RSS

Conheça A Fita – RPG Narrativo Gratuito – DROPS

30 jun

Bom dia Gamers,

Esta semana eu tenho tentado muito entender as mecanicas por tars dos RPG’s narrativos e tenho procurado entrar em contado com o maior numero deles possível, foi uma grata surpresa ter conhecido no Facebook o Diego Astaurete, e ter acesso ao A Fita, onde a narrativa se desenvolve em uma fita gravada, particularmente mesmo sem ter lido totalmente o RPG, já gostei da premissa básica pelo clima oitentista contido, eu gravei muitas coisas em VHS e algumas foram bem divertidas.

A FITA – UM RPG NARRATIVO DE HORROR CONTEMPORÂNEO

Sempre me perguntei quando é que deixaria de pensar em escrever um livro de RPG, e passaria realmente a escrever um. Bem, meu conhecimento da Língua Portuguesa não ultrapassa os limites da normalidade e isso poderia ser um impasse, meu pouco conhecimento na área de design de jogos também poderia ser, mas mesmo assim decidi me dedicar ao meu hobbie preferido.

Na noite de quarta feira do dia 06/06/2012, eu estava em frente ao computador buscando inspirações para escrever, queria falar sobre aventureiros mirins que enfrentavam monstros que vieram para aterrorizar seu bairro, ao melhor estilo cine trash e sessão da tarde juntos, mas sentia que isso não me agradava de alguma forma.
Dei uma lida no acervo que se encontra no blog garagem rpg, e lá pude ter contato com a forma de jogo que realmente me agrada, que é a dos jogos Indies, que são rápidos e também muito práticos. Meu inglês é bem básico, então meu acesso a material sobre game design é bem restrito, e tudo que sei aprendi por lá mesmo.

Enquanto mexia no computador buscando uma fonte de inspiração, resolvi ver um filme chamado “Atividade Paranormal 3”, foi então que um clarão invadiu minha mente, vou fazer um RPG ao melhor estilo Found Footage, nos dias que seguiram eu pesquisei sobre o assunto e vi o que poderia ser utilizado em um jogo de RPG, e fui filtrando o tema e cheguei ao jogo que batizei como ” A FITA “.

DO QUE SE TRATA
A Fita trata-se de um RPG de narrativa compartilhada, ou seja, os jogadores deverão através de uma premissa dada pelo mediador, criar uma história envolvendo algum incidente que foi gravado por uma fita de vídeo, acidentalmente ou não. Para jogar não são necessários dados como em um RPG convencional, tudo o que você precisa é de um cronômetro, lápis, um pedaço de papel, e obviamente, alguns dos seus amigos.

DIFERENTES HISTÓRIAS
Para algumas pessoas uma fita de vídeo serve para guardar agradáveis momentos da vida, sejam eles de sucessos profissionais, momentos pessoais, dentre outras coisas. Já para outras elas guardam documentários importantes sobre determinados tipos de assunto, a questão é que em alguns casos, essas fitas acabam registrando um momento desagradável e trágico.
Quem sobrevive a esses eventos acaba compartilhando com os outros, dizendo o que sentiu naquele momento, onde sua fé estava depositada e que só queria que tudo voltasse a ser como antes. Mas os que desaparecem sem deixar nenhum vestígio, os que claramente já deixaram esse mundo, dependem da boa vontade de pessoas curiosas e empenhadas em descobrir o conteúdo da gravação para entender o que realmente aconteceu.
O conteúdo da fita é algo realmente trágico, os parentes das vitimas talvez não estivessem preparados para o que iriam encontrar, e teriam o árduo trabalho de desvendar todo o conteúdo do vídeo que talvez tivesse sido encontrado no fundo de um lago, nos esgotos de uma cidade, ou em uma cabana no meio da floresta a mercê de fungos e bichos que poderiam destruir seu conteúdo.
Cada minuto é precioso, um sorriso no rosto, uma confissão, um flagra, qualquer coisa, para a família das vitimas a verdade acaba sendo o único conforto e ao mesmo tempo a maior dor.  Todos aqueles sorrisos da turma que saiu de férias para a casa no campo, ou uma expedição ao Himalaia de cunho totalmente cientifico, todos são momentos que precisavam ser registrados. Resta aos jogadores agora descobrirem o real conteúdo da fita e tirar o incidente do anonimato.

LINK PARA DOWNLOAD DO COUNTEÚDO: http://www.4shared.com/office/ayjulTi8/A_FITA_-_RPG.html

Fica a oportunidade então para quem quiser conhecer esse projeto onde eu deposito muita seriedade em seu desenvolvimento, espero que as pessoas que resolverem testar o jogo me retornem como foi a experiência, pois dessa forma posso levar o projeto a patamares cada vez maiores!

 

 

 

 

 

DIEGO SILVA ASTAURETE:

25 anos, Trabalha com Autocad na parte de projetos de Engenharia e Arquitetura na prefeitura de seu pequeno município, também trabalha com materiais gráficos para impressão ou para web. Nos tempos livres, costuma escrever e jogar RPG.

 

Aproveitem a dica e Game On!

 
3 Comentários

Publicado por em 30/06/2012 em Geral, RPG

 

Tags: , , , , , , , , , , ,

3 Respostas para “Conheça A Fita – RPG Narrativo Gratuito – DROPS

  1. John Bogéa

    01/07/2012 at 2:19 PM

    Muito bom o jogo, o Diego A. mandou muito bem.

     
  2. Carmine Scinocca

    19/08/2014 at 8:54 PM

    Parece ser muito legal

     

Deixe um comentário

 
