RSS

Guerra de Brinquedo – Como fazer exércitos em epóxi

13 maio

Tentarei ser breve.
Como fazer um exército artesanal com epóxi, ferragens e tarecos comuns que se encontra em qualquer lugar :

Com uns dois pacotes de durepóxi, daqueles que por aqui custam 7 reais cada, você consegue fazer dois exércitos completos ( mais opcionais ) para jogar DE BELLIS ANTIQUITATIS ( DBA ) com seus amigos.
Que as figuras mais os textos imprecisos abaixo sejam auto-explicativos, pouca imaginação pois os exemplos estão na figura, e também muito pouca habilidade manual , mas um minimo de criatividade e a coisa toda vai funcionar.
A questão crucial de quantos tipos de unidades formar, o que são , para que servem, pincelo as dicas de como obter estas informações mais abaixo,

LISTA DE MATERIAIS :
2 pares de barras durepóxi
100 parafusos de latão bem pequenos
100 percevejos de latão
50 tachas de ferro
40 pregos pequenos
30 alfinetes
25 alfinetes longos ou arame, ou qqer coisa q sirva
superbond
Tintas acrilicas fosca de cores variadas ( decorfix é uma boa e barata marca )
folha de e.v.a. de 2mm de um tom de verde bom para parecer uma grama ou capim

ROTEIRO :
Veja as fotos para entender o processo e considere :
os parafusos são o corpo dos soldados, simplesmente envolva eles com pequenas porções de epóxi, as cabeças dos soldados são menores porções ainda, bolinhas deixadas conicas e assentadas na ponta do parafuso já envolto pela epoxi que lhes formou o corpinho.

depois aplique os percevejos para representarem os escudos, finalmente fixe os pregos na horizontal ao lado do corpo e do percevejo escudo ( uma pequenissima porção de epoxi e alguma torção e pressão no corpo de epoxi ainda mole basta para que os pregos fiquem firmemente fixados após o endurecimento da epóxi )
PRONTO! voce já tem um soldadinho completo, no caso muito bom para representar as unidades de SPEAR do DBA ( lanceiros )
4 destes bonequinhos são fixados sobre uma base de e.v.a. retangular de 40mm por   20mm e formarão uma unidade de lanceiros para qqer exército que o exija.

um parafuso se transforma num guerreiro com escudo e lança, note os cavalos saindo ali atrás a direita…

Auxiliares : pode substituir os pregos pelas tachas, fixas no corpo e levemente inclinadas, parecerão espadas, 3 deles por base representarão bem auxiliares, e 4 deles por base podem representar unidades de BLADE ( espadas, lâminas ) , que nos exércitos que pretendi nem usavam este tipo de unidade, somente auxiliares que são algo proximo mas menos poderosos.

Escaramuçadores : substitua os pregos por arame mais fino e menor ou alfinetes e seus lanceiros portarão ‘javelinos’ ( azagaias ou lanças leves de arremesso )

com tachinhas parecem espadas, pregos parecem lanças, fio de aço de ortodontia e menor comprimento parecem lanças de arremesso 

CAVALOS :  os cavalos tem um método para faze-los, bem como para os elefantes, faça só o corpo, quando estiver já bem firme mas ainda não totalmente seco, espete 4 tachas para as patas e uma para o pescoço, espere secar.
Depois de bem seco faça o pescoço e cabeça e deixe secar.
Cavalo pronto, faça um corpinho , desta vez no muque mesmo, moldando com os dedos grosseiramente sem usar parafuso como esqueleto, assente uma cabeça como para os soldados, conica, espete percevejos para fazer de escudo.
Cavalaria leve :  espete alfinetes finos e meio erguidos, representam as lanças de arremesso.
Cavalaria regular :  espete alfinetes ou arames mais grossos e deixe-os horizontais, como lança de cavalaria que carrega contra o inimigo
Cavalaria pesada : faça a mesma coisa acima mas com pregos dos lanceiros para representar as lanças pesadas dos KNIGHTS.
Carruagem de combate : moldei o corpo na mão, no instinto mesmo, para parecer bigas da antiguidade, um eixo de fio de aço de ortodontia e fiz rodas de e.v.a. 3mm para facilitar, mas use qqer coisa que quiser ou puder para representar rodas, fixe de algum modo dois cavalos na frente, e coloque um soldadinho na biga, com lança leve, pronto.
Elefantes : vai no instinto , no padrão dos cavalos, mas agora com corpanzil, e pode contornar as tachas das pernas para dar volume, bote uma cabeçona no pescoço e estique a tromba de forma artesanal.

veja o conjunto completo finalizado, esperando a pintura, eu prefiro fixar na base antes de pintar, mas os bons artistas fazem o contrário, note que aí tem tudo que precisa para montar sempre DOIS exercitos, escolhendo seus opcionais, e ainda da para montar tipos variados de exércitos compreendidos aproximadamente nos anos 300  antes de cristo mais ou menos  ( grosseiramente falando da época dos 300 de esparta ) 

PINTE ANTES OU DEPOIS, o que achar melhor, depois fixe nas BASES de e.v.a. verde.
Quais as dimensões destas bases conforme o tipo de tropas , quantas de cada tipo  são necessárias, e até o que são, para que servem, o que representam  estes tipos de tropa, bem  como jogar DBA , estão no MANUAL DE REGRAS .
pesquise na internet  DE BELLIS ANTIQUITATIS ( voce deve encontrar um manual 2.0 para baixar e um complemento 3.0 de atualização em algum lugar, existe um GUIA NÃO OFICIAL DBA que ensina a  jogar em detalhes, e uma página de aficcionados em DBA chamada FANATICUS.org que contém listas de exércitos de vários periodos históricos e nacionalidades  , se nada der certo me envie um e-mail que eu arranjo algum roteiro para voce )

Se intere da coisa, estude um pouco do que se trata, se você esta interessado no jogo ou no assunto devera ser divertido, é a única forma da coisa acontecer.

Eu escolhi a representação de exércitos de uma época especifica ali perto da guerra do peloponeso e do dominio de Alexandre o Grande , não é preciso fazer tantas peças como eu fiz, mas eu fiz de modo que posso por sempre DOIS exércitos para lutar ( cada um usa 12 bases ) de tipos variados de umas 6 ‘nacionalidades’ , por exemplo :
Espartanos
Atenienses
Macedônios
Persas Aquemênidas entre outros

e aqui o resultado final, com os exércitos completamente pintados, cores ao seu gosto, um pouco de bom senso, um metalico prateado ou cor de bronze metalico no topo da cabeça para representar elmos de bronze ou metal, não precisa pintar os percevejos nem as armas, e pronto, veja que o resultado final é bastante satisfatório, isto sobre uma mesa com um bom pano verde para fazer capim e algumas peças de cenários adequado, feitos também com e.v.a., e outras coisas que sua imaginação puder conceber, e ficara excelente e muito instigante e divertido de jogar…. 

Anúncios
 
Deixe um comentário

Publicado por em 13/05/2012 em Geral

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: