RSS

GUERRA DE BRINQUEDO – De Bellis Antiquitatis

31 mar

De Bellis Antiquitatis ou DBA é um famoso  wargame com miniaturas, que tem como características  principais a facilidade de uso do jogo em todos os aspectos, desde o corpo de regras que é muito sintético e simplificado até a montagem e formação dos exércitos que usam poucas unidades e miniaturas.
Mesmo com toda esta simplicidade ele é um sistema de jogo muito divertido e bastante consistente, pois ele considera que unidades militares de mesmo tipo  mas nacionalidades e épocas diferentes tem normalmente as mesmas características de combate, quer dizer, uma unidade de cavalaria pesada na Macedônia de Alexandre tem a mesma função e qualidade de uma unidade de cavalaria pesada Francesa da Guerra dos 100 anos, ela será impetuosa e agira da mesma maneira contando que uma pesada carga contra o inimigo possa romper sua resistência, outro exemplo são as unidades escaramuçadores, ora, não importa se a unidade pertence a Esparta da era antes de cristo ou a um exército do século X,  ela sempre terá uma moral tímida, e agira com a função de instigar o inimigo, com seus componentes sem formação cerrada atirando dardos, flechas e pedras no inimigo e fugindo a menor menção de ataque por parte destes.
Este conceito faz com que não se tenha que aplicar uma montanha de regras e características diferentes para a miríade de unidades militares que existiram ao longo do tempo.

Todas as unidades se restringem a somente alguns tipos, a saber :

LÂMINA : toda e qualquer unidade de homens armados com espadas, maças, machados de guerra, a pé e relativamente bem protegidos por armadura
AUXILIARES : unidades mais flexíveis, com alguma mobilidade maior que as anteriores mas ainda bem armados e protegidos
ESCARAMUÇADORES : unidades leves, fracamente protegidas que não atuam em formações, movimentam-se bastante e dispersos, provocam o inimigo se aproximando e lançando projéteis e se afastam imediatamente tão logo o inimigo esboce reação
BANDO DE GUERRA : unidades pouco disciplinadas e muito ferozes, de infantaria, aproximam-se com fúria e ânimo ao avistarem o inimigo, mas rompem e recuam sem pestanejar ao sofrerem revéses
HORDA :  uma multidão de camponeses e conscritos mal armados e protegidos , de baixa moral que rompem com muita facilidade a despeito do seu alto número
LANÇAS : unidades que atuam em formação cerrada formando parede de escudos e lanças capazes de parar cargas impetuosas de cavalaria
PIQUES : semelhantes as lanças porém usam sarissas que são lanças muitíssimo longas, de até 6 metros, formam um mar de pontas que são impenetráveis a qualquer coisa, porém pelo peso e tamanho da arma tem que abrir mão de proteção de bons escudos e não tem boa mobilidade para manobrar. Este tipo de arma teve seu auge com as falanges macedônias, foi novamente usada na idade média em formações muito específicas.
CAVALARIA PESADA :  cavalos de combate, armaduras e armas pesadas, a atuação principal da cavalaria pesada é através da carga, onde a massa e a aceleração pretendem romper a resistencia do inimigo ao primeiro impacto
CAVALARIA :  de médio poder, armados com lanças ou espadas, suas cargas são menos impetuosas, mas sua mobilidade garante um bom poder de combate
CAVALARIA LIGEIRA :   é um tipo de escaramuçador montado, pois seu objetivo é circular ao redor do inimigo perturbando como vespas enquanto atira lanças e flechas e foge ao menor sinal de aproximação inimiga.
ELEFANTE :  os monstros no combate da guerra antiga, cavalos temem elefantes e estes podem espalhar o pânico entre unidades inimigas, porém se assustados poderão atropelar tudo que estiver pela frente inclusive suas próprias tropas.
CARRUAGEM LEVE :   carruagens ou bigas de combate, é uma espécie de cavalaria média sobre rodas, alta mobilidade e versatilidade com seus tripulantes armados de lanças, espadas e azagaias.
CARRUAGEM CITA :   as quadrigas Citas eram conduzidas por um só homem, eram pesadas , com foices no eixo das rodas e quatro cavalos para dar alto poder de carga e velocidade, o objetivo delas era se atirar contra as unidades inimigas ferindo e espalhando o caos, muitas vezes o condutor se lançava fora antes do impacto com a massa de inimigos.
CARROÇÃO DE GUERRA :  O famoso Carro de Guerra muito usado pelos Hussitas era uma espécie de tanque de guerra, consistia de uma carroça grande e protegida, pesada e lenta repleta de soldados com armaduras e armas de mão e de arremesso , muito útil para proteger flancos vulneraveis do exército no campo de batalha
ARCOS : esta categoria reúne todas as armas de tiro pela infantaria que atua em formação, por exemplo os fundibulários que atiravam pedras, os arqueiros e besteiros. As lanças de arremesso como javelins e azagaias não entram nesta categoria pois tinham alcance bem mais curto e eram usadas nas unidades escaramuçadoras, que tinham que se aproximar muito do inimigo para atacar.
ARTILHARIA : e finalmente aqui se concentram todas as armas , maquinas e dispositivos de tiro pesado, como catapultas, balistas, escorpiões, onagros e trebuchets.

DBA apesar da simplicidade contempla listas de exércitos que vem desde os povos mesopotâmicos e vai até a renascença, eu acho que é o jogo que tem o trabalho mais amplo e completo neste quesito!
Costumo brincar que DBA é um wargame MATCHBOX, em alusão aqueles carrinhos colecionáveis, pois devido a sua escala pequena ( normalmente peças de 15mm ) e seu reduzido numero de componentes é possível colecionar uma porção de pequenos exércitos de origens e épocas diferentes.

Ilustração de um Bando de Guerra

 

Cavalaria leve e média

 

Carro de Guerra Hussita

 

Hoplitas , um exemplo clássico do lanceiros

 

Psiloi ou escaramuçador armado de funda

 

As legiões romanas são um exemplo típico de ‘lâminas’ , atuam em formação e lutam principalmente com espadas como o gládio ( a lança na figura era o pilum e era atirada antes do impacto com o inimigo)

 

Velites : um típico escaramuçador romano que portava pequenas lanças de arremesso, conhecidas como javelinos

 

Unidade de lâminas em ação
Abaixo seguem fotos de algumas ‘mesas’ de DBA mundo afora :
Anúncios
 
1 comentário

Publicado por em 31/03/2012 em Geral

 

Uma resposta para “GUERRA DE BRINQUEDO – De Bellis Antiquitatis

  1. gilsonrocha

    21/05/2012 at 12:32 AM

    Poderias falar um pouco das regras? Interessantíssimo este jogo.
    Gilson

     

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: