RSS

Não jogue com seu futuro!

01 out

Caro amigo e leitor desse blog, peço que por favor pare para ler esse pequeno post, pois ele pode mudar a sua vida. Dramático hein?

por Felipe Recka

No próximo final de semana, mais precisamente no dia 07 de outubro, ocorrerão as eleições municipais. Agora você deve estar se pensando “e daí? Eu gosto de jogar, não quero saber de votar“. Pode parecer que o tema “eleições” não faz nenhuma conexão com os nossos queridos jogos, ou com o unverso NERD, mas pense um pouco: nesse dia escolheremos nossos governantes, esses são responsáveis por criar as leis que regulamentam a venda e importação dos nossos jogos, são também eles que destinam o dinheiro arrecadado pelo muncípio para os espaços públicos que nos reunímos para jogar. Será que esses não são motivos para pensar um pouco mais sobre nossas escolhas na frente da urna? Que dirá se colocarmos questões como educação, saúde, saneamento, transporte em pauta.

Pode parecer uma escolha rápida. Em alguns segundos a urna eletrônica apita e tudo está terminado, porém os reflexos dessa escolha perduram por no mínimo quatro anos, na maioria da vezes porém por toda a sua vida. Por isso chamo a sua atenção para essa tão importante escolha.

Sobre o voto nulo

Sério, você não odeia quando decidem tudo por você? Quando você simplesmente você é ignorado e suas escolhas são deixadas de lado? Então porque você votaria nulo se ao fazer isso você esta afirmando: minha opinião não vale nada, prefiro que decidam por mim”? Voto nulo não anula eleição. Por mais didícil que seja escolher um candidato sempre é possível encontrar algum que tenha boas idéias, não podemos desistir. Se queremos algo melhor para esse país, o mínimo que podemos fazer é escolher alguém capaz e com boas idéias para governar.

O vídeo abaixo resume a questão dos votos nulos:

 

Como encontrar o guerreiro que irá me representar no jogo político?

Muito bem, depois de decidir não votar nulo, como escolher um candidato? Pode parecer um pouco trabalhoso, mas eu garanto que é mais fácil que é montar um personagem de GURPS. Primeiro esqueça os canditados que se dizem “ficha limpa”. Depois que a lei entrou em vigor no ano passado, nessas eleições, todos os candidatos são “ficha limpa”, então acho que já começou feio quem usa artimanhas para tentar te enganar.

Você pode entrar no site “Divulgação do Registro de Candidaturas 2012” feito pelo Tribunal Superior Eleitoral. Lá você encontrará a relação completa dos candidatos, além de informações como o partido ao qual o candidato pertence e sua declaração de bens. O TSE dipõe ainda de um site para consultar quais os gastos realizados nas campanhas, basta ter o nome do canditado e entrar aqui. São informações básicas que dão um rumo a sua busca.

De posse dos nomes vem a grande aventura, vá ao Google e procure saber mais sobre os candidatos. Lá você deve encontrar o site dele. Leia as propostas e planos futuros, procure sobre o seu passado e conquistas. Encontre aquele que melhor se encaixa na sua visão de futuro. Gaste um pouco de tempo para encontrar aquele que pode mudar a sua cidade para algo melhor!

Por fim discuta com seus amigos, troque experiências e informações. Quanto mais o assunto for discutido melhor, mais seguros de nossa escolha nos tornamos. Política é algo a ser discutido sempre, e não apenas durante a seção de Vampiro: a Máscara.

Eu tenho esperança em um país melhor, e essa transformação que queremos deve começar a se processar dentro de nós mesmos. O voto é uma das ferramentas de mudança. Joguem, mas joguem muito, mas não joguem com o seu, e o meu, futuro. Escolham seus canditados pensando no melhor para a sua comunidade, cidade e país.

Grande abraço e boas escolhas!

 
4 Comentários

Publicado por em 01/10/2012 em Geral

 

Tags:

4 Respostas para “Não jogue com seu futuro!

  1. Tiago Junges

    01/10/2012 at 10:01 AM

    Eu acho todos candidatos ruins.
    Então você quer que eu vote no “Menos pior”???
    Me recuso a dar meu voto a quem eu estou afirmando que é um pessimo candidato.
    O voto nulo é algo válido e deveria ser incentivado!
    Estes mesmos eleitores que não querem saber de politica deveriam ser incentivados a votarem nulo para que o sistema funcione, não é mesmo?
    Então pare de tentar convencer as pessoas a votarem, pois isso sim é ir contra o bom funcionamento do sistema politico.

     
    • feliperecka

      01/10/2012 at 10:30 AM

      Não Tiago, em nenhum momento eu estou afirmando que se deve votar no “menos pior”. Meu ponto é “se envolva em questões políticas para não ser envolvido”.
      Se você acha que todos são ruins, eu discordo. E não há nenhum mal nisso, temos opiniões diferentes que devem ser ouvidas e ponderadas, mas acima de tudo respeitadas.
      Eu acredito realmente naquilo que escrevi, acho que devemos exercer nosso direito ao voto e anulá-lo é um desperdício.
      Obrigado pelo comentário! Devo confessar que você já alegrou meu dia, ao ler o seu comentário tive certeza que meu texto fez alguém pensar nessa questão e assim, ele cumpriu sua missão.
      Espero que continue a nos visitar aqui 😉

       
  2. Arnaldo

    06/10/2012 at 1:39 PM

    Cara,
    Mas imagine o que acontece na prática se a maior parte da população vota nulo? Mostra um grau efetivo de insatisfação da população. E isso é um termômetro incrível para a política. Movimenta as pessoas e pode levar a realmente uma mudança muito efetiva no nosso sistema político.
    Estamos muito acostumados em colocar que todo nosso poder de intervenção política está nos votos. Mas “votar é escolher com qual molho será devorado”. Temos sim outras alternativas. Basta estudar e se movimentar.

     
    • feliperecka

      06/10/2012 at 5:24 PM

      Acredito que a insatisfação da população já é notada e grandes quantidades de votos nulos não significariam nada aos políticos eleitos. Muito mais efetivo talvez seria se cobrássemos dos políticos eleitos, independente se votou ou não neles, uma postura condizente com a função que ocupam.

      Concordo plenamente com “estudar e se movimentar”.

      Obrigado pela visita e pelo comentário.

       

Deixe um comentário

 
