RSS

Suplementos de 7th Sea que você precisa ter

26 abr

Olá pessoal. Há algum tempo atrás publiquei uma matéria aqui sobre o divertidíssimo e pungente 7th Sea. E claro, não podia deixar de fora as minhas sugestões de quais seriam aqueles suplementos que você deve comprar além do livro do jogador e do mestre. Vou começar dos livros mais essenciais, e então passarei para aqueles que considero mais irrelevantes. Antes de tudo vou esclarecer que, claro, tudo isso não passa de um exercício de opinião, então se você entender a coisa diferente de mim, vou concordar 100% com você. Vamos lá?

OS LIVROS DE NAÇÕES:

Avalon – Este livro trata da nação pseudo inglesa do cenário, então explica melhor que a ilha é dividida em três reinos diferentes: The Highland Marches, Inismore e Avalon, cujo reino é o que concentra o poder político do três reinos. Temos novos estilos de combate (Finnegan, Goodfellow e MacDonald). Regras para  a escola de magia druída e regras para se jogar com fadas, ou seja, os poderosos Sidhe! Não lembro bem, creio que essa é a unica raça não humana que o jogador poderá utilizar em todo o mundo de 7th Sea…

Montaigne – É o livro que trata da França do cenário, que até então, é a mais poderosa militarmente falando. Neste momento do livro o pais começa a vencer a nação de Castille. Só que a fruição disso tudo acaba sendo evitada no futuro por uma revolução. Já voltamos nesse assunto (que está em outro livro). Neste livro além de novas regras para a magia Porté temos novas escolas de espada (Boucher, Rois et Reines e Tout Prés) e uma descrição muito boa do país. Vale a pena.

Eisen – São os nossos alemães do cenário. Assim como Castille não possui magia, os cidadãos deste país também não tem. Em compensação eles tem muita vontade de lutar e acesso ao melhor metal do mundo, o Dracheneisen. São os estilos de combate apresentados neste livro: Drexel (que é dividido em 4 maneiras diferentes de lutar), Gelingen, Höpken, Posen, Steil e Unabwendbar. Um livro nota 10.

Castille – São os espanhóis do 7th Sea. Estão em uma guerra perdida contra Montagne enquanto o país sofre o desafio de ser governado por um jovem rei embora seja uma nação rica e poderosa (é onde a Igreja tem sua sede). Temos descrições da cultura geral do país e do estilo de magia perdido da nobreza do país, El Fuego Adentro (muito poderosa). E temos a descrição de novos estilos de esgrima (Gallegos, Soldano, Torres e Zepeda). Bem util.

Vodacce – O valor deste livro não está em termos de regras na descrição de quem são os sete príncipes mercadores que comandam o país (a Italia do mundo). Apenas Vodacce tem autorização da Igreja para manter comercio com o Império Crescente. Algo que por si só já lhes dá imenso poder político e financeiro. Além disso temos novas regras para a magia nacional, Sorté, e novas escolas de esgrima (Bernoulli, Cappuntina e Villanova). Por algum motivo esse livro é menos bom que essencial então por isso o mantive aqui.

Ussura – A sinistra nação de Ussura (a Russia de Theah) sofre o efeito de uma campanha liderada pelos Montaigne. Mal sabem os invasores os horrores guardados na manga pela criatura semi-divina Matushka. Na parte fluff temos mais regras para a magia Pyeryem e novas escolas de combate (Bogatyr, Buslayevich e Dobrynya). Um livro interessante mas um tanto quanto afastado da trama política central. Mas legal.

Vendel/Vesten – Este é um livro que fala de duas culturas, os Vendel (que são os holandeses de Theah) e os Vestenmannavnjar (Vesten), que são um povo viking que coexiste com os Vendel no mesmo arquipelago e por isso vivem numa tensão constante. Neste livro, além da cultura local, temos novas escolas de combate (Halfdansson, Larsen, Rasmussen e Siggursdottir) e regras de backgrounds e vantagens diferenciadas entre os dois povos.

OS PDFS:

Recomendo acima de tudo o pdf oficial Addendum com pelo menos mais 6 escolas adicionais de magia e apenas 26 (!) escolas de combate adicionais. Tudo apenas para rechear mais ainda o seu cenário.

Recomendo o pdf oficial Noblesse Oblige que, dentre outras coisas, traz as regras para a magia perdida Mirage, a escola de espada para damas Delicatésse e regras de combate social.

OS LIVROS AZUIS:

Swordsman’s Guild – É um livro que trata da guilda dos espadachins, ou seja, daqueles que tem licença para praticar duelos representando as pessoas em questões de disputas individuais. É o sistema legal utilizado entre os nobres quando há uma disputa aberta entre eles, portanto é como a OAB mas com espadas. Temos a descrição de vários estilos aprovados na guilda: Andrews, Durchsetzungburg, Gaulle, Kjemper, Lucani, Robertson, Snedig, Swanson e Urostifter.

The Church of the Prophets – Descreve como funciona a Igreja e a Inquisição. Fala da fé dos profetas nas suas versões ortodoxa e protestante e da fé Ussuran. Temos a descrição no livro das escolas de combate da Monastic Order of Avalon, Rossini e Swords of Solomon. É um livro bem útil.

Crescent EmpireÉ um livro super bacana e cheio de regras. Mas como é mais dificil comparecer em jogo de maneira que a menos que o mestre queira excessivamente regrar o Oriente Médio do mundo de Theah, ele pode acabar sendo meio desnecessário. Temos novas escolas (Daphan, Marikk, Sersemlik, Vahiy, Yael e Qor’qunq) e magias (Duman’kir e Af’a) que representam o estilo militar dessa cultura meio persa.

Waves of Blood – Aqui temos todas as informações do livro Pirate Nations reeditadas e com a linha de tempo atualizada com o card game (é, no 7th Sea eles chegaram a fazer isso também). Por isso vemos de volta a maloqueira escola de espada Rogers e a descrição das tripulações mais infames do 7th Sea como o Crimson Roger e seu poderoso Capitão Reis (que é um tipo de Capitão Gancho fodão do cenário).

Montaigne Revolution – Imagine se a revolução francesa ocorresse no cenário de 7th Sea? Tah dahhh! Esse livro não tem nenhuma regra mas fala de um acontecimento tão central para o cenário que não pode ser desprezado. É um do melhores da linha apesar de ter sido consequencia dos eventos do card game.

OS LIVROS DE SOCIEDADE SECRETA

Estes livros não são tão imporatntes, mas todos de uma maneira e outra adicionam mecanicas novas que o mestre pode querer ter acesso. Vou citando por ordem de importancia e utilidade: Rilasciare (são os revolucionários que causaram a revolução e Montagne; no livro temos uma escola de combate nova, a Vipera ex Morsi e a descrição da magia perdida dos Eisen, a destruidora Zerstörung), Los Vagos (são uma sociedade secreta de zorros protetores de Castille e contra a Inquisição; temos no livro a descrição dos estilos El Puñal Oculto e Gustavo), Die Kreuzritter (uma sociedade de Eisen dedicada a assassinar feiticeiros; no livro é incluído a escola de combate Mortis e de feitiçaria Nacht, que é uma coisa bem esquisita), The Invisible College (esta é sociedade secreta dos inventores; tem a decrição do estilo Bonita),  Sophia’s Daughters (é uma sociedade secreta de mulheres que guardam muitos segredos; temos no livro a descrição do estilo de combate Necare e da magia exclusiva do grupo Scrying) e por fim The Knights of the Rose and Cross (que é um grupo não secreto na verdade que busca fazer o bem e a justiça nesse mundo louco. É como uma mistura de Mosqueteiros e Templários; temos lá a descrição da escola de combate Desaix).

Bom pessoal. Esses são os livros que recomendo para você criar de maneira bem satisfatória e bem completa uma campanha de 7th Sea. Observo que foram publicados também livros do cenário para o d20 e com regras também para o 7th Sea. Alguns são muito bons (como o Cathay, Jewel of the East; o Explore’s Society e o Sidhe, Book of Nightmares) mas eles já pertencem à outra fase do 7th Sea e já fogem um pouco do foco original do cenário. Mas também há opções válidas naqueles livros (principalmente nos que citei agora, que recomendo mais que quaisquer outros desta fase de publicação).

Bom pessoal. É isso aí. Até a semana que vem.

Anúncios
 
Deixe um comentário

Publicado por em 26/04/2012 em RPG

 

Tags: , , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: