RSS

Mas quem é este tal de Bane???

26 jul

No filme que estreia nesta sexta feira, o inimigo da vez é desconhecido do grande público, leia o texto abaixo e conheça a maior ameça que o Batman já enfrentou!
por Hugo Fernando

Senhoras e Senhores.

Faça o seguinte teste: Solicite para qualquer pessoa que não conheça quadrinhos falar três inimigos do Batman. Pode ter certeza que o primeiro será o Coringa, segundo a Mulher-Gato, em terceiro pode vir Pinguim, Charada se bobear aparece até o Rei Tut! É fácil de explicar isto, a maioria das pessoas conhecem o Batman da série de TV dos anos 60 (soc, pow, bang!). Nosso amigo Bane surgiu somente 30 anos depois da série que popularizou o Morcego. É um inimigo novinho na vasta galeria de vilões do encapuzado de Gotham. Tem apenas 19 aninhos!

Para entender a criação do personagem vou falar rapidamente do contexto dos quadrinhos no começo da década de noventa! Nesta época, a Marvel estava arrebentando com a DC no quesito das vendas. Os artistas Jim Lee, Todd McFarlane, Marc Silvestri, Rob Liefeld (eu sei o cara é um lixo, mas vendia), fizeram nome e história na editora até 1992, e mesmo com a saída deles para fundar a Image Comics, os títulos da casa das idéias continuavam a faturar alto. Em uma manobra para tentar equilibrar as coisas a DC resolveu dar uma sacudida nos seus heróis. Transformou o Hal Jordan em vilão, matou o Superman e resolveu que aleijaria o Batman, porém, se você parar e pensar, o Batman não tinha nenhum inimigo físico de destaque. A DC precisava criar um, para isso, juntou Chuck Dixon com o Graham Nolan e em 1993, nascia Bane!

Os roteiristas fizeram uma história para mostrar que ele era casca grossa! O cara que colocava tachinha em cadeira elétrica de tão ruim!

Bane nasceu em uma prisão (Pietra Dura) na ilha de Santa Prisca, uma espécie de Alcatraz só que pior. Ele cumpria pena por tabela, uma vez que seu pai era o verdadeiro criminoso. Ainda criança ele tem uma visão, onde um Bane adulto aparece dizendo para ele dominar o medo e desta forma conquistar o que deseja. Neste momento ele vê um morcego e começa desenvolver a fixação pelo bicho. Criado no meio da bandidagem, o guri matou gente logo cedo, mas ao invés de se tornar um pulha comum, ignorante, ele aproveitou o tempo para treinar seu físico e sua mente. Durante suas leituras ele estudou de tudo, inclusive sobre a cidade de Gotham City. Nesta prisão estavam fazendo experiências como uma droga chamada veneno, por ser forte e resistente, Bane foi uma das cobaias, toda vez que a droga era injetada, sua força aumentava. Depois de um período, no maior estilo o Conde de Monte Cristo, Bane simula sua morte e seu corpo é jogado ao mar, após desvencilhar-se de suas amarras, ele esta livre para atingir a meta que se propôs. Quebrar o Morcego que domina Gotham City.

Bem esta história que eu contei tem muito, mas muito mais detalhes, dei uma boa resumida.

O Bane do filme tem algumas coisas em comum com o personagem dos quadrinhos, por exemplo, ele também ficou muito tempo na prisão. A diferença é que toda sua história é moldada para encaixar ao universo que o Cristopher Nolan criou. Não vou entrar em detalhes para não estragar o filme, mas posso dar um exemplo. A máscara que o vilão utiliza nos quadrinhos é uma forma de injetar o veneno. No filme a máscara é para que ele possa inalar um analgésico, aliviando assim a dor que ele sente o tempo todo!

Apesar de novo, bane não é um inimigo novo na telona, no horrível Batman e Robin de 1997, o vilão já deu suas caras, mas como não poderia ser diferente do resto do filme, é óbvio que ele também ficou medonho. Por sua conta e risco, assista o vídeo abaixo para lembrar desta catástrofe, mas tenha em mente que o que foi visto não poderá ser “desvisto”!

Para ser mais real e crível a diferença de tamanho entre o Batam e o Bane foi minimizada. Com exeção do filme do Nolan, em qualquer outra mídia o Bane é no mínimo duas vezes maior que o Batman. Mesmo depois de se livrar da droga veneno o cara ainda é grande, afinal, quando passou 10 anos na solitária em Santa Prisca, ele fazia 1000 abdominais, 1000 agachamentos e 1000 barras todos os dias :-). No filme ele tem uma dimensão de um homem muito forte, todo o crédito para o Tom Hardy, o cara malhou pesado para conseguir todos aqueles músculos, mas ainda assim, como você pode ver na imagem abaixo, ele é menor que o batman

Comparativo de altura entre Batman e Bane no filme e nos quadrinhos

Para fechar, eu digo que já assisti ao filme e garanto que não só o Bane, mas tudo envolvido ficou sensacional. Estou preparando 2 posts sobre o longa. Uma resenha bem tranquila sai amanhã (27/07/2012), pode voltar e ler sem medo, não vou falar absolutamente nada que possa estragar o prazer de assistir a história. Já na próxima terça (31/07/2012) se você for um herege que ainda não viu o filme, em primeiro lugar morra, em segundo fique longe daqui, será spoilers na cara desde o primeiro parágrafo! Eu preciso colocar para fora toda a empolgação que tinha ao sair da cabine de imprensa e compartilhar minha alegria com o máximo de pessoas que eu conseguir! Para apagar a imagem do vídeo do Bane do Schumacher, assistam o último trailer do Cavaleiro das Trevas Ressurge

Leitura muito recomenda!

  • Mini série – Veneno
  • Especial – A vingança de Bane
  • Saga – A queda do Morcego

That´s all Folks.
Twitter
FaceBook 

Anúncios
 
4 Comentários

Publicado por em 26/07/2012 em Cinema, Estréia, Quadrinhos

 

Tags: , , , , , , , ,

4 Respostas para “Mas quem é este tal de Bane???

  1. Felipe Pontes

    31/12/2012 at 10:34 AM

    Batman foi simplesmente incrível, e só agora que revi “Batman & Robin” percebi que aquela coisa “ESCROTA” é o Bane.

     

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: