preta :

alguns videos estão com baixa taxa de quadros, no jogo é muito melhor
aqui 300 espartanos X 10.000 horda de peoes

Anúncios
 
3 Comentários

Publicado por em 05/03/2012 em Geral

 

3 Respostas para “Wargames eletrônicos = ROME TOTAL WAR

  1. Julio

    06/03/2012 at 1:36 PM

    Opa beleza? cara sou da mesma opinião, video game não me agrada muito também. Nada melhor do que um PC equipado com uma boa placa de vídeo e uma TV de 40″ para jogos RTS. Gostei do post, também sou fã de RTS e deixo uma sugestão viciante, um jogo chamado Company of Heroes. A primeira vista parece haver um certo desbalanceamento, porém com muitas horas de jogo você percebe que não. Diversão garantida. Qualquer coisa podemos jogar. Valeu.

     
  2. herrmiller

    06/03/2012 at 3:01 PM

    COMPANY OF HEROES, já ouvi falar e vi uns videos, andei namorando ele, e um outro chamado , MEN AT WAR ( acho q é este o nome ) ambos vendidos pela steam, se ali na frente eu pegar o COH vou te contatar….. ( e se alguma hora voce se abraçar com ROME TW, faça o mesmo )
    Enquanto isto e para garantir que tal voce me enviar um e-mail ?
    só para o contato ficar indelevel na lista de contatos ?

    em breve eu vou falar de um outro que foi lançado há um mes, não possuo, mas ouvi alguns comentários muito bons e pretendo abordar o assunto .

     
    • Julio

      07/03/2012 at 3:56 PM

      Opa com certeza. Eu não achei o seu email, mas fica o meu: juliocez4r@hotmail.com, além de eu gostar de jogos RTS, começei com o warcraft 1 e nunca mais parei, passei por starcraft, brood war e agora o starcraft 2 e outros. Eu outro dia me inscrevi um uma liga profissional que paga os jogadores e suas equipes para jogar, e procuro alguém que goste de jogar com verdadeira estratégia para entrar nessa e formar um time. Se voce aprecia jogos de RTS com eu, podemos jogar algumas vezes pra diversão e pensar em talvez montar um time profissional. Estamos ai, valeu.

       

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: