RSS

GUERRA DE BRINQUEDO = Cenário nevado, simples mas muito eficiente

03 ago

Por HerrMiller

As peças de cenário mais simples de se fazer ao mesmo tempo podem ter um apelo diferenciado e um grande efeito sobre a mesa:

Um cenário para jogar FLAMES OF WAR, o jogo de Segunda Guerra Mundial que usa miniaturas na escala 1:100, com neve, esta é a proposta!

Se já relatei aqui várias maneiras de construir peças de cenários simples e baratas, com e.v.a., carpet, tecido e outros materiais, acho que de certa forma esta aqui supera todas as demais. Além de servir para um tipo de cenário diferenciado, pois não são muitas vezes que temos a oportunidade de jogar numa mesa em que o campo de batalha esta totalmente coberto de neve, além de possuir uma alta densidade de relevo que proporciona grande cobertura e condições táticas de manobra.

O método para construir um bom conjunto de peças deste tipo é muito simples, acompanhe:

Compre uma ou duas placas de isopor de 5 centímetros de espessura. Isopor comum daquele que se pode adquirir em qualquer boa papelaria, prepare a sua cozinha para alguma bagunça.

Junte algumas ferramentas como facas velhas, algum cinzel ou talhadeira, espátulas, de tamanhos diversos, ligue a chama de uma boca do fogão aqueça a lâmina de uma faca e vá recortando o isopor, ao mesmo tempo em que voce fragmenta ele em pedaços você também promove inclinações mais ou menos acentuadas inclinando a lamina durante o corte, imediatamente você começa a conseguir colinas para usar na mesa de jogo.

Recorte elas com tamanhos, contornos e alturas diversas, com uma unica placa de 5 centímetros de espessura você conseguira um grupo que já pode povoar uma mesa padrão de jogo (1,80 x 1,20 m), mas se voce quiser algo mais elaborado você pode pegar uma segunda placa e com algumas lâminas diferenciadas, por exemplo uma espátula grossa, ou talhadeira de concreto, bem aquecidas, ir esculpindo relevos, com bordas inclinadas, buracos e estradas em aclive e declive até conseguir uma peça unica de relevo complexo como ilustram as figuras. Se juntar mais esta numa mesa podem ser criados cenários de batalha na neve muito elaborados e sofisticados.

Para Segunda Guerra Mundial um cenário deste tipo pode representar frentes de batalhas bem diversificadas, como combates nas imediações de Stalingrado na frente russa, ou então a famosa ‘batalha do bolsão’ (bulge battle) nas florestas das Ardenas, a ultima grande ofensiva que a Alemanha promoveu tentando desesperadamente virar o jogo no fim da guerra.

Apesar de um cenário deste tipo se sustentar perfeitamente bem somente com estas peças ele pode ser enriquecido com mais material, algum e.v.a. branco recortado pode delinear um curso de rio congelado, ou lago, e também algumas casas em uma extremidade podem caracterizar uma vila ou alguma parte da periferia ou imediações de uma cidade maior como Stalingrado, fazer florestas de pinheiros  para representar as Ardenas na Bélgica também não é tão difícil, alguns triangulos de e.v.a. branco encaixados ou colados conseguem reproduzir bem o efeito tridimensional de pinheiros, árvores de coníferas. A base para este conjunto pode ser um simples pano t.n.t. branco.

Em resumo, simplesmente recortando placas espessas de isopor com laminas quentes proporciona um conjunto de peças para um cenário exclusivo e diferenciado na neve, não preciso dizer que ele pode servir também para alguma escaramuça medieval na escandinávia, alguma batalha dos cavaleiros teutonicos no leste europeu, ou mesmo quando napoleão enfrentou o inverno russo…

Só para constar: com grama artificial de modelismo, cola, serragem, areia, algumas cores de tinta, alguma imaginação, bom gosto e criatividade todo o conjunto pode ser convertido para um cenário repleto de vegetação.

 
Deixe um comentário

Publicado por em 03/08/2012 em Geral, Wargames

 

Tags: ,

Deixe um comentário