RSS

Especial Vingadores – Resenha

27 abr

Sem medo de errar, afirmo que o filme dos Vingadores é a melhor adaptação de uma HQ para o cinema em todos os tempos!
por Hugo Fernando 

Senhoras e Senhores.

Hoje, dia 27 de abril de 2012, estreia em todo o país o filme dos Vingadores. Assisti ao filme no dia 24, e afirmo que desde terça até hoje eu estou com um sorriso besta na cara e ele vai continuar por um bom tempo. Tudo isto se deve ao fato de eu ter visto o melhor filme de heróis de todos os tempos. Vingadores fez história e tirou o coroa do filme Cavaleiro das Trevas do Christopher Nolan.

Apesar de já existir cinco longas que prepararam o terreno para os Vingadores, este filme é o primeiro de uma franquia, tudo é explicado desde o começo para que todos possam entender o que está acontecendo. Tratando-se da origem de um grupo, aquilo que estamos acostumados se repete, o filme começa um pouco lento para que todos os interpretes sejam apresentados, e como todos os personagens são tratados com o mesmo peso isto leva aproximadamente 30 minutos.

A história do filme é inédita, mas tem a união do principal inimigo da Avengers número 1 de 1963 junto com os inimigos da segunda história do primeiro arco dos Supremos. O filme começa apresentando os personagens e como era de se esperar, quando se une vários heróis, primeiro eles brigam entre si para depois eles lutarem contra o mal comum. Aqui não foi diferente, Loki  invade as instalações da S.H.I.E.L.D. para roubar o Cubo Cósmico, um artefato que esta sendo estudado por cientistas, durante este ataque o Gavião Arqueiro  acaba capturado. De posse do dispositivo, Loki pretende abrir um portal que viabilize a invasão da terra pelos Chitauri, uma raça alienígena bélica. Logo na sequencia, Homem de Ferro  e o Capitão América  conseguem prender o deus da trapaça, porém seu meio-irmão Thor , entende que Loki deve ser “julgado” em Asgard e resolve capturá-lo. Neste ponto começa a briga entre os heróis. Em paralelo a isto a Viúva Negra é enviada por Nick Fury  para a Índia em busca do Dr. Banner, que se encontra em auto-exílio tentando controlar seus “incidentes”. Considero o fim da introdução do filme o momento em que todos se juntam no gigantesco Hellicarrier (o aero-porta-aviões). Não vou contar a história daqui para frente para não estragar nada no filme. Este início é o período que você consegue respirar, depois disso esqueça, nem piscar você vai mais.

Eu fiquei impressionado como todos os personagens são aproveitados, eu disse TODOS. No filme do X-Men, fica meio claro que tudo gira em torno no Wolverine (Hugh Jackman). No filme Vingadores a estrela maior é o Homem de Ferro. Ficaria fácil montar um filme em torno dele, mas isto não acontece e foi a melhor decisão possível. Desde o Hulk até o Agente Phil Coulson, todos são importantes e realmente fazem diferença no filme, se qualquer um desses fosse removido do roteiro, ficaria um buraco na história e isto afetaria diretamente no resultado final.

Os efeitos especiais são um show a parte. Tudo é grandioso, o aero-porta-aviões é impressionante, quando ele levanta voo você tem certeza que aquele tipo de nave existe (veja a imagem ao lado). Durante as batalhas você acredita que elas estão realmente acontecendo. O ápice de tudo isto é a batalha final em toda Nova Iorque, a cidade inteira é colocada abaixo, ao contrário do que aconteceu em X-Men III em que eles centralizaram a luta em um único ponto, Alcatraz. Os laboratórios internos da S.H.I.E.L.D. e o edifício do Tony Stark fazem com que os cenários do Minority Report pareçam efeitos caseiros do Movie Maker.

Com relação à aparência dos personagens, Joss Whedon fez exatamente ao contrário do que fez o Bryan Singer nos X-Men, este segundo diretor achou que uniformes coloridos não combinariam com o cinema, ele colocou todo mundo vestido com couro preto e eliminou os uniformes clássicos. Os Vingadores são o contra ponto disto, aqui, todos os heróis estão com seus uniformes com as cores originais (exceção feita ao gavião arqueiro que veste preto), o resultado disto não é algo espalhafatoso, é uma combinação harmônica que ficou muito boa na tela grande.

Assista o trailer abaixo que você vai entender um pouco do que eu estou falando:

Em posts anteriores comentei sobre como era cada personagem e qual era a expectativa sobre eles, hoje vou avaliar como eles se portaram no filme, algo parecido com as avaliações que o Juca Kfouri faz sobre os jogadores nos jogos da seleção!

Nick Fury (Samuel L. Jackson)- Como sempre o Diretor da S.H.I.E.L.D. impõe respeito, ele não tem nenhum super poder, mas todos o admiram, quando ele deu a ordem para levantar voo com o aero-porta-aviões, senti que ele incorporou o Capitão Kirk do Jornada nas estrelasNota 9.

Maria Hill (Cobie Smulders) – A nossa canadense preferida aparece como o braço direito do Coronel Fury. Apesar de estarmos acostumados em vê-la com a Robin Scherbatsky em HIMYM, ela convence muito nas cenas de ação, sem falar que ela é a cara da Maria Hill dos quadrinhos – Nota 8.

Agente Phil Coulson (Clark Gregg) – Presente em todos os filmes, ele tem uma importância ainda maior agora, servindo como um amalgama catalisador da equipe! – Nota 9.

Homem de Ferro (Robert Downey Jr.) – Disparado é o personagem com as melhores falas, na verdade acho que todas são ótimas. É o Homem de Ferro que nos acostumamos a ver no cinema, mas desta vez interagindo com seus semelhantes. Quando ele verbaliza ameças ao Loki sem nenhuma proteção ou quando ele fica irritando o Dr. Banner com palavras, estes são diálogos sensacionais- Nota 10.

Thor (Chris Hemsworth) – Vou ser bem sincero, o Thor dos Vingadores está muito melhor caracterizado agora do que no seu próprio filme. O arranca rabo que ele tem com o Hulk é sensacional, aquilo é puro quadrinho em movimento! Nota – 8.

Capitão América (Chris Evans) – Continua muito bom o Capitão América, ele é bonzinho sem ser otário. O comandante estratégico do grupo encara o Thor e chama o Homem de Ferro para um “mano-a-mano” com armadura e tudo mais, o “bandeiroso” também sempre impõe respeito!Nota 9.

Gavião Arqueiro (Jeremy Renner) – De uma pequena ponta no filme do Thor, para ser um personagem de destaque agora, o filme equilibra tanto os interpretes que até um herói secundário nos quadrinhos ganhou relativa importância no filme. Barton ficou ótimo, convencendo muito com o papel do personagem habilidoso da equipe! – Nota 8

Viúva Negra (Scarlett Johansson) – Este era o momento que eu tinha medo, achei que a Scarlett poderia comprometer tentando passar o ar de femme fatale o tempo todo, mas isto não aconteceu. Agora ela está muito melhor que no Homem de Ferro IINota 8.

Dr. Banner/Hulk (Mark Ruffalo) – Já disse isto um milhão de vezes, filme com o Hulk tem que ter porrada e destruição, esquece esta coisa de desenvolver o psicológico, isto é um papinho chato do Eric Bana, Ang Lee e Edward NortonFinalmente temos um Hulk de verdade. O Mark Ruffalo está ótimo, quando começa a conversar com o Tony Stark sobre as tecnologias tudo fica espetacular. Agora, sendo sincero, todo o destaque vai para o monstro verde. Como foi bom ver a toda destruição causada. Finalmente o caracterizaram como nas HQ´s, em que ele é uma força da natureza. Sem sombra de dúvida, as batalhas mais empolgantes são as que o gigante esmeralda está envolvido – Dr. Banner nota 8 , Hulk nota 10

Loki (Tom Hiddleston) – Aqui temos um personagem bem diferente das Hq´s, porém não menos maléfico. Enquanto nos quadrinhos Loki é pura artimanha e trapaça, aqui o deus asgardiano é um inimigo mais físico, ele luta contra o Capitão e o Homem de Ferro, porém a “ruindade” aflora no momento da discussão com a Viúva Negra. Ele cumpriu muito bem o seu papel, é um inimigo convincente. – Nota 9

Joss Whedon – Roteirista e Diretor – Houve uma época que os quadrinhos dos X-Men sofreram uma influência direta da estética que o Bryan Singer idealizou para os mutantes na tela grande. O escritor Grant Morrison eliminou os uniformes dos portadores do gene X e colocou todos vestidos com couro. Passando esta moda o Sr. Joss Whedon foi o roteirista responsável por trazer o uniforme e o espírito heroico para os membros da família X. Sinceramente, depois de um período nebuloso, este escritor foi o responsável por histórias que eu comparo com a era de ouro dos X-Men, quando estes estavam sob a batuta de Chris Clareamont e John Byrne na década de oitenta. Escrevi isto para destacar que o diretor do filme tem uma ótima experiência com heróis, demonstrando saber como conduzir uma equipe. Tudo bem que a mídia é outra, mas ele não é totalmente inocente no assunto. Na direção do filme ele comprovou isto. É impecável a forma com que história e os personagens foram conduzidos. Isto foi uma grata surpresa, quem diria que o criador de Buffy – A caça vampiros – chegaria a este ponto! – Nota 10.

Como uma tradição já característica, em hipótese alguma saia do cinema logo que acabar o filme. A cereja do sundae está na cena pós-créditos. Mas se prepare, eu acredito que, da mesma forma que aconteceu comigo, sua cabeça vai explodir com o que vem pela frente!

Depois de tudo que escrevi, ficou claro que eu recomendo de forma absoluta este filme. Se você não acompanha os quadrinhos este filme é muito bom, se você acompanha, este filme passa a ser obrigatório e necessário, pois um novo padrão de adaptações foi estabelecido (corre atrás DC/Warner)!

Para fechar, compartilho uma mensagem que li no twitter do Fabio Yabu, em que ele coloca perfeitamente a relação entre o filme dos Vingadores e os demais Filmes de Heróis “É bem assim: imagine que os filmes de super-heróis são as formigas. #VINGADORES é a bota.”

Assista ao filme e você vai entender perfeitamente a comparação!

That´s all Folks.
Twitter
FaceBook 

Leia mais:

Especial Vingadores – Quadrinhos
Especial Vingadores – Supremos
Especial Vingadores – Filmes Pré-Vingadores
Especial Vingadores – O que você precisa saber antes de ver o filme
Especial Vingadores – Foi Espetacular

 
15 Comentários

Publicado por em 27/04/2012 em Cinema, Estréia

 

Tags: , , , , , , , , , , , , , , ,

15 Respostas para “Especial Vingadores – Resenha

  1. cacorpg

    27/04/2012 at 1:23 AM

    Sei que é foda ficar comentando no proprio blog mas o o filme é Mind Blowind ! e siga nossa dica, quando acabar o filme fique um pouquinho mais, se vc manja de quadrinhos vai adorar!

     
    • Hugo

      27/04/2012 at 2:03 AM

      Caco, eu estava sentado exatamente atrás do Mardem Machado, nossa reação foi exatamente a mesma com a cena pós-créditos, levantamos o braço e comemoramos! Você já esta extasiado com o que acabou de ver e os caras ainda me soltam aquela cena! Não tem como ter outra reação!

       
  2. Fábio Yabu (@fabioyabu)

    27/04/2012 at 9:01 AM

    Bela resenha, parabéns! 🙂
    Abração!

     
  3. Max

    27/04/2012 at 9:07 AM

    Eu estava lá também e lhes digo, as cenas pós créditos valem como um segundo filme….

     
  4. Franciolli

    27/04/2012 at 10:58 AM

    Fantástico e só me deu mais vontade de assistir.

     
  5. feliperecka

    27/04/2012 at 5:40 PM

    Fui assisitr ontem (26/04) em uma sessão as 23:55h. Hoje estou pregado, mas valeu a pena!

    Não sei bem como explicar, mas acho que a forma mais fácil de fazê-lo é dizer que, durante as pouco mais de duas horas de filme, voltei a ser criança. Por vezes me peguei sorrindo com o que via na tela (e esse sorriso permaneceu pelo dia de hoje).
    Vingadores, é tudo aquilo que eu imaginava quando pensava em uma adaptação de HQ para o cinema. As cenas de ação, com todos os heróis reunidos, porrada rolando solta, é de fazer qualquer nerd chorar. Que filme foda!

    Obrigado Joss Whedon.

     
  6. helisonbsb

    02/05/2012 at 12:58 AM

    show de bola!!!!legal

     

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: