RSS

Alan Moore – O Mago das Histórias

06 nov

O ponto comum que existe entre os leitores de quadrinhos é o fato de todos “endeusarem” Alan Moore. Finalmente chega ao Brasil a biografia do maior escritor de quadrinhos da atualidade!
por Hugo Fernando

Senhoras e Senhores. Além da HQ Wanted (que já comentei aqui) outro livro que comprei durante a Gibicon de Curitiba foi Alan Moore – O Mago das Histórias. Para ser sincero eu fui pego de surpresa, não sabia que a Mythos havia lançado a biografia deste autor que, ao meu ver, foi a pessoa que redefiniu os quadrinhos em 1985 com sua obra-prima Watchmen.

O livro foi escrito por seu amigo Gary Spencer Millidge e lançado em julho do ano passado nos Estados Unidos. É um trabalho primoroso que relata desde a infância do autor, até os dias atuais. Além disso, todas as obras são comentadas com detalhes que deixam ainda mais rico o texto do Alan Moore! Quem já leu Do Inferno ou A Liga Extraordinária, com os comentários extras do autor sobre cada quadrinho, entende o que eu estou falando. Isto novamente acontece aqui, não de uma forma tão detalhada, afinal, o livro é sobre o Alan Moore e não sobre uma obra específica! Como exemplo, neste livro, é descrito o processo criativo em que Alan e David Lloyd criam o “V”. Garanto que, se você já gostava de “V de Vingança”, depois de ler a biografia você irá gostar ainda mais.

Muitas curiosidades são reveladas durante todo o livro, começando pelo fato de que Alan Moore iniciou no universo das HQ´s como desenhista. Vários de seus desenhos são mostrados. Entendo que, por ele ter esta bagagem como desenhista, fica mais fácil para descrever e exemplificar o que quer nas páginas e nos quadrinhos. São fantásticas as descrições que faz, sendo que um único quadrinho pode ser equivalente a uma página de descrição. Tudo isto é mostrado com detalhes nesta obra!

O livro é dividido em sete capítulos, cada um enfocando uma de suas fases:

  1. Os Primeiros Anos: Gênio Embrionário;
  2. Maravilhas Britânicas: O Futuro da Inglaterra;
  3. Gótico Americano: Chegando ao Sucesso;
  4. Blues e Tabus: Amos, Morte e Sexo;
  5. Retorno à Glória: Histórias Extraordinárias;
  6. Olho Psicogeográfico: Magia, Música e Performance
  7. Nada Nunca Termina: Alan Moore Sabe o Placar.

Para se ter uma ideia de quão abrangente é o texto, temos comentários sobre “Jerusalém” livro que ainda esta em produção e, segundo as lendas, já ultrapassa em duas vezes o tamanho da Bíblia.

Falando especificamente da edição brasileira, a Mythos Books fez um trabalho de excelente qualidade. O livro tem capa dura, proteção para capa , papel de altíssima qualidade. Fácil, fácil o livro tem mais que um quilo! É um trabalho para ler e guardar! Existem dois pontos negativos, tanto esmero e qualidade refletiram diretamente no valor final do produto, as mais de 300 páginas custam R$109,00. Sendo bem honesto, é caro, mas é um preço justo! Outro ponto, por seu peso e tamanho, este livro não é daqueles que você consegue ler na cama ou no ônibus. Você tem que ler em casa, em uma mesa. A vantagem é que você pode fazer isso tomando uma boa cerveja  (sugestão experimente a Cream Porter, da Waybeer). Veja, assunto excelente, leitura boa, cerveja de qualidade! Quem precisa de sol e calor no fim de semana?

Venda pelo site da editora

Dois brindes:

1) Se você ainda não assistiu, aqui vai o ótimo The Mindscape of Alan Moore! É meio longo (1h15m aproxiamdamente) mas vale muito a pena:

2) Leia a história da Liga Extraordinária, depois entre neste site aqui! Agora você vai entender quando digo que o cara pensa em cada detalhe de cada quadrinho! 

That´s all Folks.
Twitter
FaceBook 

Anúncios
 
2 Comentários

Publicado por em 06/11/2012 em Biografia, Literatura

 

Tags: , , , , , , , , , ,

2 Respostas para “Alan Moore – O Mago das Histórias

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: