RSS

Você conhece Ouro de Tolo?

08 maio

Durante a nona edição do Curitiba Lúdica, tive o prazer de jogar o “Ouro de Tolo“. Foram quarenta minutos de diversão e muitas risadas.
por Hugo Fernando 

Senhoras e Senhores!

Existem vários perfis jogadores. Existe aquele que gosta de ficar horas e horas em um tabuleiro ou mesa, e existe aquele, no qual eu me enquadro, que prefere os jogos mais rápidos e dinâmicos.

Neste fim de semana conheci um ótimo jogo nacional exatamente com estas características: rápido, ágil, dinâmico e o melhor de tudo, muito divertido. Estou falando do Ouro de tolo.

Com uma apresentação rápida, do meu amigo de longa data Romir, em questão de 5 minutos todos na mesa já estavam aptos para iniciar a partida.

Minha intensão aqui não é explicar as regras nem o sistema, para isto você pode ler o manual clicando aqui. Vou falar sobre a idéia básica do jogo que é a seguinte: Você é um mineiro que necessita coletar pedras preciosas e ouro para trocar por dinheiro, cada peça tem seu valor específico e existe também o ouro de tolo que não vale nada. Toda vez que você vai em busca de alguma pedra preciosa você pode conseguir o seu dinheiro ou, se por azar, você pode pegar o ouro de tolo e estará fora da rodada. Para incrementar o jogo existem cartas que podem te beneficiar ou podem dar brecha para você entrar pelos canos! Isto tudo é consequência de suas decisões, quanto mais tempo você optar por ficar dentro da mina, maiores são as suas chances de ganhar dinheiro ou perder tudo que conquistou. É exatamente neste ponto que se encontra o charme do jogo, este gerenciamento do risco de saber se vale a pena continuar para conseguir mais dinheiro ou se deve sair com o que está garantido. São estes momentos que tornam a partida tensa e emocionante. Como as reposições de cartas são praticamente inexistentes, saber administrar o que você tem na mão junto com as ações dentro da mina é a chave para o bom desempenho na partida!

O jogo é composto por um deck de cartas com ações específicas, cartas para você separar o que coletou, um saquinho onde ficam as pedras preciosas e o dinheiro. Como disse, em poucos minutos você já sabe jogar, mas não iluda, aprender as regras é fácil, o divertido está na questão de você arriscar ou não para conseguirmais dinheiro!

O jogo recebeu uma “expansão” de única carta, a Nitroglicerina. Para quem comprasse o jogo Pássaros esta carta era distribuída gratuitamente. O bacana é que através desta jogada, você consegue ver o quanto o participante tem peito para arriscar algo. Durante a partida que participei ela foi utilizada duas vezes e quem foi ganancioso perdeu muito!

Os autores do jogo são André Zatz e Sérgio Halabam, ambos já foram premiados internacionalmente. Como não poderia ser diferente, o jogo Ouro de Tolo foi eleito pelo voto popular como o melhor jogo de cartas do Ludo Award 2011.

Eu já comprei o meu jogo através do Site oficial da Ceilikan Jogos, paguei com o PagSeguro. Foi bem tranquilo e acredito que em alguns dias ele já estará disponível na minha casa. Assim que isto acontecer, combino com o pessoal para gravarmos uma partida e colocarmos aqui para vocês terem uma melhor idéia do que trata o jogo, algo parecido com o TableTop, só que mais caseiro e com muito menos recursos!

Para uma outra opinião e avaliação do jogo, visite o site da Ilha do Tabuleiro ou o conceituado Board Game Geek (BGG)

Outra opção boa para saber mais sobre o game e sua mecânica, você pode ter ao ler a analise que o Tiago Perretto fez para o fórum da Confraria Lúdica.

Bom, eu falei um monte, olhando assim parece ser complicado, mas garanto que não é. O jogo é fácil e já se torna acessível para uma criança a partir de 8 anos de idade!

Em breve coloco um vídeo de uma partida com os amigos, enquanto isto não acontece fiquem com o outro “Ouro de Tolo”.

That´s all Folks.
Twitter
FaceBook 

Ps: – Só para constar, chutei a bunda de todos e fui e mineiro que conseguiu mais dinheiro!!!

Anúncios
 
5 Comentários

Publicado por em 08/05/2012 em Cardgames

 

Tags: , , , , ,

5 Respostas para “Você conhece Ouro de Tolo?

  1. warjoin

    08/05/2012 at 10:17 AM

    Hugo. Só uma pequena correção. O site é o ILHA DO TABULEIRO, não o Ilha do Tesouro. Abs.

     
  2. cacorpg

    08/05/2012 at 10:38 AM

    Ola Warjoin, obrigado pela correção, já arrumei ! e Obrigado por acompanhar nosso blog!

     
  3. warjoin

    08/05/2012 at 10:46 AM

    Warjoin=Draugor. Nem sei porque saiu este nick. Deve ser por causa de um cadastro que eu fiz dia destes quando tentava aprender como funciona esse negócio de blog.

    Abs

     
  4. cacorpg

    08/05/2012 at 11:01 AM

    Dae Brother, de qualquer maneira obrigado, pelo apontamento a gente tenta fazer tudo direito mas uma coisinha ou outra sempre escapa!

     

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: