RSS

O Live Action do God of War chama-se Fúria de Titãs 2! – Resenha

30 mar

Senhoras e Senhores.

Estréia hoje o sensacional Fúria de Titãs 2.

O filme se passa 10 anos após os eventos do primeiro longa. Theseus não quis assumir seu posto como semi-deus e passou a viver como pescador em uma pacata ilha com seu filho. Tudo está muito bem, até o momento em que os deuses começam a perder seus poderes e o titã Cronos esta prestes a ser libertado. Zeus, pai de Theseus, vai até ele para solicitar ajuda. Pronto, este é o plot inicial do filme. A partir deste ponto eles mostram as alianças entre os personagens, as traições, a inveja e o maior enfoque, a relação pai e filho, seja ela entre Zeus e Theseus ou entre Theseus e Hélios, sem falar nas batalhas, muitas batalhas.

Comparando diretamente com o filme de 2010, esta continuação e muito superior. Como o primeiro foi uma refilmagem, estava muito amarrado ao original do 81, fato que não acontece agora. É sempre complicado comparar uma refilmagem atual com um filme que faz parte das suas memórias. Posso dar como exemplo o seguinte exmplo, a situação que ocorreu no filme dos planetas dos macacos. Eu achei o “Planeta dos Macacos – A Origem” bem superior à refilmagem feita pelo Tim Burton em 2001. O primeiro estava contando uma história nova, tinha muito mais liberdade, o segundo estava atualizando um filme clássico.

Agora um ponto que eu faço questão de falar. Se um dia fizerem um filme do “God of War” tem que ser no mesmo padrão do Fúria 2. Senhores, toda a estética, cenário, ambientação estão sensacionais. Eu arrisco  dizer que eles se basearam, e muito, na franquia do jogo para fazer este filme. O Tártaro do filme é o equivalente ao Templo de Pandôra do GoW I somado ao Labirinto do GoW III. A Lança no longa é o equivalente a Blade of Olympus no GoW II, e por aí vai. Nas tomadas de câmeras isto também acontece, a descida dos deuses ao submundo governado por Hades é idêntica quando Kratos voa para alcançar o topo do labirinto na terceira parte do jogo. Aqui um pequeno Spoiler, marque o texto se quiser ler. Daqui! No filme Ares tem inveja de Theseus, por ele ser preferido por Zeus. É o mesmo discurso de Hércules no God III .Até aqui!

Assista ao trailer. E preste atenção no monstro que aparece ao 25 segundos do vídeo, falarei dele mais tarde.

Para não dizer que tudo são flores, tem dois fatos pequenos que me incomodaram e outro que o Caco achou ruim.

Primeiro o meu problema. Senhores, Zeus só é gente boa no filme do Hércules da Disney. Se você ler qualquer livro de mitologia você irá descobrir que o cara é baita de um sacana, não esta nem aí para os filhos, quer ser o maioral. Este é o comportamento padrão dos deuses da mitologia, não só de Zeus. No filme eles amenizaram isto e humanizaram o personagem, ali tudo se encaixa e faz sentido, mas eu não gostei, prefiro a versão egocêntrica dos soberano do Olimpo. Outro ponto que eu não gostei muito é aquela necessidade desesperada de colocar “Girl Power” no filme para atrair o público feminino. Na boa, as duas mulheres que aparecem neste longa são esteriótipos ultrapassados, uma é fraca e ferra tudo e a outra é o parzinho romântico. As duas são dispensáveis.

Agora o problema do Carlyle. Logo que acabou a sessão, olhei para o lado e ele disse “não gostei”, mas o argumento dele é outro. Neste filme, eles pegam a Mitologia grega apenas como base e recontam como querem. Entendi perfeitamente o que o Caco não gostou pois acredito que tenha sido o que senti quando assisti o X-Men First Class. Eles distorceram completamente a história original. Se você for purista como o Carlyle, talvez você não goste, agora, se você assimilou bem a saga do God of War, vá assistir e divirta-se. Somente por curiosidade, veja a imagem do Titã de fogo do jogo e compare com o Titã Cronos, na primeira imagem do post.

Uma reclamação muito grande do primeiro filme, foi a questão do 3D. Também posso adiantar que o problema nesta parte 2 não existe. Quando foi lançado em 2010, o Fúria de Titãs sofreu com a ganância dos estúdios em querer aproveitar o sucesso estrondoso do filme Avatar ( não o Avatar original, o do James Cameron :-)). As pressas, eles converteram o filme e o resultado ficou horrível, o Sam Worthington ficou deformado em algumas cenas. Esta nova versão foi pensada em 3D. Para citar um exemplo, a descida ao submundo e a viagem pelo tártaro estão entre os efeitos mais bacanas que já vi no cinema utilizando 3D. Indico fortemente  esta versão e se possível no IMAX, onde nós assistimos. Diante daquela tela absurda de grande aliado ao efeito 3D, a sensação é de estar no meio das batalhas. Neste filme isto faz toda a diferença.

Falando em batalhas, este é mais um ponto que merece destaque, a batalha final entre os humanos e os monstros está sensacional. Não sei se o Makhai existe na mitologia grega, mas eles são simplesmente fantásticos, as lutas com eles são rápidas e dinâmicas, pode ter certeza que aquele personagem se encaixa perfeitamente como chefe de fase de qualquer jogo ou um dificílimo inimigo em um jogo de RPG. Vale um destaque especial também para a luta na floresta contra os ciclopes!

É isso gente, se você quer um ótimo filme de ação e aventura, com cenas eletrizantes do começo ao fim, não deixe de ver Fúria de Titãs 2. É totalmente recomendado!

Assistam alguns featurettes

Makhai

 

Quimera

 

Kronos

 

Minotauro

Ciclopes

Última observação, se o personagem principal do filme, ao invés de ser o Theseus, fosse o Kratos, em vez de um filme de duas horas teríamos um teaser trailer de 30 segundos 🙂

That´s all folks
@hugomagalhaes
@eugostodejogar
Facebook 

Anúncios
 
2 Comentários

Publicado por em 30/03/2012 em Cinema, Estréia

 

Tags: , ,

2 Respostas para “O Live Action do God of War chama-se Fúria de Titãs 2! – Resenha

  1. ºBrunoº

    04/04/2012 at 9:50 PM

    Putz… eu comprei o Furia de Titans (2010) de tanto de gostei do filme. Tem algo que eu notei: Eu havia assistido o trailer no youtube, e neste trailer, ele usaram uma musica do The Used, e ai no filme não usaram. Este seria o destaque negativo, e o positivo, tambem vi no filme cenas mais “quentes” e não vi nada disso no filme completo, sem apelação! Perfeito!

    E agora, sou meio que viciado em mitoligia, estou com grandes espectativas para este segundo filme, vou comprar original em Bluray (Se não for caro) ou em DVD mesmo! Mas vai demorar, ate chegar em DVD…

    Valeu pela análise, e ainda tem criticos que acharam ruim o primeiro filme… vai entender esses doidos…

     

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: