RSS

GUERRA DE BRINQUEDO – Nos tempos do FORTE APACHE

20 out

Eu já sou das antigas, quem diria !

O meu tempo de infância foi do deslumbramento da TV em preto e branco ainda, seriados para lá de antigos e grande profusão de filmes de Cawboys e índios e soldados de uniforme azul….  depois a televisão ganhou cores, veio a sessão da tarde e as coisas foram mudando, mas aí já é outra história.

Eu fui um dos felizes possuidores de um genuíno FORTE APACHE da Gulliver, e dos bons tempos, os soldadinhos e indios vinham todos pintados,  depois os soldadinhos começaram a vir somente na cor do plastico de moldagem, e eu achava horrível isto.
Ganhei um forte apache,  pacotes de índios e depois uma fazenda, a FAZENDA CHAPARRAL, nome de um seriado também.

Mais tarde a coisa foi mudando de novo, os soldadinhos pintados a mão foram substituídos pelos não pintados e finalmente chegou a era do PLAYMOBIL, esta eu tive uma peça ou outra, pois não só eu estava ficando mais velho como principalmente o estilo playmobil veio encarecer este segmento.

Como eu gostaria de ter meu forte apache completo hoje em dia!
Eu botaria todas aqueles soldadinhos para jogar WARGAME, sem duvida alguma!
Elas deviam ter uma escala aproximada de 1 para 50 , mais ou menos.
Abaixo apreciem as fotos destes brinquedos antigos com miniaturas, que fascinaram tanta gente por aqui :

Meu FORTE APACHE era desta edição!

E era exatemente assim, com o cachorro RINTINTIN e o garoto. Com  as guaritas de plastico,  acho que somente a casa dentro dele não era a mesma, na minha versão tinha uma pequena casa de madeira, e esta casa da foto veio com na fazenda CHAPARRAL que eu ganhei.
Só tinha uma coisa que eu lamentava no forte:  que as paliçadas vinham com o desenho das toras na horizontal, e deviam ser na vertical, e isto me doía! hehe…..
Um primo meu tinha um forte apache com a paliçada na posição correta e eu invejava aquele forte, em compensação os soldadinhos dele não eram pintados !
Vejam na foto que a pintura não era de se desprezar, era muito bem feita para um produto de brinquedo fabricado em série, eram pintadas a mão.

AQUI o safado com a paliçada de forma correta!  PORQUE o meu não era assim, PORQUE !  😦 ….

Aqui um forte apacha do período tardio, hehehe…. soldados e índios não vem mais pintados a mão, a madeira da lugar ao plástico, que permite uma melhora sensível na definição das peças do Forte, as a perda das figuras pintadas é inestimável….

Mais um tipo de FORTE APACHE, este nunca passou pelas minhas mãos, apesar que eu tive uma carroça melhor que a desta edição pois ela tinha 6 cavalos e o toldo dela era realmente de tecido, um luxo !

Caixa de um Forte Apache estrangeiro, que realmente parece ser um dos melhores, paliçada correta e bem definida, cores realistas, figuras pintadas a mão, e deuses tem até um canhão que eu daria a ponta de um dedo para possui-lo naquela época, hehe….

FAZENDA CHAPARRAL – a como eu era feliz com ela !
Tinha um monte de cawboys , cabeças de gado, porcos, cercas, casa, cata vento, um poço, e junto com o forte apache e seus índios eu travei inúmeras batalhas com elas, o zoológico embaixo eu lembro que havia no comércio e eu também cobiçava mas este eu nunca ganhei de presente, snif….

Pra mim que a pintura dos caubóis não tinha nenhum com cores tão berrantes mas vá saber….

Este deve ser o FORTE APACHE dos sonhos!
Mas imagino que deva ser uma réplica dos fortes originais, aliás FORT APACHE era um filme com John Wayne, eu não consigo entender como não lembro deste filme, ou que ele existia …..

aqui imagem do seriado RINTINTIN, a respeito de um garoto e seu cachorro que viviam com os soldados num forte de madeira….

 
17 Comentários

Publicado por em 20/10/2012 em Geral

 

17 Respostas para “GUERRA DE BRINQUEDO – Nos tempos do FORTE APACHE

  1. Mário Lúcio

    20/10/2012 at 5:24 PM

    Uau… eu tive um Forte Apache, fui fã do Rin tin tin e me divertia horas e horas… excelente lembrança… ô tempo feliz!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

     
  2. Francisco

    20/10/2012 at 6:23 PM

    A escala dos bonecos é outra entre 1:25 a 1:20. Eu também tive um forte e adorava brincar com ele. Depois daguerra do Vietnan surgiram os green soldiers, cmanos em ação os cowboys e indios ficaram na saudade. Hoje se fosse lançado uma versao brasleira, o forte seria uma madeireira e algum acampamento de garimpeiros e o acampamento dos índios seria uma maloca do Xingú, porque historia se repete.

     
  3. Alexandre

    21/10/2012 at 1:15 PM

    Bons tempos… O meu era posterior a essa época e vinha com todos os defeitos possíveis… 🙂 http://www.museuhistoriconacional.com.br/images/galeria19/g19a044g.jpg
    O único que eu consegui corrigir foi abrir as portas e janelas do edifício laranja para que os soldados tivessem um último lugar a defender se o forte fosse invadido…

     
  4. raguimaraes

    02/11/2012 at 11:13 PM

    Eu herdei vários destes soldados e índios do meu pai, isto lá nos idos da década de 70. Não lembro se tinha o forte, mas tinha os soldados, índios e cavalos com certeza. Rendiam belas batalhas, embora à época eu não conhecesse nenhum sistema de jogo, até porque com 4 ou 5 anos seria demais. 🙂

     
  5. sebastiao de oliveira alonso(sgt alonso reserva)

    16/11/2012 at 3:14 PM

    sou colecionador tambem

     
  6. valdir gonçalves de freitas

    29/01/2013 at 6:56 PM

    Tenho 55 anos, e tive forte apache na minha infância e após ler alguns artigos no site:,,,, ihttp://www.brinquedos.faroeste.nom.br,,,, me deu uma saudade tão grande que acabei por adquirir alguns itens de forte apache……………29/01/2013…..

     
    • herrmiller

      29/01/2013 at 7:07 PM

      que beleza!
      Se eu tivesse o contingente todo de volta, forte apache, pacotes de indios, a fazenda chaparral, e acessórios diversos, eu com certeza iria botar tudo isto para funcionar num outro nível, seria fácil adaptar um sistema de wargame para usa-los !!!

       
  7. Leonel Afonso Santos

    15/11/2013 at 7:21 AM

    Gostava muito de comprar um Forte do tipo Apache para oferecer ao meu neto neste Natal, pois ele gosta muito dos cowboys e índios que lhe dei recentemente, mas não consigo encontrar um forte dos cowboys em lado nenhum, aqui na zona da Costa de Caparica ou mesmo em Lisboa (Setúbal, Barreiro). O único que vi é o da Playmobil (Forte Bravo), mas é muito caro… (127Euros). Se alguém souber onde (pode ser de madeira ou de plástico), agradeço me informe para o email “leoams.moz@gmail.com”, SFF. Muito OBRIGADO.

     
    • Solon

      12/02/2014 at 10:23 AM

      Veja alguns modelos em fortesdemadeira.blogspot.com.br. Os fortes da Gulliver ainda são vendidos.

       
    • Solon Soares

      22/08/2016 at 8:40 PM

      Oi, veja também em fortesdemadeira.blogspot.com.br
      Tenho fortes a venda.

      Abraços.

       
  8. Solon

    12/02/2014 at 10:22 AM

    Muito legal. O meu era igualzinho. Por isso eu os faço hoje para quem quer matar a saudade. Vejam em fortesdemadeira.blogspot.com.br. A foto do início do post é de minha autoria ou do meu amigo Lucas e está no blog. Um grande abraço.

     
  9. tavares

    05/07/2014 at 2:17 PM

    Tive todos estes, passei para meus filhos e …eles destruíram.

     
  10. ENEAS ALVES DE CASTRO

    25/11/2014 at 7:56 PM

    TENHO 52 ANOS, SOU UM APAIXONADO POR ESSES BRINQUEDOS QUE FIZERAM PARTE DE MINHA INFÂNCIA, HOJE SOU UM MODESTO COLECIONADOR… TODOS OS DIAS ENTRO NA INTERNET PARA VISITAR OS SITES DO GÊNERO… PARABÉNS PELO TRABALHO

     
  11. luiz

    07/02/2016 at 6:26 PM

    obrigado por me fazer voltar no tempo…..tive um igual ao seu, a casa interna era de plastico verde…nunca consegui acertar a colocação das guaritas, pois apesar dos pinos, sempre ficavam caindo kkkk, abçs. Luiz Polido.

     
  12. Tavares

    22/08/2016 at 4:28 PM

    Eu tive um Fazenda Chaparral, quase ficava louco em encaixar essas cercas fininhas…Mas agora , quanta saudade, o que eu não faria para tê-las e encaixa-las agora ao lado de meus netos. Obrigado por essa lembrança tão querida.

     
    • Solon Soares

      22/08/2016 at 8:35 PM

      Pois eu fabrico estes fortes. Inclusive a primeira foto é de uma casinha minha.
      Vejam em Fortesdemadeira.blogspot.com.br

       
  13. arnoldo

    25/03/2017 at 9:22 PM

    Eu também tive um desse, como foi maravilhoso essa época

     

Deixe um comentário

 
