RSS

Command and Colors – Ancients – ROMA X CARTAGO em uma caixa

29 jun

Vou  falar de um jogo de guerra de TABULEIRO, mas que tem um ‘aroma’ de miniaturas muito bom, pois ele vem com blocos de madeira representando tropas, o tema é GUERRAS PUNICAS.

ROMA X CARTAGO

Este jogo tem muitas vantagens para o interessado em jogos de guerra que gostaria de experimentar o estilo mas sem um comprometimento muito grande ou necessidade de muito preparo e aprofundamento no asunto. E o melhor, é um jogo fácil deste mesmo interessado envolver outras pessoas, qualquer incauto passando, disposto a jogar ou competir com alguma coisa pode ser convecido e conquistado pelo dono do jogo,  hehehe….

As vantagens :

– Jogo de tabuleiro, então vem tudo pronto numa caixa pequena, não é preciso mais nada, nem preparo de miniaturas, peças cênicas, e acessórios, esta tudo ali dentro, é só preparar a partida.
– Usa blocos de madeira com grafismos das unidades, o que gera um apelo muito maior que meramente peças de papel, é como estar jogando com miniaturas
– Apresenta mais de uma dúzia de cenários de batalhas que aconteceram na história, o jogador é desafiado a repetir ou mudar o curso da mesma no jogo.
– O jogo é dirigido por cartas, quer dizer, cada jogador possui uma mão de cartas de comando que vão permitir a ele fazer suas manobras em busca da vitória, isto garante dinamismo e principalmente simplicidade, pois as cartas tem muito de auto-explicativo nelas. Eu inclusive achei no BoardGameGeek arquivos que me permitiram imprimir um baralho extra em espanhol o que facilitou muito as coisas para jogar com familiares que não dominam o ingles ( e o espanhol qualquer um aqui no sul domina, querendo ou não )
– Apesar da simplicidade, o jogo não é banal, ou superficial demais, as cartas permitem os comandos, mas as unidades são tão variadas e consistentes com os tipos de unidades de guerra antiga que existiram que o jogador tem importantes decisões tático-estratégicas a fazer, e sente imersão no tema de guerras antigas ao longo da partida.
Por exemplo voce pode decidir uma carta que permita atacar a distancia no seu flanco esquerdo enquanto prepara o avanço de suas unidades de infantaria pesada para apoiar o ataque na sua proxima jogada, e assim por diante.
– Além dos tipos de unidades a presença de líderes acrescenta sabor ao jogo, generais presentes ou proximos a uma unidade estimulam-nas a lutar melhor e resistir aos ataques dos inimigos.

Certamente que algum conhecimento do assunto, seja sobre as guerras punicas ou simplesmente sobre batalhas antigas, ou tipos de armas e armamentos usados na epoca de roma ajudam a dar mais sabor e imersão a um jogo destes, mas, mesmo sem isto é um jogo muito divertido, acessível e dinamico.
Abaixo fique com as ilustrações e uma narrativa de uma grande batalha num dos cenários prontos que vem na caixa de COMMAND & COLORS – ANCIENT :

=A BATALHA DO LAGO TRASIMENO=


Parte de baixo da figura cartagineses, Parte de cima  romanos , Aníbal esta na unidade pesada a esquerda …. , muitas colinas na região do lago Trasimeno, algumas no centro esquerdo intransponiveis.

Aníbal posicionou os fundibulários e lanceiros nas colinas centrais, os bandos de guerra gauleses, agora sua principal força de ataque foram dispostos em dois contingentes um no flanco esquerdo e outro maior atras das colinas centrais levemente deslocados para a direita, no flanco direito toda a cavalaria aguardava atras de outras colinas.
O grande líder cartagines tomou posição com sua unidade pesada junto aos gauleses da esquerda.
A espessa neblina da manhã naquele período de primavera escondia a praia do lago Trasimeno , os romanos não viram o posicionamento do inimigo ao chegarem no lago, e ouviram com apreensão o toque dos cornos de bronze que anunciavam o ataque cartagines.
No flanco esquerdo os guerreiros gauleses e as tropas pesadas de Aníbal contavam com a surpresa para bater o inimigo, mas este portou-se com tamanha bravura que conseguiu resistir com bravura a investida cartaginesa, as unidades se engajaram num combate mortal de escudos e estocadas de espadas, lanças e machados ….
Enquanto isto a cavalaria cartaginesa se atirou com impeto no flanco oposto lá no outro lado da linha de colinas, os cavalos bufando e espumando, os cavaleiros com lanças outros com armaduras mais leves e armados com javelins disparavam saraivadas de projéteis sobre as unidades romanas de costas para o lago, novamente o treinamento e disciplina romanos sobrepujou a fúria e a valentia do inimigo….
Enquanto no flanco leste a unidade pesada de Aníbal foi totalmente batida e ele teve que recuar, no oeste a cavalaria também sofreu grandes revéses, muitos cavaleiros dispersaram ao tentar recuar e trombar com suas proprias tropas no topo das colinas ou no desfiladeiro presente a direita.
A vantagem inicial dos Cartagineses foi perdida, a cavalaria a direita retraiu totalmente e a infantaria a esquerda se viu privada das tropas pesadas e seu líder geral, no centro os fundibulários fizeram um ótimo trabalho escurecendo o céu de projéteis e provocando baixas no centro do inimigo que diminuiram um pouco a vantagem romana.
Entretanto o desgastado flanco esquerdo ameaçava romper, e se isto acontecesse o inimigo conseguiria envolver os cartagineses por trás das colinas e tudo estaria perdido, num último lampejo de estratégia o grande líder Cartagines provou seu valor, estafetas foram enviados com ordens explicitas para os 3 setores, foi ordenado ao flanco esquerdo recuar totalmente , no centro e na direita tropas auxiliares avançaram ambas pelo meio, evitando unidades romanas integras e colhendo de surpresa duas unidades leves desgastadas que estavam recuadas e sem espaço de manobra com a praia do lago Trasimeno na sua retaguarda, os auxiliares se chocaram com os romanos e num embate desesperado de lanças e escudos conseguiram romper as unidades romanas que sem poder recuar foram miseravelmente batidas, desta forma o exército romano foi dividido em dois, e toda resistencia se mostrou inutil daí em diante, os Cartagineses conseguiram afinal de contas sua mais brilhante vitória.


ESQUERDA : depois de batido anibal, os romanos ficam a um passo da vitória deixando só um bloco restante na unidade cartaginesa leve da extrema esquerda.
SETAS BRANCAS : pedras e mais pedras cartaginesas de cima das colinas nos romanos lá embaixo conseguem cavar um fragil equilibrio com o inimigo
DIREITA : a cavalaria cartaginesa avança impetuosa mas vacilante e retorna acovardada e dispersada


CENTRO : estou em duvida se aquelas duas tropas conquistaram DOIS estandartes e a vitória, ou martelaram uma unidade só e conquistaram a vitória, eu acho que estava 5×4 para os romanos e depois disto acabou em 5×6 , acho.

=E aqui uma palhinha retirada da Wikipedia falando a respeito de um tipo de unidade que se tornou espinha dorsal do exercito cartagines em determinado periodo : os GUERREIROS GAULESES ( Gália é a terra de asterix e obelix onde hoje fica a França, e no tempo de Aníbal líder de poderoso reino no norte da africa , séculos antes de cristo, os gauleses eram mercenários a soldo de cartago contra seus ferrenhos inimigos os romanos ) =
[i]As relações pessoais de Aníbal com os gauleses que se uniam ao seu exército, agora e mais tarde em suas campanhas, eram importantíssimas para que tivesse êxito na Itália. O que ele lhes prometeu, assim como aos seus próprios homens que o seguiram desde a península Ibérica, foi a liberdade completa e o direito, por conquista, às terras que fizessem suas. Uma vez que a vida dos guerreiros gauleses, naqueles tempos, girava em torno da guerra, geralmente contra seus companheiros gauleses, e eles dificilmente adotavam o modo de se estabelecer dos italianos, que eram agricultores antes de mais nada, o apelo da batalha e da pilhagem era irresistível. Não desejavam nada além disso; acreditavam que morrer em batalha era o mais apropriado para um homem — e que seus espíritos, em qualquer caso, sobreviveriam. Sua perspectiva de vida era a do mundo homérico; em quase todos os aspectos faziam lembrar os escandinavos de séculos posteriores. Banqueteando-se e bebendo vinho, vangloriando-se de seus feitos, ouvindo contos de heroísmo de seus trovadores, eles eram, ao mesmo tempo, valentes e ingênuas crianças. Colares, pulseiras e anéis de ouro demonstravam sua riqueza; os corpos sem armadura demonstravam o seu desprezo pelo inimigo (até que fossem treinados na utilização de corseletes cartagineses e romanos). E assim iam eles mundo afora, vestidos com calças compridas — ao contrário dos homens do Mediterrâneo, que viam nas compridas polainas do norte a marca do selvagem. Deles o historiador Diodoro escreve que alegremente se atiravam a combates individuais pelo incidente mais trivial em suas festas de bebedeiras, e que eram amantes de canções sobre as grandes façanhas de seus ancestrais. “Eles aumentam os elmos de bronze que usam com chifres, para aparentarem maior tamanho. Carregam sobre seus corpos escudos incrustados com a cabeça de bronze de algum animal. Falam por meio de enigmas, apenas insinuando seu pensamento, sempre exaltando a si mesmos. Horríveis em aspecto, eles parecem ameaçadores; também têm uma aguçada destreza e são frequentemente rápidos no aprendizado”.(by wikipédia )[/i]

Anúncios
 
3 Comentários

Publicado por em 29/06/2012 em Geral

 

3 Respostas para “Command and Colors – Ancients – ROMA X CARTAGO em uma caixa

  1. Rafael Furlanetto

    30/06/2012 at 10:05 PM

    É Miller, tô vendo que foi um grande negócio passar este jogo para vc. Jogo tem que “ver mesa”, senão é só um monte de papel e dinheiro jogado fora. Bom Battle Report.

    Abs.

     
    • cacorpg

      01/07/2012 at 11:51 AM

      dae Rafa

      com certeza esse foi uma boa aquisição, eu também já tenho um e comprei também a expansão, e agora que nos vamos deixar ele mais 3d com as miniaturas de 1/72 a coisa promete ficar ainda mais bacana!

       
      • Rafael Furlanetto

        01/07/2012 at 8:10 PM

        Com miniaturas!!?? Pintadas no estilo Caco? UOWWWWW. Vou subir a serra só pra jogar.

         

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: