RSS

Especial Vingadores – Quadrinhos

10 abr

No dia 27 de abril estréia um dos filmes mais aguardados de 2012, Os Vingadores. Conheça a fonte onde este filme foi baseado: Os quadrinhos!
Por Hugo Fernando

Para preparar o terreno para quem não conhece estes personagens, irei escrever uma série de posts falando sobre esta fantástica equipe sob o enfoque das diversas mídias. Começo hoje falando sobre a origem de tudo, os Vingadores nos quadrinhos. Dia 13, falo sobre as animações e os quadrinhos dos Supremos.  Dia 17, conto dos filmes pré-vingadores, ou como a Marvel preparou o terreno para este longa. No dia 20, vamos falar sobre os games que envolve qualquer personagem do filme. Dia 24 faço um post esquentando o clima para o filme com notas de produção, featurets e tudo mais que eu conseguir garimpar até lá, e por último no dia 27, uma resenha caprichada sobre o filme que promete ser a maior aposta da casa das idéias!

Vamos começar pelos quadrinhos!

Eu fiz uma conta rápida e verifiquei que mais de 860 revistas mensais já foram lançadas sobre os Vingadores, não estou contanto nenhum especial ou Crossover com outra equipe, somente Vingadores. Isto dá quase 20000 páginas de história. É muita pretensão minha querer resumir tudo isto em meia dúzia de linhas. Vou falar das revistas número 1 de cada série com um pouco do contexto do momento histórico das hq´s.

Vingadores 1

Em 1963 nosso incansável herói Stan Lee resolveu criar mais um grupo de super heróis para fazer frente ao sucesso da Liga da Justiça da DC. Além do Quarteto Fantástico, em uma só tacada, Stan Lee lançou os X-Men e os Vingadores.

Durante a década de 60 as coisas eram meio românticas, com isso a primeira história dos Vingadores é rápida e não tem muita preocupação com a realidade e com a lógica das coisas. O plot era o seguinte: Mais uma vez, Loki resolve acabar com seu irmão asgardiano, o Poderoso Thor. Para conseguir tal feito ele manipula o herói mais poderoso da terra, o incrível Hulk. Aqui temos o primeiro chavão, os heróis primeiro brigam entre si para depois se unirem e combaterem um mal comum. E foi exatamente isto o que aconteceu, depois de quebrar o pau entre Hulk, Thor, Homem de Ferro, Homem Formiga e Vespa eles se unem e derrotam Loki. Como curiosidade, o Capitão América não faz parte da primeira formação, ele só foi aparecer no número 4!

Vingadores 1 v2 (Heróis Renascem)

Bem, 400 edições, trinta anos e muitas sagas depois, a galinha de ovos de ouro da Marvel são os X-Men, tudo gira em torno deles, os títulos dos Vingadores, do Quarteto Fantástico, Capitão América e Homem de Ferro não vão muito bem em suas vendagens e a editora tem uma (a decisão mais estúpida de todos os tempos) ideia incrível, resolveu cancelar todos os títulos, zerar a numeração das edições, e chamar uma nova equipe criativa para cada revista. Falando especificamente dos Vingadores, a Marvel colocou (o pior desenhista de todos os tempos) o Rob Liefield para recriar os Vingadores de forma totalmente independe do resto das histórias do universo Marvel. Vou ser bem sincero, eu li todo o arco de “Heroes Reborn” e tenho orgulho de dizer que estou esquecendo  tudo, nada que foi feito ali prestou, tanto é que, um ano depois surge…

Vingadores 1 v3 (Heróis Retornam)

Para consertar a besteira que havia feito a editora chamou nada mais nada menos que Kurt Busiek e George Perez para assumir a terceira versão dos Vingadores, com o objetivo de integrar o grupo ao universo Marvel novamente. Tanto o escritor quanto o desenhista têm muito tempo e experiência para tratar os grupos de super heróis. Só para citar algumas das obras de cada deles, Busiek escreveu Astro City e Marvels e George Perez, o especialista em desenhar grandes grupos de heróis, desenhou a clássica Crises nas Infinitas Terras e os Novos Titãs. Clique aqui e você irá entender quando eu digo que ele sabe desenhar grandes grupos de heróis! Nesta saga de retorno, os heróis enfrentam Morgana le Fay em uma realidade alternativa. Depois de envolver vários personagens que por algum momento participou do grupo dos vingadores, a formação final fica sendo: Capitão América, Homem de Ferro, Thor, Warbird, Visão, Feiticeira Escarlate, Gavião Arqueiro, Estrela de Fogo e Justiça!

Vingadores: A Queda 500

Esta é a história que eu considero o ponto de virada dos Vingadores. Lembra quando eu disse que nos anos 90 os queridinhos da Marvel eram os X-Men? Agora, nesta segunda década do século XXI a situação mudou, hoje as coisas giram em torno dos Vingadores, e o grande responsável por isto é o Senhor Brian Michael Bendis. A importância que o Geof Jones tem para a DC e a mesma que o Brian Bendis tem para a Marvel. Para esta edição especial, a Marvel retomou a contagem inciada em 1963, com isso, esta revista ficou sendo a número 500. Como toda edição comemorativa, ou acontece a conclusão de uma saga ou morre alguem. Aqui foi um pouco diferente, o Sr. Bandis matou 3 vingadores, dissolveu a equipe e colocou a Feiticeira Escarlate no patamar de super inimiga, lembrando a importância que a Fenix/Fenix Negra tinha para os X-Men na década de 80. Desta forma caótica começou a era de ouro dos Vingadores.

Os Novos Vingadores 1

Depois de colocar a casa de perna para o ar no arco, Vingadores: a Queda, as coisas começam a entrar nos eixos para a equipe, mas desta vez é uma formação totalmente diferente. Fazem parte dos novos Vingadores os heróis: Homem de Ferro e Capitão América, até aí nada demais, o resto da equipe é que ficou diferente, temos o Homem-Aranha, o onipresente Wolverine, Mulher-Aranha, Luke Cage, Sentinela e Eco. Mas como a especialidade  dos caras da Marvel é botar foco em tudo, esta equipe não durou muito, o Senhor Mark Millar com a sua Guerra Civil, fez questão de separar o grupo novamente, fazendo que houvesse uma rusga no universo, dividindo os heróis entre dois grupos, o “Team America” vs o “Team Ironman”.

Passando a guerra civil, houveram vários outros acontecimentos. Muitas equipes e revistas dos vingadores apareceram, para citar algumas: Vingadores Sobrios, Novos Vingadores, Poderosos Vingadores, Vingadores Secretos, Academia, Avante Vigadores… e por aí vaí. Mais uma vez, traçando o paralelo com os X-Men, lembra quando tinhamos as revistas X-Men, Fabulosos X-Men, Novos Mutantes, X-Force, X-Factor… pois é, como sempre digo a história é cíclica!

Já escrevi um bom tanto e todos conhecem a regra: Toda a vez que um livro, agora uma HQ, é transposta para o cinema, muita história se perde pois não da para condensar 50 anos de histórias em 2 horas de filme. Se você quiser saber mais sobre esta equipe, da uma passadinha na Itiban que boa parte das revistas que eu citei eles tem. Por exemplo, a Panini acabou de lançar a versão de luxo nos novos Vingadores. A saga Motim é o primeiro arco dos Novos Vingadores, e é um bom ponto de partida para quem quiser conhecer o universo das HQ´s! Sem falar que tem muita história do Thor e do Homem de Ferro, sem falar na ótima Gerra Civil!

Fecho aqui o primeiro post, volto na sexta falando dos Supermos, Os Vingadores do Universo Ultimate.

Assista a um trailer do filme que passou no superbowl para ir entrando no clima!

Se você é de Curitiba, visite a Itiban Comic Shop, é um ótimo local para colocar o papo em dia e ver as novidades no mundo das HQ´s!
Endereço: Rua Silva Jardim, 845 (mapa)
Fone: 41 32325367

That´s all Folks!
@eugostodejogar
Facebook 

Anúncios
 
10 Comentários

Publicado por em 10/04/2012 em Cinema, Estréia, Quadrinhos

 

Tags: , , , ,

10 Respostas para “Especial Vingadores – Quadrinhos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: