RSS

Cavaleiro das Trevas Ressurge – Spoilers Fortes!!!

31 jul

Se você ainda não assistiu ao filme, morra! Vá assistir e depois volte aqui. Este post é para quem já teve o prazer total de saber como conclui a trilogia do morcego!
por Hugo Fernando

Se você não viu o filme, você pode ler este dois posts aqui:

1) Mas quem é este tal de Bane???

2) Resenha do filme sem spoilers!

Último aviso, clique no link abaixo e vamos falar de forma agressiva sobre o filme

Na cara!

  • Bane quebra o Batman
  • John Blake é o Robin
  • Miranda Tate a a Talia Al Ghul
  • O Batman não morre no fim!

Bem, eu avisei! Se você queria ver se eu estava blefando se deu mal! Agora vamos falar do início ao fim!

Quem era John Blake!

Policial John Blake, Dick Grayson e Jean Paul Valley como Batman

Eu tentei  filtrar ao máximo as coisas que chegavam para mim sobre o filme. Assisti somente os trailers e nada além. Vou confessar que isto já foi o suficiente para me estragar alguma coisa. Pelos trailers sabia que haveria uma briga entre o Batman e o Bane a luz do dia no meio da cidade. Quando o Bane quebrou as costas do Morcego soube de imediato que ele voltaria, pois a cena ainda não havia ocorrido. Isto eliminou a teoria que eu tinha onde cogitava que o Jonh Blake poderia entrar na história como um possível Azrael!

Eu não sabia que a Talia estaria no filme!!! FTW!!!

Miranda Tate e Talia. As duas são uma!

Após assistir ao filme, conversei com algumas pessoas e várias delas disseram que sabiam a Miranda Tate seria a Talia, pois haviam lido que a atriz Marion Cotillard havia sido chamada para este papel. Eu não li nada disto _o/ !!! No momento que ela da a estocada no Batman e acontece aquele enorme Plot Twist minha expressão foi “Que vadia vagabunda!”. Quando a história toda é contada revelando que a pessoa que conseguiu sair do “pit” foi ela e não o Bane, entrei em êxtase! Este foi um dos pontos altos do filme, sensacional cinco vezes esta sequência!

Quase chorei

Por três vezes no filme eu quase chorei, a primeira foi quando acontece a discussão entre Alfred e o Batman. Ali é claro e óbvio que o relacionamento entre os dois é de pai e filho! Segundo, durante o funeral do Bruce, você sente a dor do Mordomo quando ele se posta e chora em frente ao túmulo do seu senhorio! Por último e a mais emocionante de todas, a cena do café na europa. Toda esta sequência, não tem nenhuma fala, é somente a ótima trilha do Hans Zimmer  em perfeita sintonia com a expressão de Alfred! Simplesmente espetacular! O padrão é óbvio, em todas as cenas o ator Michael Caine esta presente, é por este motivo que eu digo que ele merece mais um oscar de ator coadjuvante!

Deveriam chamar o John Blake de Richard e não de Robin!

Esta é diferença entre os filmes da Marvel e da DC. Na Marvel os filmes são feitos para atingir ao grande público, de forma bem sutil eles colocam detalhes que somente os fãs que conhecem os heróis e acompanham as HQ´s podem perceber. A DC não faz isto. No fim do filme, o Policial John Blake vai buscar uma bolsa com uma senhora, ela pede uma identificação e não acha com aquele nome, neste momento é revelado que o nome original do Blake é “Robin”. Porra DC, Chama o cara de Richard, Jason ou Timothy! Tenho certeza que a felicidade dos fãs do Batman seria multiplicada por 1000 se isto acontecesse!

Um gostinho disto que estou falando pode ser observado nos trailers. Através de eastereggs, foram deixadas pistas sobre a participação do Robin na história. Veja na imagem abaixo. No meio da torcido você vê claramente o “R” identico ao uniforme do sidekick. Outro ponto é o nome do jogador “Ward”, fazendo uma referência direta a Burt Ward, o Robin do seriado da década de 60.

Como eu suspeitava.

Uma informação que chegou para mim contra a minha vontade dizia que  Christopher Nolan acabaria o filme sem possibilidade de continuação! Tudo dava a crer que ele mataria o Batman ao fim do filme! Primeira coisa que eu pensei! TRUCO, Ladrão! Duvidei na hora! Não me interessa se o cara fez 239023752913874 milhões de dólares com os longas anteriores. Tinha certeza que ele não teria coragem de matar uma lenda! Quando recebi esta informação que eu tive certeza que o história acabaria como o Cavaleiro das Trevas, o Batman seria “dado como morto” e desta forma estaria livre!

Possível Continuação.

Eu realmente acredito que o grupo que fechou esta trilogia não volte. Também acredito que em breve teremos outro filme do Batman com! Foram deixadas duas brechas para continuação seguindo a linha atual. Uma é com o Blake assumindo o Manto, afinal quem “morreu” foi o homem, mas a Lenda esta perpetuada. Algo parecido com isto é dito nos cinco minutos iniciais do Batman Begins, são por estes detalhes que eu disse que seria interessante assistir novamente as duas primeiras partes! A outra forma é o próprio Bruce Wayne voltar a ativa! Eu sinceramente não acredito em nenhuma das duas, a história atual foi finalizada com chave de ouro. O Joseph Gordon-Levitt não tem moral para tocar um filme do Batman sozinho. Para o futuro, eu vejo um reboot, e com o sucesso absurdo dos Vingadores, o próximo longa do morcego pode seguir um rumo culminando com o filme da Liga da Justiça

Coluna quebrada e cena do espancamento

A cena mais famosa da saga Knightfall é esta aqui, capa do Batman 497, desenhada pelo Kelly Jones. Veja:

Desenho do Graham Nolan, do Kelly Jonnes e possível ensaio com Tom Hardy

É claro que ela faria parte do filme, mas o que mais gostei foi a forma que aconteceu. Nos quadrinhos toda a cena da briga é dramatizada ao extremo, com direito a Splash Page no momento derradeiro. No filme esta sequência é muito mais crua. Nem música de fundo tem. O Batman é espancado de uma maneira real. O quebra-costelas acontece de maneira natural, como qualquer outro golpe! Eu gostei muito disto. Imagino a mesma sequência sendo rodada por um Michael Bay da vida, ele faria tudo em câmera lenta, ficaria brega!

As Hq´s que influenciaram o longa.

Como é sabido, todos os filmes da trilogia do morcego tiveram algumas sagas como base, não são adaptações, elas traçam apenas as linhas gerais da história. Em Batman Begins o pano de fundo foi Batman Ano Um do Frank Miller. Em Batman – O Cavaleiro das Trevas temos como base a Piada Mortal (amém!) e Um Longo Dia das Bruxas! Neste último filme temos vários excertos que compõem a história final. A referência mais óbvia e clara é a Saga Knightfall. É neste arco de história que Bane quebra o Batman. A recuperação do herói acontece durante o arco Knightquest e a volta triunfal acontece em Knightsend! Como disse, o filme tirou a idéia do batman ser “quebrado” destas sagas, o resto não tem nada a ver. E uma coisa que é ótimo, cada história funciona bem em sua respectiva mídia. Este é o grande mérito do Nolan e sua equipe. Ele achou o ponto real da história. Vi muita gente reclamar da forma que “consertaram” a lesão nas costas do Bruce Wayne, eu prefiro acreditar que aquilo é “Do in” pra macho. Nas HQ´s o detetive voltou a andar com a ajuda da médica e paranormal Dra. Shondra. Pense, se isto fosse passado para o filme, ficaria horrível!

Saga Terra de Ninguém

Logo após todo o arco Fall, Quest e End, os escritores resolveram parar de bater diretamente no Batman e resolveram castigar um dos mais presentes personagens das HQ´s. A cidade de Ghotam! Começou com saga Legado, Depois uma epidemia de “Ebóla” se espalhou durante o arco Contágio, como se não bastasse, um enorme abalo sísmico terminou com a metrópole durante a saga Terremoto. Como tudo estava catastrófico na região, o governo norte americano resolveu cortar acesso total a cidade e declarar que este local não era mais território Americano, ela ficou sendo uma Terra de Ninguém. No filme, as explosões na cidade simularam o terremoto. Já a destruição das pontes junto com divisão separação entre as gangues dos vilões e dos policiais foram totalmente insperadas em Terra de Ninguém.

A Vingança de Bane.

Bem é nesta história que é contada a origem do vilão principal do filme, fiz um breve resumo dela aqui!

O Filho do Demônio

Esta foi a graphic novel nº 7, publicada pela editora abril em 1989, ano que comecei a ler quadrinhos de heróis. Nesta história rola um teretetê, entre o Bruce e Talia. É neste arco que nasce o filho do Batman. Isto ficou muito tempo como uma história da série “Tunel do Tempo” da DC. Recentemente a história foi incorporada na cronologia oficial. O mais legal aqui, foi observar o respeito mutuo entre Ras Al Ghul e o Batman!

Cavaleiro das Trevas

Acho que a ideia do final do filme saiu daqui. Na HQ, Batman sai no braço contra o Superman e simula sua própria morte, podendo dar continuidade em seu planos sem ter tanta gente em cima. No filme é a mesma coisa, Bruce simula para todo o mundo que morreu, agora ele pode fazer o que quiser.

Outras histórias interessantes para serem lidas, mas não influenciaram o filme são!

A espada de Azrael

Se você conhece esta história, você fica por um bom tempo na dúvida se o John Blake pode voltar como o Robin ou como Jean Paul Valley. Uma vez que Bruce Wayne está fora de cena, cogitei por alguns minutos que o policial órfão poderia fazer o papel do Azrael e voltar para vingar o Batman.

Veneno

Leia esta história simplesmente por que ela é boa. Não tem nenhuma influência direta no filme, o importante é que aqui foi desenvolvido o “Veneno”, droga que deixa o Bane absurdamente mais forte nas HQ´s. Esta história publicada em 1992 é excelente, é o terceiro arco da saudosa “Um conto de Batman”

Bom, como eu desconfiava, estava tão empolgado com o filme, e um post que era para ter umas 20 a 25 linhas se tornou quase um tratado e eu não falei tudo que eu queria como a Mulher Gato, Gordon, Lucius Fox entre outros. Fica para uma próxima! Neste mesmo Bat-dia e mesmo Bat-Blog (OK, ficou podre mas não vou tirar em homenagem ao Adam West)

That´s all Folks.
Twitter
FaceBook 

Posts Relacionados

Anúncios
 
2 Comentários

Publicado por em 31/07/2012 em Cinema, Estréia, Quadrinhos

 

Tags: , , , , , , , , , , , , , ,

2 Respostas para “Cavaleiro das Trevas Ressurge – Spoilers Fortes!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: