RSS

GUERRA DE BRINQUEDO – Da fantasia medieval para a idade média

13 jul

Quando iniciei no hobby de Jogos de Guerra com Miniaturas, aqui na cidade não havia a mínima tradição com jogos a nível histórico, porém se encontravam hobbystas bem consolidados no segmento da fantasia medieval e ficção científica.
Através de uma empresa chamada GAMES WORKSHOP ( GW ) da Inglaterra, que produz  sistemas de jogo , miniaturas e acessórios, o pessoal da cidade jogava o mais famoso wargame de miniatura nos dias de hoje, o WARHAMMER.
O carro chefe da marca hoje em dia é o Warhammer 40K, ambientado em 40.000 anos no futuro, mas o tema original da empresa foi o Warhammer FANTASY, com o tema de fantasia medieval que surgiu no boom da era do Rpg, nos idos de 70 ou 80, não sei bem, qualquer hora eu vou convidar alguém para fazer um artigo a respeito desta empresa e seus sistemas.
Por hora deixe-me dizer que ao ver que existia o segmento de jogos de guerra com miniaturas na cidade eu imediatamente procurei uma brecha para penetrar neste mundo.

As opiniões e aconselhamentos de alguns jogadores diante dos anseios que expressei  com os jogos de guerra  me levaram a entrar no segmento da fantasia medieval, mais tarde isto se mostraria um erro, vim a descobrir que não era esta a minha vertente, porém intuindo que algo assim podia acontecer adquiri miniaturas de um exército de fantasia que não era tão fantástico assim, quer dizer, tinha uma caracterização que podia permitir seu uso em jogos de cunho histórico no período medieval, foi a coisa mais acertada que fiz!
Não gostei do tema da fantasia medieval para jogos de guerra com miniaturas, se fosse um bom RPG não haveria o menor problema, mas numa mesa de jogo com miniaturas manobrando  a nível tático, ficar sofrendo ou usando magias e poderes sobrenaturais para desenvolver o combate  não era para mim.
Por um tempo eu fiquei frustrado com o dinheiro gasto ( pouco por sinal, cauteloso  eu adquiri um contingente pequeno e também uma parte com peças usadas ) e principalmente com o trabalho ‘supostamente’ perdido em pintar e preparar todas as peças.

Mas, existia um plano B no preparo daquele exército, como disse acima, ele poderia perfeitamente se prestar a um uso mais nobre num bom sistema de batalhas medievais, antes que isto acontecesse eu já estava confeccionando um castelinho de isopor e algumas maquinas de cerco para me aproximar deste tema.
Finalmente um tempo depois consegui um  manual da propria empresa GW, que propunha jogos de guerra históricos, o Warhammer ANCIENT BATTLES, com um suplemento chamado REGRAS DA CAVALARIA, para idade média, e um hobbysta veterano da GW  no reino fantasia, morando nas proximidades e  disposto a explorar novos segmentos, consegui finalmente me satisfazer  com o meu exército de miniaturas de fantasia medieval na escala 1/50 ( aproximadamente ) agora totalmente adaptados para os jogos de guerra de tema históricos no período medieval.

O nome da ‘raça’ do Warhammer FANTASY, que se prestou a tal fim, é o da BRETONNIA, cujo nome já sugere, são a representação clássica dos cavaleiros medievais das lendas Arturianas.
Agora despidos dos poderes e da magia de Merlin e Morgana, sem montar em Pégasos ou Grifos, e sem cavaleiros em busca do graal, se comportam como simples cavaleiros medievais, lanceiros ou arqueiros ingleses do arco longo.
Pelas fotos vocês podem perceber que tudo ficou muito adequado ao tema.
O castelo é feito de isopor, e as armas de cerco de palitos de picolé, espetinhos de madeira e coisas do tipo, colinas de isopor, estradas de e.v.a., e bosques de carpet forração, a ponte é de isopor e papelão.

Anúncios
 
1 comentário

Publicado por em 13/07/2012 em Geral

 

Uma resposta para “GUERRA DE BRINQUEDO – Da fantasia medieval para a idade média

  1. Rogério

    18/12/2014 at 4:35 AM

    Encontrou umas soluções bem interessantes para fazer o seu cenário de batalha. Pessoalmente também prefiro o modelismo histórico ao de fantasia – projecto converter figuras de Warhammer em personagens “reais”. Saudações de Portugal! 🙂

     

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: