RSS

Conheça Mais sobre o Terra Devastada Card Game

08 ago

Em primeira mão vamos publicar uma resenha não oficial do jogo Terra Devastada – Card Game que sera lançada em breve pela RETROPUNK Editora por financiamento coletivo, e enquanto aguardamos  com ansiedade vamos colhendo informações aqui é ali, mas nada publico se compara a uma resenha escrita pelo autor do jogo Ramsés Sohn, confira abaixo o que é a  primeira colaboração do autor para o Eu Gosto de jogar, e eu realmente espero que não seja a ultima.

Olá a todos!

            Durante essa semana pós World RPG Fest conversei muito com o Carlyle “Caco”, sobre todos os eventos e coisas bacanas que ocorreram durante o encontro, e para minha surpresa o Terra Devastada – Card Game foi bem recebido! Foi então que o Caco sugeriu para eu escrever uma resenha para o “Eu Gosto de Jogar”, comentando mais sobre o jogo e as minhas impressões sobre os testes realizados. Bom… já vou avisando que não sou blogueiro profissional, na verdade esta é a primeira vez que vou fazer isso, então aos mais críticos peço sua piedade rsrsrs…

            Primeiramente agradeço muito aos que testaram o TD (Terra Devastada) no evento, e também àqueles que de alguma forma contribuíram em muito com idéias e sugestões, inclusive o Eric M. Lang que fez questão de ver como o jogo funciona, o que uma grande honra para nós (eu desenvolvi o jogo mas não posso deixar de citar meus grandes parceiros e amigos Igor, Nickel e Gika que estavam desde o começo juntos!), já posso dizer que as idéias de todos vocês já foram devidamente anotadas e implementadas no TD.

Decks e counters de TDCG

    Vamos ao que interessa: Terra Devastada Card Game é inspirado no RPG de mesmo nome criado e escrito por John Bogéa e publicado pela RETROPUNK Editora, onde o clima de um mundo pós-apocalíptico infestados por zumbis, doravante conhecidos apenas como Z’s. No card Game os jogadores (2 a 6) se encontram numa praça central de uma pequena cidade e têm que sair vivos do dali, como eles vão fazer isso é por conta deles, cooperativo ou cada um por si, sendo egoísta ou parceiro vai depender exclusivamente de cada um.

            A mecânica é simples: cada jogador recebe um personagem e sete cartas de sobrevivência, posicionando sua peça representante na carta PRAÇA CENTRAL; na sua vez, além de receber duas cartas de sobrevivência, o jogador revela uma carta de cidade, a qual vai se formando aos poucos (dando a impressão de uma pessoa olhando as quadras adiante) até que no final da terceira rodada, é revelada a saída da cidade e todos devem se dirigir até a carta SAÍDA. Viram? É super simples não? É quase um ludo!

Galera jogando o TDCG com o autor durante a WRF 2012

            Mas infelizmente em TD nada é simples! Pois há Z’s infestando todo o lugar, para cada carta Cidade revelada é possível que hajam alguns deles por ali, é possível uma carta de Clima que mude radicalmente a situação do jogo, atrapalhando os jogadores, além de cartas ZUMBIS, a diferença de Z e ZUMBI no TD é mais ou menos como jogar Resident Evil e encontrar um Tyrant ou um Linker, de uma forma ou de outra eles vão acabar prejudicando vc seriamente.

Playset do jogo, é um card game com toques de board!

         Já no baralho de Sobrevivência os jogadores poderão contar com algumas coisas positivas, como Habilidades que ao longo do jogo serão decisivas para garantir a sobrevivência de cada personagem, bem como ações e itens que serão fundamentais para viver mais um dia. E como nem tudo, ou melhor, NADA em TD é perfeito, no baralho de Sobrevivência os jogadores terão cartas de conflitos que representam ações “não tão dignas” dos personagens, como usar o parceiro de escudo humano ou simplesmente roubar seus equipamentos, e os Dramas, que são os segredos sombrios de cada um, e que se revelados abalarão a convicção (no caso card game convicção é pontos de vida) do jogador. Um Drama revelado pode vir a ser mais arrasador do que um confronto com Z’s, afinal ninguém se orgulha de ser um fugitivo de manicômio ou um ex-criminoso.

            Os jogadores que tiveram contato com o jogo irão notar muitas mudanças para a versão final. Este é o reflexo das sugestões dadas por quem testou e de todos que deram opinião. E a principal e mais divertida (além de mortal) mudança é que jogadores que acabarem tendo seus personagens mortos viram ZUMBIS e saem caçando os jogadores ainda vivos!

Detalhes das cartas protótipo, usadas no Play Test.

As próprias cartas de Conflito foram o resultado de sugestões (nesse caso quase unânime) recolhidas no World RPG Fest. Como vocês podem perceber a opinião dos jogadores foi peça fundamental para concluir o processo de criação de um jogo que realmente espero que divirta a todos que irão joga-lo.

            Bom, acho que é isso pessoal, espero ter esclarecido a vocês um pouco do que é o Terra Devastada -Card Game, que em breve estará disponível a todos, deixo aqui meus agradecimentos aqueles que de alguma forma ou de outra me auxiliaram.

Obrigado!

Ramsés Sohn

Nós do Eu Gosto de Jogar é que agradecemos o Ramsés, por ter escrito esta resenha e permitido que nos pudéssemos publica-la, mais uma vez aguardamos com ansiedade a vinda do TDCG para nossa mesas e ate lá como foi comentado no twitter quem sabe ainda terei a oportunidade de play test na RPGCON2012! parabéns ao Rama por estrear no mercado de jogos com um titulo que não minha opinião é um dos melhores entre os nacionais, e também a RETROPUNK por manter abertas as portas, a novas oportunidades.

Com a intenção de não deixar duvidas copio aqui o esclarecimento do Guilherme Moraes da RETROPUNK Editora com relação a regras e e arte vista tanto nas WRF2012 como em diversos blogs e portais na internet.

 … As imagens das cartas não refletem a identidade visual do produto, ou seja, são apenas ilustrativas (protótipos), bem como os play testes que ocorreram durante a World RPG Fest, assim, o jogo já sofreu alterações e, atualmente, o consideramos em estágio de desenolvimento finalizado. (G. Moraes).

Game On!

Anúncios
 
3 Comentários

Publicado por em 08/08/2012 em Cardgames, Eventos

 

Tags: , , , , , , , , , , , , , , , ,

3 Respostas para “Conheça Mais sobre o Terra Devastada Card Game

  1. sonaopodetirarum (@sonaopodetirar1)

    08/08/2012 at 9:20 AM

    O jogo tá tão show que no WRPGFest tinha gente querendo comprar o protótipo de playtest!

     
    • cacorpg

      08/08/2012 at 10:39 AM

      Dae Daniel,

      infelizmente eu ainda não joguei, mas todos que jogaram gostaram muito, tenho que convencer o Ramsés a fazer uma partida comigo aqui em casa hauhauhauahua

       
  2. Rafael Jacques

    08/08/2012 at 11:57 AM

    Fui intimado pelo Ramsés a jogar uma partida. Divertido demais! Sinceramente fiquei com vontade de jogar outra partida logo em seguida. =)

     

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: