RSS

Especial Vingadores – Filmes Pré-Vingadores

17 abr

Como a Marvel Studios elevou o patamar das adaptações de quadrinhos para o cinema.
por Hugo Fernando

Vamos a um resumo rápido das adaptações da HQ para o cinema.

No final da década de 70, começo da década de 80 tivemos três marcos! Superman – o Filme e Superman II e Conan O Bárbaro. Apesar das histórias não serem muito fies às HQ´s o espírito da coisa estava lá, e estes três longas fizeram história sendo referência até hoje no quesito de adaptações

Depois tivemos o bom Batman do Tim Burton, e isto foi no final da década de 80. Durante os anos 80 e 90 houveram tentativas de filme do Capitão América, do Nick Fury com o David Hasselhoff, uma produção B para o Quarteto Fantástico (assistam este trailer, é muito trash), até um Justiceiro com o Dolph Lundgren, sem falar no fundo do poço total, os dois Batman do Joel Schumacher! Só coisa ruim, nada prestava, era o festival da vergonha alheia!

Depois de tanta desgraça, no final da década de 90, em 98 para ser mais exato, um filme surgiu para mostrar que as HQ´s, quando bem adaptadas, podem ser uma fonte inesgotável de inspiração para Hollywood. Estou falando de Blade. Este longa abriu caminho e dois anos depois Brian Singer, que havia dirigido o espetacular Os Suspeitos, faturou bem com o primeiro filme da franquia dos X-Men. Para se consolidar no mercado, Sam Raimi, fez com que a sua versão Homem-Aranha  torna-se o sucesso arrasa quarterão de 2002. Estes três títulos, todos baseados em personagens da editora Marvel fizeram com que um novo mercado muito lucrativo, e até então ignorado, se abrisse.

Somente existia um pequeno problema. Estes títulos eram licenciados para os grande estúdios, com isso a Fox, a Sony, etc, faziam o que bem entendessem com os filmes, respeitando ou não os quadrinhos. O olho cresceu e houve uma explosão de adaptações, com isso a qualidade não foi mantida, e tivemos bombas homéricas como Quarteto Fantástico, Demolidor, Justiceiro, Elektra, entre outros.

A questão do licenciamento é mais complicado que isto, não vou me alongar neste tema. Mas o ponto é que alguns personagens a Marvel ainda detinha o poder, e com eles ela resolveu produzir seus próprios filmes. Neste momento, em 2008, começou a surgir o projeto que do filme dos Vingadores. Quando o primeiro Homem de Ferro foi produzido e lançado, a Marvel iniciou uma nova era nas adaptações, fazendo com que o filme fosse acessível para a maioria do público, mas respeitando muito os fãs conhecedores das HQ´s. Este equilíbrio elevou o patamar de qualidade dos longas e deu muito respeito a Marvel Studios.

Cinco filmes já foram produzidos preparando o terreno para os Vingadores, foram eles:

Homem de Ferro I (2008)

Este filme trouxe para os holotes um dos melhores atores de Hollywood, o fantástico Robert Downey Jr., se você ler qualquer coisa do Homem de Ferro, e souber um pouquinho da vida deste ator, verá que Tony Stark e o Downey Jr são a mesma pessoa, seja pela aparência ou comportamento. Foi a escolha de elenco mais fácil de toda a história. Para quem ainda não viu, segue o trailer

Hulk (2008)

Continuando a Marvel retoma um de seus títulos, que inicialmente fracassou na sua adaptação pelas mãos do Ang Lee, mas que entrou parcialmente nos eixos com o Edward Norton como Dr. Banner e o Louis Leterrier como diretor. Uma coisa que se ter em mente é o seguinte, Hulk é porrada, é raiva, é destruição. Se seguir isto teremos bons filmes, quando inventam de querer abordar o lado psicológico e desenvolver o emocional as coisas podem não dar muito certo e frustrar o público!

Homem de Ferro II (2010)

Bem, os caras conseguiram, fizeram um filme ainda melhor que o primeiro longa do Homem de Ferro. Incluíram o WarMachine e a Viúva Negra, sem falar em vários gadgets que aparecem como easter egg´s, como, por exemplo, o escudo do Capitão América.

Thor (2011)

Este foi o filme que eu fiquei com medo, quando o Kenneth Branagh, veio com o discurso que queria mostrar o lado “shakespeariano” do herói eu fiquei com medo. Se eu quisesse ver Shakespeare eu iria ler Shakespeare ou assistiria uma peça no teatro. Aqui eu queria ver algo com muito mais influência do Walter Simonson (o melhor escritor do Thor de todos os tempos) do que qualquer outra coisa. Posso dizer que meu medo foi atoa, o filme ficou muito bom e a quantidade de easter egg´s é um deleite, da para ver a Manopla do Infinito, O olho de Agamoto a Chama Eterna, nossa fico até sonhando se um dia eles resolverem filmar a saga de Surtur!

Capitão América: o Primeiro Vingador (2011)

Por último, o maior de todos os vingadores Vingador é apresentado, o Capitão América. O filme ficou muito bom, e o que eu mais gostei é ele todo se passa na década de 40, eles não apressaram as coisas, deixaram tudo acontecer em seu tempo para que pudessem juntar tudo agora!

Quando você assiste a todos os filmes você enxerga o padrão, é claro e evidente que todos estão te conduzindo para algo maior, neste caso, o filme dos Vingadores. É muito bacana ver o agente Phil Coulson aparecer em todos os longas. Já no primeiro Homem de Ferro quando ele tenta se identificar, quem conhece as HQ´s, na hora sabe que o nome que o nome da agência que ele está falando são as siglas da S.H.I.E.L.D. . O Nick Fury, é outro ponto de coesão entre os longas, não existe ninguém melhor para interpretar este personagem que o Samuel L. Jackson. A ponta que o Homem de Ferro faz no Hulk, as cenas pós créditos em todos os filmes,  a quantidade absurda de itens importantes que aparecem no filme do Thor é para deixar qualquer fã chorando de emoção e tudo isto mostra um padrão pensado e planejado a muito tempo.

É isto meus amigos, daqui a alguns dias um dos filmes mais aguardados de 2012 estará nos cinemas, ainda da tempo de você assistir novamente aos filmes, prestar atenção em todos os detalhes para aproveitar ainda mais Os Vingadores.

Mais uma vez, citei várias HQ´s, se você tiver o interesse para ler coisas boas, vá até a sua loja de quadrinhos e peça por “Os Maiores Clássicos do Poderoso Thor”, são 5 volumes, qualquer um é ótimo, mas sugiro que comece pelo primeiro. Tem as sagas do Demônio da Garrafa e a Guerra das Armaduras ambas do Homem de Ferro. Pela linha Panini Books, os encadernados de alto padrão, foram publicadas arcos como o Soldado Invernal e Ameaça Vermelha do Capitão América, Renascer dos Deuses e Em nome do Pai do Thor e mais recentemente o arco Motim dos Novos Vingadores. Somente o que há de melhor das histórias destes personagens. Vale muito a pena conferir! Para quem está em Curitiba indico a visita na Itiban Comic Shop, a maior e melhor loja especializada em quadrinhos, ou siga pelo twitter @itibancomicshop e @mitietak.

That´s all Folks.
Hugo Fernando
@eugostodejogar
FaceBook 

Leia mais:
Especial Vingadores – Quadrinhos
Especial Vingadores – Supremos


Anúncios
 
9 Comentários

Publicado por em 17/04/2012 em Cinema, Estréia, Trailer

 

Tags: , , , , , ,

9 Respostas para “Especial Vingadores – Filmes Pré-Vingadores

  1. guidoconti

    20/04/2012 at 3:33 PM

    E ver que uma versão trashenta dessa do Quarteto Fantático é muito melhor que a versão milionária de Hollywood…

     
    • Hugo

      20/04/2012 at 3:49 PM

      Guido, não vou dizer que é melhor, vou falar que ambas são horríveis. A diferença é que uma custou uma merreca e a outra custou uma fábula de dinheiro. Isto mostra que nem sempre é a grana que faz a diferença! Abraço!

       

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: