RSS

Wargames Eletrônicos – Company of Heroes ou Men of War

27 maio

COMPANY OF HEROES          ou                 MEN OF WAR ?

 vista aproximada de esquadrão no MEN OF WAR

Pelo que andei vendo o COH é o de maior sucesso de vendas e público, esta fácil encontrar assunto sobre ele, já o MOW aparece mais timidamente na cena de jogos  Estratégia em Tempo Real ( no ingles RTS , real time strategy ) mas sempre que falam sobre ele é com grande respeito e algumas comparações que o deixam em melhor nível que o seu concorrente direto …

Considerando o jogo no MULTIPLAYER,  eu para variar vou acabar seguindo a contramão e dizer e afirmar e garantir que MOW é muito melhor que o COH….
e sem mais delongas vamos aos porques :

Como ambos os jogos tem um ponto de vista muito aproximado , um zoom similar, que engloba o gerenciamento de pequenas unidades de combate, do esquadrão a companhia, para o jogo multiplayer e com a tecnologia da guerra moderna fica muito mais apropriado a ação tática do que o gerenciamento de recursos.
Neste quesito MEN OF WAR parece se sair muito melhor em comparação com COMPANY OF HEROES,  o primeiro da enfase a movimentação, a manobra tática e o posicionamento, o segundo é muito mais dependente do gerenciamento de recursos para aquisição de tropas que na batalha se mostram muito mais ‘descartáveis’ do que no outro jogo.

Acrescente a isto o fato de que o COMPANY OF HEROES tem uma movimentação e rapidez de acontecimentos excessiva que o torna pouco realista.
O MEN OF WAR é mais consistente com a realidade, a administração dos recursos de combate deve ser mais parcimoniosa, já no COH o gatilho rapido no mouse pode garantir um maior suprimento de tropas mas com menor importância individual.
Finalmente em MEN OF WAR é possível ter um controle muito mais absoluto das unidades, chegando ao ponto de poder controlar um unico individuo ou veiculo com as setas direcionais como se fosse um FPS ( jogo de tiro em primeira pessoa )  além do usual clicar e apontar com o mouse.
O COH é mais como um Age Of Empires, gerenciar e gerenciar rápido para poder lutar, e MOW é mais administrar adequadamente os recursos e lutar bem para poder vencer.
Em suma me pareceu que o MEN OF WAR é mais consistente, mais realista e mais completo como um jogo de guerra moderna multiplayer do tipo RTS, e o COH fica muito ‘genérico’ para o estilo e ponto de vista a que se propõem.
Veja, um esquadrão ou indivíduo pode ser selecionado no MOW e então a ‘atitude’ dele/deles pode ser setada, você pode enviar suas tropas rastejando, andando cautelosamente ou correndo para a linha de frente no melhor estilo CLOSE COMBAT, já no COH não se tem tal domínio, as tropas estão sempre correndo como loucas, e se agacham ou se atiram no chão somente de maneira automatica mediante fogo inimigo, sem a possibilidade do jogador coordenar esta atitude antecipadamente.
Visualmente MOW tem mais realismo na paisagem ao redor, apesar de COH as vezes parecer ter um engine grafico um pouco mais avançado, mas é coisa de se avaliar com cautela.

Achei que MEN OF WAR é muito mais jogo de segunda guerra mundial que COMPANY OF HEROES , mas contém muitos pacotes extras para o aficcionado, suplementos de mapas single e multiplayer  e não sei se isto é bom ou ruim, porque fica a pergunta :  qual MEN OF WAR comprar para o jogador que esta mais interessado em garantir  parceiros de jogo via internet?  O pacote mais caro com a ultima versão e todos os mapas e missões singleplayer junto, ou a versão x ou y economicamente mais atraente mas onde não se sabe se o ‘povo’ realmente estara lá para garantir boas partidas online.
De certo modo COMPANY OF HEROES também possui sua ‘pacoteira’ de versões e suplementos para confundir o jogador incauto.

COMPANY OF HEROES X MEN OF WAR videos comparativos :
Em  COH , combates realmente intensos , mas um tanto forçados se comparados ao MOW  , note a movimentação muito mais realista do segundo, a melhor percepção do cenário e a tática mais consistente.

http://www.youtube.com/watch?v=gFp-suGeVd8

http://www.youtube.com/watch?v=chNMp6v_J2w

campo de batalha de MOW  :

campo de batalha de COH

Anúncios
 
Deixe um comentário

Publicado por em 27/05/2012 em Geral

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: