RSS

Duna de Frank Herbert – Conheça as facetas desta empolgante ficção!

30 abr

Ola Gamers ,

Hoje vou falar sobre algo muito foda, a primeira vez que eu li Isaac Asimov foi épico, eu li Eu O Robô e fiquei extasiado com as idéias, depois disso eu li o Hobbit e o Senhor dos Anéis e o gosto pela leitura de ficção e fantasia foi crescendo, e o evento que selou este habito com chave de ouro foi justamente ler Dune de Frank Herbert, mas o que isso tem haver com este post? É uma resenha ou não? Não, minha intenção aqui é comunicar aos jovens fãs e aos velhos que só tiveram a oportunidade de ler o livro de alguma biblioteca publica ( meu caso) ou emprestado de amigos, é que a editora Aleph esta lançando em português esta fantástica obra da Ficção, aqui no Brasil e com preço excelente você já pode adquirir e ler Duna e a seqüência O Messias de Duna, e cada vez fcar mais grato de ver no Brasil o mercado editorial de Ficção e fantasia crescer e se multiplicar, graças ao Tolkien, Asimov, Bernard Cornwell, Andre Vianco, Eduardo Spohr e tantos outros autores que agora tem suas publicações em bom português!

E pra quem não sabe, Duna é um romance de ficção científica escrito por Frank Herbert e publicado em 1965. É considerada uma das maiores obras de ficção científica de todos os tempos. Duna ganhou os prêmios Hugo e Nebula no ano de sua publicação. O romance rendeu ainda uma série de mais cinco livros escritos por Herbert e inspirou um filme dirigido por ninguém menos que David Lynch, duas minisséries de televisão realizadas pelo Sci Fi Channel, jogos eletrônicos e uma série de prequels co-escritas por Brian Herbert, o filho do autor, e Kevin J. Anderson, e é lógico algumas adaptações para RPG, sendo única oficial pertencente à Last Unicorn Games.

O universo de Duna se passa em um futuro distante no meio de um império intergaláctico feudal em expansão, onde feudos planetários são controlados por Casas nobres que devem aliança à imperial Casa Corrino. O livro conta a história do jovem Paul Atreides, herdeiro do Duque Leto Atreides e da respectiva Casa Atreides, na ocasião da transferência de sua família para o planeta Arrakis, a única fonte no universo da especiaria melange ( ou simplesmente The Spice). Em uma história que explora as complexas interações entre política, religião, ecologia, tecnologia e emoções humanas, o destino de Paul, sua família, seu novo planeta e seus habitantes nativos, assim como o destino do Imperador Padishah, da poderosa Corporação Espacial e da misteriosa ordem feminina das Bene Gesserit, acabam todos interligados em um confronto que mudará o curso da humanidade.

Frank Herbert fez uma grande inovação em Duna ao utilizar elementos filosóficos, religiosos e psicológicos, que eram até então raramente usados na ficção científica. Além desses temas, Duna trata também de ecologia e biologia. O ambiente de Duna é notável por não possuir computadores, já que a religião do Império proíbe o uso de máquinas pensantes, temendo que estas possam destruir a humanidade. Todo o trabalho de cálculos complicados é feito pelos Mentats, homens treinados desde a infância para usarem suas mentes como computadores.

Se você ficou minimamente interessado acesse o site da Editora Aleph  ou  BA na sua livraria mais próxima e pergunte ao vendedor sobre estes excelentes livros, se você é como eu, que alem de fã da literatura também é um gamer baixe gratuitamente no Scribd  a adaptação para RPG  – DUNE a Dream of Rain escrito para sistema D20 ( o livro básico é o D20 Modern), Ou tente obter o raríssimo Dune: Chronicles of the Imperium,  que a Last Unicorn Games lançou em 2000.

Duna foi um grande sucesso e por isso rendeu uma série de mais cinco livros. São eles: O Messias de Duna (1969), Os Filhos de Duna (1976); O Imperador-Deus de Duna (1981); Os Hereges de Duna (1984); As Herdeiras de Duna (1985).
Como ja foi comentado Brian Herbert, o filho de Frank Herbert, lançou junto com Kevin J. Anderson uma série de livros anteriores à história passada em Duna baseando-se em anotações pessoais do pai. Estes livros ainda não foram publicados em português. Entre eles estão Dune: House Atreides e Dune:House Harkonnen.

Game On !

Anúncios
 
1 comentário

Publicado por em 30/04/2012 em Cinema, Literatura, RPG, Vídeo Game

 

Tags: , , , , , , ,

Uma resposta para “Duna de Frank Herbert – Conheça as facetas desta empolgante ficção!

  1. helisonbsb

    02/05/2012 at 1:10 AM

    se eu não estiver enganado,,,joguei dune II: the Building of a Dynasty para mega drive…não sabia que tinha o livro,,,bons tempos de sega!!!!tenho que ler esse livro e depois jogar a versão do mega novamente!!!belo post!!!!

     

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: