RSS

World RPG Fest 2012 – Impressões Gerais

23 jul

por Felipe Recka

durante os dias 21 e 22 de julho de 2012, Curitiba se tornou a capital brasileira do RPG. Foram dois dias de muitos jogos, lançamentos interessantes, conversas amistosas, risadas; tudo isso em um clima muito bom.

O World RPG Fest é um evento dedicado aos “jogos inteligentes”, como classifica a organização, que acontece desde 2010 em Curitiba. De lá para cá o evento passou de uma iniciativa desbravadora para um evento muito bem planejado e profissional.

Esse ano o evento ocorreu no salão central da FIEP, local apropriado, um pouco menor do que o salão do ano passado, mas que deu ao visitante a sensação de “aconchego”. As mesas próximas, sempre cheias, ladeadas pelas stands e lojas foi um ponto positivo do evento. Tal disposição dava a sensação de um evento sempre cheio.

Esse clima “intimista” foi bastante interessante, pois ví mesas de RPG, misturadas às mesas de board games, card games, war games e até vídeo games. Mais do que simples associação de hobbies vi nas conversas descontraídas dos corredores os visitantes conversarem com os autores nacionais como John Bogéa e Eduardo Caetano e com o convidado internacional, e gente finíssima, Monte Cook. O público teve a oportunidade de ver de perto e trocar idéias com o ilustrador da Wizards of Coast, Cláudio Pozas e com o game designer, e agora amante da comida brasileira, Eric M. Lang. Não tenho dúvidas que o ótimo clima do evento foi seu ponto alto.

Acompanhei o lançamento do livro Abismo Infinito e os testes do card game de Terra Devastada, ambos pela Retropunk. Também foi lançado no evento o excelente card game Dungeon Monster da Rocky Raccon. Aliados aos outros produtos nacionais, tais, lançamentos só reforçam meu entendimento sobre o momento especial que o mercado nacional de jogosestá passando. Não tenho dúvidas que nosso hobbie está em boas mãos.

Não poderia deixar de comentar o estimulante Encontro de Blogs de RPG, foi uma oportunidade ímpar para colocar rostos em alguns nomes e conhecer esse pessoal que ajuda a divulgar o RPG. Muitas idéias boas surgiram e aguardem, pois muita coisa boa vai rolar.

O ano de 2012 foi o ano de consolidação do Worl RPG Fest na minha opinião. Estavam presentes jogadores de várias regiões do Brasil, Editoras e autores nacioais marcaram presença, as falhas do ano passado foram corrigidas, a qualidade das palestras continua a ser destaque e, ao contrário do prognóstico, Curitiba, e os curitibanos, demonstraram ser bastante simpáticos aos seus visitantes.

Meus parabéns a toda a organização e que venha a World RPG Fest 2013!!!

Durante a semana teremos uma série de posts sobre o World RPG Fest 2012. Fotos, comentários sobre as palestras e entrevistas; acompanhe o blog e saiba de tudo que ocorreu!

EDIT 1: Confira as fotos do primeiro dia!

EDIT 2: Saiba o que o Hugo comprou no evento.

Anúncios
 

Tags: , , , ,

9 Respostas para “World RPG Fest 2012 – Impressões Gerais

  1. Ana

    23/07/2012 at 10:33 AM

    Realmente, o evento foi muito bom, com diversas atracões. O encontro de blogs foi uma grata surpresa e espero que as idéias discutidas tenham futuro.
    Apesar de somente ter ido no sábado, ainda assim posso dizer que a World RPG Fest valeu a pena e quem não veio, perdeu um grande evento. Gostei muito e não vejo a hora de ver o que os organizadores vão aprontar para o ano que vem!

     
    • feliperecka

      23/07/2012 at 2:45 PM

      Obrigado pela visita Ana! De fato o evento foi muito legal, domingo a visitação foi também bastante grande, o público um pouco diferente do sábado. Se no primeiro dia víamos mais famílias visitando, no domingo a faixa etária era um pouco maior e muitos jogadores procurando grupos.

      Ainda vou fazer um post sobre o retorno do Blog da Matilha, mas desde já sejam bem-vindos novamente!

       
  2. Leishmaniose

    23/07/2012 at 11:03 AM

    Olá,

    Eu curti muito o WRF. Como a viagem de Natal pra Curitiba é cansativa, eu tinha um certo receio de não valer o esforço, mas compensou e em dobro. Tanto que tenho pretensões de comparecer ao próximo e tornar isso um hábito. 🙂 Parabéns ao pessoal do evento e ao pessoal de apoio e espero que as idéias do encontro de blogs sigam adiante e haja novos, com novos desenvolvimentos e idéias fortalecendo a comunidade – mesmo não sendo blogueiro, eu parasito a comunidade por ser usuário e seu fortalecimento é ganho pra mim.

    Bonanças.

    Atenciosamente,
    Leishmaniose

     
    • feliperecka

      23/07/2012 at 2:47 PM

      Grande Leishmaniose! Obrigado pela presença no encontro de blogs e agora aqui nesse humilde espaço. Espero que consiga vir todo ano, pelo histórico ele fica melhor a cada ano.

      Tenha certeza que o crescimento dessa comunidade se dá também pelo apoio dos leitores, valeu!

       
  3. Eder Appel

    23/07/2012 at 3:53 PM

    Ae Felipe.

    Post amigo funcionando! 😉

    Foi realmente muito bom participar do WRF 2012. Infelizmente não tivemos como dar a atenção necessária a todos os blogueiros/amigos que estavam por lá, pois o Streaming ocupou grande parte do nosso tempo.

    Espero reencontrá-los nos próximos eventos que estão por vir!

    Vida longa aos blogs de RPG!

     
    • feliperecka

      23/07/2012 at 4:04 PM

      Dá-lhe Eder!

      bom vê-lo aqui! Pode ter certeza que foi um prazer para nossa equipe se reunir com outros blogueiros, já temos novas idéias e vamos aproveitar esse bom momento. Juntos iremos longe!

      Vida longa e próspera aos blogs de RPG!

       

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: