RSS

Discutindo RPG: 10 dicas para se tornar um Mestre

09 jul

Revirando aqui uma papelada antiga me deparei com essas dez dicas simples, mas bem úteis, para aqueles que estão começando a recompensante tarefa de mestrar uma sessão de RPG.

Vamos a elas:

1. O Mestre é que dá a linha mestra da história, descreve cada cena e tudo aquilo que os personagens do jogadores percebem com seus sentidos. Os jogadores participam da história, falando e agindo de acordo com a cena descrita pelo Mestre. Dessa forma ambos Mestre e Jogadores são responsáveis por contar a história.

2. O Mestre tem a última palavra na resolução dos conflitos, mas não pode ordenar que um personagem de um jogador faça algo assim ou assado.

3. O bom Mestre nunca torce contra os Personagens. O objetivo do Mestre é fazer com que todos se divirtam.

4. O Mestre nunca deve permitir que um jogador decida o que o personagem de outro jogador vai fazer.

5. O Mestre interpreta todos os outros personagens da história: Antagonistas e Figurantes.

6. O Mestre é quem decide se as ações pretendidas pelos personagens dos jogadores são possíveis ou impossíveis.

7. Ações fáceis, como abrir um porta destrancada, são sempre possíveis. Não quebre o ritmo do jogo impondo testes e rolagens de dados sem necessidade, isso cansa os jogadores.

8. Ações muito difíceis, como voar sem a ajuda de uma máquina, são impossíveis. Matenha a coesão dentro de sua história, permitir o impossível é também acabar com a graça do jogo.

9. Para aquelas ações que não são muito fáceis e nem muito difíceis é preciso tomar decisões com base em um sistema de regras. Domine, na medida do possível, as regras básicas do sistema, isso economiza tempo (evita busca regras nos livros todo o tempo) e evita “quebras” no ritmo da história.

10. O Mestre lança dados em nome dos antagonistas e figurantes. Os jogadores lançam dados por seus personagens.

Essas dicas parecem ser elementares a quem já joga, mas para quem está dando seus primeiros passos são de grande valia.

Que outras dicas vocês daria para quem está começando agora? Escreva nos cometários!

@feliperecka
see you later elevator

Anúncios
 
3 Comentários

Publicado por em 09/07/2012 em RPG

 

Tags: ,

3 Respostas para “Discutindo RPG: 10 dicas para se tornar um Mestre

  1. Hebert Vieira Simplicio Junior

    09/07/2012 at 9:23 PM

    eu moro em um lugar onde ninguem nunca ouviu falar em rpg, tentei formar um grupo uma vez, mas minha experiencia como jogador nao me serviu muito na hora de mestrar, me embaralhei nas regras, o jogo ficou chato e o grupo nao passou da primeira seção. Ultimamente eu tenho mestrado umas aventuras one-shots pra minha namorada e tento usar os sistemas mais simples possiveis tipo o Calisto do tiago junges e o Pocket Dragon… mas mesmo assim nao sou nem de longe um mestre nivel 1…..

     
    • feliperecka

      09/07/2012 at 9:41 PM

      Olá Hebert! Acho que você está no caminho certo: está tentando! Vez que onde você mora não tem ninguém experiente com quem você possa trocar idéias e até jogar, sugiro procurar um grupo pela internet. Grupos que jogam pelo skype ou pelos hangouts do Google+ são bem comuns. Quem sabe você não ganha um pouco mais de confiança e volta a narrar para esse pessoal da sua cidade.

      Não desista! Ninguém nasce sabendo, tenha em mente que o RPG é um jogo colaborativo e portanto a diversão depende de todos os jogadores.
      Volte sempre!

       
    • Marcio leite

      10/07/2013 at 7:16 AM

      se você não domina as regras e não consegue mestrar para um grupo maior, então comece com um sistema simples e mestre para uma ou no maximo duas pessoas. também procure conhecer bem as regras. leia sempre que puder. estude as regras. e aos poucos você terá mais base/experiência para mestrar com fluidez. abraço. e outra coisa, jamais desista!!!

       

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: