RSS

Mobsters RPG – Resenha

28 jun

Olá meus caros, tudo bem? Me lembro que certa vez falei sobre um RPG de mafiosos feito pela TSR, o surpreendentemente eficiente Gangbusters.Eu sempre me perguntei “Caramba, Gangbusters é tão bacana. E se alguém refizesse ele com um sistema menos rígido?”. Não é que alguém me ouviu? Quer dizer, não é que alguém em 1998 me ouviu? Na Finlândia? Pois é. O autor dessa façanha é o sr.Ville T. Vuorela e a editora do jogo é a finlandesa Burger Games. Ambos são responsáveis pelo RPG subtitulado  Mobsters: An Amoral Roleplaying & Strategy Game; é uma vibrante e bem feita readaptação das idéias de Gangbusters sem a hipocrisia de que se trata de um RPG de bandidos. Claro, ele pode ser adaptado para que suporte uma ideia mais ordeira da coisa,  mas o grande charme do jogo se perde: como ser um mafioso nos idos da década de 20 nos EUA. Como no seu RPG-irmão, o quente aqui é entrar na pele de Don Corleone, Al Capone, Lucky Luciano, Colossimo e outros grandes criminosos e mostrar que quem é sangue ruim é quem manda então se for pra ser mané nem chegue perto (pronto, falei!). Então vamos ao jogo.

O sistema (aqui chamado de Scorpio System) pugna pela simplicidade. Você só precisa de 2d6 para jogar o jogo e todos os testes dependem de rolagens contra níveis de dificuldade. Até os supostamente resistidos, que dependem dos 2d6+valor pertinente (perícia ou atributo) utilizam a mesma mecânica. Mas não se preocupe. Ele faz isso bem mesmo assim (esclareço que todas as regras de combate estão descritas em apenas 5 páginas de um livro com o total de 64 páginas). Apenas a iniciativa e as ações parecem um pouco confusas, pois ocorrem em frações de 10 e quanto mais alto obtido, mais rápido voce age num turno (por exemplo, dois caras rolam iniciativa que é 2d6+ Destreza + Modificador da Arma, um sai com 18 e outro com 27; o primeiro vai nas ações 18 e 8 e o segundo nas ações 27, 17 e 7). Ações de aparar (quando aplicáveis) e esquiva são dificuldades passivas de acerto então não gastam ações (temos um eco do AC do D&D aqui; nesse ponto o Gangbusters tentou uma quebra maior). O sistema de dano é bem letal. Por sorte existem os “karma points” que permitem re-rolagens e escapar de situações fatais (sim, está descrito assim tão genericamente; praticamente uma vida extra).

O resto do livro são coisas bacanas como vantagens e desvantagens (quanto mais velho for sua personagem, mais desvantagens ele pode escolher), métodos de assassinato clássicos da máfia, conceitos de aventuras, regras de respeito (fama),  esquemas de lucros para negócios ilegais, como dominar os negócios dos outros, preços da mão-de-obra criminosa, subornos, consequências do abuso do poder, problemas aleatórios para os PCs (com tabelas!!!) e um cenário para começar a aventura (New Orleans). Sabe como chamo a condensação de todas essas coisas? Um baita RPG. Uma bela jóia rara.

E sabem o que é o melhor de tudo? Ele é GRATUITO. Isso mesmo. Você pode downloadeá-lo aqui, na página dos caras. Parabéns, voce agora tem acesso à um ótimo RPG. Faça bom proveito, pois recomendo fortemente.

Bom final de semana pra você!

Anúncios
 
Deixe um comentário

Publicado por em 28/06/2012 em Geral, RPG

 

Tags: , , , , , , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: